Lição 4 - Jovens e Adultos - Betel - Conhecendo o arrependimento bíblico e frutífero I

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - SAMAMBAIA SUL/DF

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2017

Jovens e Adultos - Betel - Doutrinas fundamentais de Cristo: o legado da Reforma Protestante e a importância de perseverar na doutrina dos apóstolos

COMENTARISTA: ABNER DE CÁSSIO FERREIRA

COMENTÁRIO: PB. ANCELMO BARROS DE CARVALHO

LIÇÃO Nº 4 - CONHECENDO O ARREPENDIMENTO BÍBLICO E FRUTÍFERO

...

INTRODUÇÃO

O arrependimento é o primeiro passo para receber, pela fé, a graciosa salvação de Deus. O arrependimento alcança o perdão de nossos pecados. Arrepender-se significa afastar-se do pecado, mudar a direção de sua vida de egoísmo e rebelião contra as leis de Deus. Ao mesmo tempo, você deve voltar-se para Cristo, depender do perdão, da misericórdia, da direção e do propósito dEle. Não podemos salvar a nós mesmos, somente Deus pode fazer isso. Observe o texto bíblico: “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo”. Atos 2.38.

1. A NECESSIDADE DO ARREPENDIMENTO

O arrependimento é vital na vida de qualquer pessoa, pois o pecador arrependido junto com a fé operam para a salvação. É a pessoa arrependida que através da fé crer no sacrifício de Jesus Cristo na cruz do calvário, levando-os a abandonar os pecados de outrora, o pecador é perdoado e então passa a experimentar assim, a paz de Deus em seu coração.

1.1. O arrependimento e seu significado

Charles Haddon Spurgeon define o arrependimento como um dom de Deus. É um desses favores espirituais que asseguram a vida eterna. É uma maravilha da graça divina que não somente providencie o caminho de salvação, que não somente convide aos homens a receberem a graça, mas sim que positivamente faça que os homens estejam dispostos a serem salvos. No Antigo Testamento, arrependimento significa mudança de ideia ou de propósito, no sentido de abandonar o pecado e voltar-se para Deus de todo o coração, alma e força (Ne 1.9; Is 19.22). Já no Novo Testamento, a expressão do verbo arrepender é mais forte, pois significa “converter-se” ou “retornar”, esses termos expressam a mudança de mente, a transformação do pensamento, da consciência, das atitudes, caracterizando assim, uma verdadeira metanoia – do grego, “mudança da mente”, mudança do homem interior, ou seja, há uma mudança profunda e radical da mente. O arrependimento de verdade traz uma real tristeza pelo pecado praticado (2 Co 7.10).

1.2. Por que necessitamos de arrependimento

O arrependimento nos livra das amarras do pecado, da culpa que escraviza e tira a alegria de viver, ele nos leva a experimentar a cura da consciência cauterizada pelo pecado (1 Tm 4.2). O arrependimento é necessário para alcançamos o perdão de Deus. O É um verdadeiro sinal de salvação eterna em Cristo; um arrependimento que nos preserva em Jesus através desse estado temporal, e que quando tenhamos passado à eternidade, nos proporciona uma bem-aventurança que não pode ser destruída. Desse modo, a pessoa que se arrepende de verdade, passa a viver a vida com a autoestima sadia, resultando em alegria e paz no coração.

1.3. Os agentes provocadores do arrependimento

O arrependimento é obra de Deus no íntimo do homem gerando uma nova vida em Cristo. É o Espírito que convence o homem do seu pecado e chama ao arrependimento e revela o padrão da justiça de Deus para todo aquele que nele crê. A pessoa que foi alcançada pela graça e teve o perdão de seus pecados passa a viver em novidade de vida. É mudança de vida: “Produzi pois frutos dignos de arrependimentos” (Mt 3.8).

2. O PROCESSO DO ARREPENDIMENTO

O arrependimento na vida do homem é ação do Espírito Santo, (Jo 16.8). Somente Ele pode conhecer e esquadrinhar de forma profunda o coração do homem, as pessoas abertas ao mover do Espírito percebem que precisam de confissão sincera diante do Deus Eterno. Outrossim, é preciso estar ciente de suas convicções e arrependimentos acerca dos erros cometidos no cotidiano. A Bíblia diz: “O que encobre as suas transgressões, nunca prosperará; mas os que as confessa e deixa, alcançará misericórdia” (Pv 28.13). A dificuldade é que existe uma tendência do ser humano em não reconhecer, nem confessar seus pecados, continuando assim, a sofrer sob o peso dos pecados inconfessos (Sl 32.4,5).

2.1. A convicção

O homem que não tem a presença de Deus na vida, vive um vazio na alma, não tem como sentir alegria e mesmo que sinta alegria, será apenas momentânea, logo passa e vem a tristeza. Assim, a convicção faz parte do arrependimento, a pessoa reconhece que precisa de mudança porque algo está errado. Isso tudo é obra do Espírito Santo para trazer o pecador nos caminhos de Deus. O arrependimento abrange o ser humano na sua totalidade: intelecto,(Mt 21.29), as emoções (Lc 18.13) e a vontade (Lc 15.18,19).

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: http://www.ebd316.com/2017/10/conhecendo-o-arrependimento-biblico-e_17.html Acesso em 17 out. 2017