Lição 3 - Jovens e Adultos Betel - A postura profética de Jeremias II

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - SAMAMBAIA SUL-DF

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2017

Jovens e Adultos - Betel - Jeremias: Deus convoca Seu povo ao arrependimento

COMENTARISTA: CLEMENTINO DE OLIVEIRA BARBOSA

COMENTÁRIO: PB. ANCELMO BARROS DE CARVALHO

LIÇÃO Nº 2 – A POSTURA PROFÉTICA DE JEREMIAS

...

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

INTRODUÇÃO

Deus santificou Jeremias mesmo antes do nascimento dele. Isso significa que Jeremias foi separado pelo Senhor e para o Senhor, antes mesmo que viesse a conhecer a Deus de forma pessoal. Posteriormente, Deus faria a mesma coisa com Paulo (Gl 1.15). O Senhor, então, ordenou que Jeremias fosse profeta das nações. O intuito de Deus desde o começo sempre foi de que todas as nações da Terra conhecessem sua salvação. Por isso, chamou Abraão (Gn 12.1-3) e separou a nação de Israel como seu meio especial de trazer sua Palavra e seu Filho ao mundo. O profeta era um porta-voz escolhido e autorizado pelo Senhor para declarar a Palavra de Deus ao povo. A palavra hebraica, provavelmente, vem de um radical da língua árabe que significa "anunciar". Moisés, por exemplo, falou a Arão, que foi seu porta-voz (profeta) diante de Faraó (Ex 7.1,2). Os profetas faziam mais do que revelar o futuro, pois suas mensagens tinham aplicações imediatas para a vida do povo. Eram mais proclamadores do que prenunciadores, expondo os pecados do povo e chamando-o de volta a suas responsabilidades na aliança com Deus.

1. A POSTURA PROFÉTICA DE JEREMIAS

O Chamado de Jeremias não foi para ser homem do povo, não foi homem popular e nem estava preocupado com o marketing pessoal. Para ele, a voz do povo não era a voz de Deus. A voz de Deus era e continua a ser a Palavra de Deus - a Bíblia Sagrada. Por ser convicto de sua chamada, ele tomou uma posição que viria a desagradar tanto à nobreza quanto ao povo. Mas não havia outra escolha: se agradasse aos poderosos de Judá desagradaria ao Deus Eterno de Israel. A quem estamos agradando? Se fizermos amigos do mundo, teremos a Deus como opositor. É chegada a hora de os arautos de Cristo proclamar com mais intrepidez e perseverança todo “o conselho de Deus” (At 20.27). Quer nos ouça, quer nos deixe de ouvir, saberão todos que neste mundo há um povo sacerdotal e profético – a Igreja de Deus, tendo o objetivo de pregar o evangelho a toda criatura em todos os lugares (1 Pe 2.9; Mc 16.15).

1.1. Próximo passo: amar o próximo

Jeremias foi um homem de lágrimas e amor profundo pelo seu povo. Ao ver as condições miseráveis em que se encontrava a nação, e em meio às perseguições sofridas, aumentou ainda mais o sofrimento do profeta. Praticamente toda sua vida, o profeta se preocupou com o bem do povo, por isso nunca deixou de anunciar a Palavra de Deus, no intuito do povo voltar aos caminhos do Senhor. De forma semelhante ao profeta, precisamos alertar ao povo para voltar-se para Deus que é cheio de amor e misericórdia. Não está o Espírito Santo a conclamar-nos a voltar ao primeiro amor? (Ap 2.4-5).

1.2. É Deus quem capacita o homem

Jeremias ficou trêmulo ao olhar para o trabalho diante de si e para a perversidade a seu redor e, ao olhar para as próprias fraquezas, convenceu-se de que não era o homem certo para o desafio. Quando se trata de servir ao Senhor, em certo sentido ninguém é absolutamente capaz. Observe o que disse o apóstolo Paulo ao refletir sobre as responsabilidades do ministério: "Quem, porém, é suficiente para estas coisas?" (2 Co 2.16). Mas, ele mesmo respondeu a sua própria pergunta dizendo: "Não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus" (2 Co 3.5). Não somos capacitados o suficiente, a nossa suficiência vem do Senhor, é Ele quem nos capacita com coragem e força para que sejamos vitoriosos. Ainda referindo-se ao apóstolo Paulo, considere as suas palavras: “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece” (Fp 4.13).

1.3. O próximo escolhido pode ser você

Encontramos na Escritura Sagrada vários exemplos de homens e mulheres escolhidos por Deus para realizar a Sua obra. E concordando com o autor da revista, foram pessoas que não tinham a credibilidade do povo e nem sequer imaginavam de serem escolhidos por Deus para uma missão especial. Mas o bom é que Deus escolhe a quem Ele quer e capacita a pessoa escolhida a fim de cumprir a missão. Deus não é como os homens que atenta para as aparências, Ele olha além do que conseguimos enxergar. “E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o Senhor o seu ungido. Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração” (1 Sm 16.6-7). Como filhos de Deus, somos escolhidos e separados por Ele e para Ele (Rm 8.28-30; Ef 1.3-14). Essa verdade deve nos dar grande coragem quando enfrentarmos o mundo perverso e procurarmos servir ao Senhor. "Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Rm 8.31).

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: http://www.ebd316.com/2017/04/a-postura-profetica-de-jeremias.html Acesso em 13 abr. 2017