Lição 7 - Jovens e Adultos - Betel - A ordenança do batismo em águas II

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - PORTO VELHO/RO

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2017

Jovens e Adultos - Betel - Doutrinas fundamentais de Cristo: o legado da Reforma Protestante e a importância de perseverar no ensino dos apóstolos

COMENTARISTA: ABNDER DE CÁSSIO FERREIRA

COMENTÁRIO: EV. CLÁUDIO ROBERTO DE SOUZA

LIÇÃO Nº 7 - A ORDENANÇA DO BATISMO EM ÁGUAS

...

INTRODUÇÃO

Esta lição e a próxima, estaremos tratando das duas ordenanças deixadas por Cristo a sua Igreja.

Jesus, obviamente, deixou diversas instruções aos seus discípulos, tais como amar a Deus acima de todas as coisas, o próximo como a nós mesmos, perdoar nossos inimigos, pregar o evangelho, e outras tantas, porém, apenas duas ordenanças deveriam ser caracterizadas como cerimonias, isto é, ser executadas acompanhadas de um ritual, observando elementos de sua composição e palavras de acompanhamento:

1. O Batismo nas águas cujo elemento é a água e as palavras de acompanhamento do rito se acha em Mt 28.19 e;

2. A ceia do Senhor cujos elementos são o pão e o vinho e as palavras de acompanhamento se acham em Lc 22.19-20; I Co 11.23-34).

Ordenanças ainda são chamadas também de sacramentos ou cerimônias, no entanto, como bem expressou Stanley M. Horton, o Cristianismo bíblico não é ritualista nem sacramental, porque o sacramentalismo crê que uma graça divina especial é concedida aos participantes de certos rituais prescritos mesmo que estes não possuam uma fé ativa – tudo que a pessoa precisa fazer é passar pelo ritual para receber a benção ali expressa sem a necessidade de se ter um coração voltado para Deus. Os rituais são suficientes para alcançar o benefício (grifo meu).

As cerimônias instituídas por Jesus devem ser compreendidas como memoriais. Sendo o batismo realizado uma única vez (Ef 4.5) e a Ceia do Senhor em intervalos de tempos (I Co 11.25).

Elas também são destituídas de qualquer poder salvífico na realização; o recebimento da benção depende do estado do coração do homem.

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: https://ebdcomentada.com.br/wp/blog/betel-adulto-4o-trimestre-2017-licao-7-ordenanca-do-batismo-aguas/ Acesso em 08 nov.2017