Lição 9 - Jardim de Infância - O amigo é batizado

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2021

Jardim de Infância: O meu amigo Jesus

COMENTARISTA: DANIELE PEREIRA

COMENTÁRIO: PROFª. JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 9 – O AMIGO É BATIZADO

Ao Mestre

Prezado (a) Professor (a) o batismo de Jesus não foi um ato de arrependimento, mas um sinal de que Ele se colocava lado a lado com os seres humanos que com fidelidade buscavam o Reino de Deus.

O batismo em água é uma ordenança de Cristo à Igreja, pela qual o crente dá testemunho público da sua fé em Cristo, como seu Salvador e Senhor. Através do batismo somos integrados à comunhão da igreja local com o objetivo de desfrutarmos de tudo que o Senhor nos concedeu como membros do Corpo de Cristo.

Na língua original do Novo Testamento, o grego, a palavra batismo (baptizō) significa “imergir”, “mergulhar”. Vários textos do Novo Testamento mostram que o batismo era efetuado em águas abundantes de rios, lagos ou mares, ou algum outro local com água suficiente para imergir a pessoa que desejasse ser batizada. Jesus, quando dirigiu-se a João Batista para ser batizado, foi conduzido pelo profeta para dentro do rio Jordão (Mt 3.13-17; Mc 1.9-11; Lc 3.21,22; Jo 1.32-34). Nos Atos dos Apóstolos, que contém a história inicial da igreja, o mesmo procedimento do batismo por imersão é registrado em diversas passagens: At 2.41; At 8.36-39; 9.18.

Deus continue abençoando seu ministério.

Texto Bíblico: Mateus 3.13-17

Objetivo

Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a compreender a importância do batismo e o porquê Jesus se batizar.

Versículo do dia

“Então uma voz dos céus disse: "Este é o meu Filho amado, em quem me agrado”. (Mt 3.17 – NTLH)

Evento maravilhoso na terra – o batismo de Jesus Cristo, o amado Filho de Deus. A solenidade desse ato trouxe para os que ali estavam a presença da Trindade, e a grande declaração de Deus Pai: Este é o meu Filho amado.

História Bíblica

O profeta Isaías escreveu a muitos anos atrás que Deus mandaria seu mensageiro na frente para preparar seu caminho. Também escreveu que ele estava no deserto pregando: Preparem cominho para o Senhor passar! Abram estradas retas para Ele.

Deus escolheu um homem para essa missão. Seu nascimento também foi anunciado por um anjo. Este mensageiro era João Batista. Ele preparava o caminho para Jesus.

Assim, João Batista apareceu no deserto, batizando o povo e dizendo: Arrependam-se dos seus pecados, sejam batizados e Deus os perdoará. O povo da região da Judéia e a cidade de Jerusalém iam ouvir João Batista. Ele os batizava no rio Jordão. João usava roupas de pele de camelo e um cinto de couro, e comia gafanhotos e mel do campo.

Certo dia se achegou a ele Jesus para ser batizado. Ao se aproximar João O apresentou ao povo ali presente dizendo: “Esse é o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo”.

João ao ver que Jesus queria ser batizado por ele, disse: “Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?”

Respondeu Jesus: "Deixe assim por enquanto; convém que assim façamos, para cumprir toda a justiça". Então João concordou.

Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento os céus se abriram, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre Ele. Então uma voz dos céus disse: "Este é o meu Filho amado, em quem me agrado".

Aplicação da lição

Enfatize aos pequenos que Jesus se batizou para nos dar o exemplo. O batismo é testemunhar aos nossos amigos que estamos em um Caminho – Jesus. É confessar publicamente nossa missão de servir a Deus.

Atividade:

Faça um acróstico com a palavra B-A-T-I-S-M-O, e em cada letra a criança terá que dizer uma palavra que seja qualidade de um cristão, (por exemplo: B - Bondoso, e assim por diante, a letra pode se encontrar em qualquer parte da palavra: no começo, no meio ou no final dela).

Fontes consultadas:

Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB

Bíblia NTLH – SBB

Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição

Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000

Colaboração para Portal Escola Dominical: Profª. Jaciara da Silva