Lição 14 - Jovens e Adultos - Betel - A bem-aventurada esperança da Igreja

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - SAMAMBAIA SUL/DF

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2017

Jovens e Adultos - Betel - Doutrinas fundamentais de Cristo: o legado da Reforma Protestante e a importância de perseverar na doutrina dos apóstolos

COMENTARISTA: ABNER DE CÁSSIO FERREIRA

COMENTÁRIO: PB. ANCELMO BARROS DE CARVALHO

LIÇÃO Nº 14 - A BEM-AVENTURADA ESPERANÇA DA IGREJA

...

INTRODUÇÃO

Pela graça de Deus, chegamos à última lição do trimestre. Neste domingo finalizando o ciclo de lições de nossa revista. Durante o ano em curso, nossos alunos desfrutaram de preciosos ensinos da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. Nesta última lição, o comentarista da revista, Bispo Abner trata de um tema muito importante para a vida cristã “A Bem-aventurada esperança da Igreja”. A segunda vinda de Jesus Cristo é a bendita esperança de todo cristão, incluíndo a ressurreição, (cf. Rm 8.22,23; 1 Co 15.51-58; Fl 3.20-21; 1Ts 4. 13-18). Portanto, firmados em Deus aguardaremos a maravilhosa volta de Cristo com grande expectativa e esperança.

1. O PRESENTE E O FUTURO DA IGREJA

Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens, (Tito 2.11). Somente quem tem esperança é alguém que aguarda, vive no tempo entre a manifestação da graça em humildade (v. 11) e a aparição em glória do nosso Senhor Jesus Cristo (v. 13).Manifestação (da graça), viver e aguardar; observe que esses três verbos determinam o passado, o presente e futuro. Pela graça de Deus somos fortalecidos em entendimento e poder para vivermos de acordo com sua vontade e para fazermos o bem, enquanto aguardamos a vinda de nosso Senhor e Salvador. É a graça que gera em nós uma viva esperança que anima e beatifica. A manifestação do Senhor em glória é a essência e o auge da expectativa escatológica que nos encoraja a dizer: Venha o teu reino… tua é a glória. A santa vontade divina de amor alcançará seu cumprimento pleno para toda a criação na aparição do Redentor.

1.1. O presente e a bem-aventurada esperança

A esperança do futuro não é permissão para viver irresponsavelmente no presente. É verdade que estamos no mundo, mas Jesus não pediu a Deus que tirasse os cristãos do mundo, pediu que os usasse no mundo. Dessa forma, não devemos tentar escapar do mundo, nem evitar todos os relacionamentos com os não cristãos. Enquanto aguardamos a volta de Cristo, devemos viver de forma digna e honesta. Somos chamados para sermos sal e luz (Mt 5.13-16), e devemos fazer a obra que Deus nos enviou a fazer esperando com expectativa o dia da vinda do Senhor.

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: http://www.ebd316.com/2017/12/a-bem-aventurada-esperanca-da-igreja.html Acesso em 27 dez. 2017