Lição 12 - Jovens e Adultos - Betel - A necessidade do batismo com o Espírito Santo

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - SAMAMBAIA SUL/DF

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2017

Jovens e Adultos - Betel - Doutrinas fundamentais de Cristo: o legado da Reforma Protestante e a importância de perseverar na doutrina dos apóstolos

COMENTARISTA: ABNER DE CÁSSIO FERREIRA

COMENTÁRIO: PR. OSMAR EMÍDIO DE SOUSA

LIÇÃO Nº 12 - A NECESSIDADE DO BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO

INTRODUÇÃO

Ser batizado com o Espírito Santo é uma necessidade imperiosa na vida de todo aquele que deseja ser usado por Deus no Seu serviço. Sem a unção e poder do Espirito Santo teremos enormes dificuldades para testemunhar e revolucionar o mundo com o evangelho (At 1.8). Os discípulos e os cristãos primitivos jamais teriam sido instrumentos tão poderosos nas mãos de Deus para alcançar e abalar o mundo de sua época, se não houvessem recebido o batismo com o Espírito Santo (2.1-4). O batismo com o Espírito Santo não só nos introduz em uma nova dimensão espiritual como também nos capacita a cumprir integralmente nossa missão aqui na terra. Muitos, hoje, infelizmente não estão recebendo essa gloriosa, imensurável e rica bênção de Deus porque não buscam, não conhecem ou não compreendem o que ela representa para suas vidas.

1. CONHECENDO O SIGNIFICADO E PROPÓSITO

O batismo com o Espírito Santo, conforme o cumprimento integral e total da promessa de Deus, significa revestimento de poder (Lc 24.49) e tem como propósito principal nos capacitar a realizar com êxito o serviço cristão (At 1.8), e, nos credenciar a uma vida de poder, adoração e devoção diante de Deus e dos homens (Jo 7.38-39). O evangelista e teólogo Stanley Jones (1884 – 1973) é incisivo quando disse: “A vida do cristão começa no calvário, mas o trabalho eficiente, no Pentecoste”. Depois da salvação esta é a maior bênção que Deus concede aos seus filhos!

1.1. Significado do Batismo com o Espírito Santo

Há muitos que acreditam que já receberam o batismo com o Espírito no momento de sua conversão. No entanto, a Bíblia deixa claro que o batismo com o Espírito Santo não é uma experiência que se recebe automaticamente junto com a conversão. As Santas Escrituras fazem clara distinção entre a presença do Espírito Santo como habitação e como manifestação. Todo salvo, em Cristo, por exemplo, tem em si a habitação do Espírito Santo (Jo 14.16-17; 1 Jo 4.12-13; Rm 8.9-11). Mas, nem todos são ou foram revestidos com o poder do Espírito Santo (At 19.1-6). Ao aceitarmos Jesus como salvador e Senhor recebemos automaticamente o Espírito Santo como selo de Deus em nossa vida (Ef 1.13-14; 2 Co 1.21-22), que além de testificar com o nosso espírito que somos filhos de Deus (Rm 8.16), também, nos guia em toda a verdade (Jo 16.13; Gl 5.18). O apóstolo Paulo vai mais além quando escreve aos Romanos dizendo que se alguém não tem o Espírito de Deus ou de Cristo esse tal não é Dele (Rm 8.9). No entanto, nem todos os que têm o Espírito Santo significa dizer que estão cheios d'Ele (Ef 5.18; At 19.1-6). O batismo com o Espírito Santo significa um transbordamento ou derramamento de poder (Pv 1.23; Jl 2.28-29; At 2.33; 10.45), ou ainda, um revestimento de poder concedido por Jesus aos salvos no intuito de torná-los servos e testemunhas mais eficazes (Lc 24.49; At 1.5,8).

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: http://www.ebd316.com/2017/12/a-necessidade-do-batismo-com-o-espirito.html Acesso em 04 dez. 2017