Lição 8 - Jardim de Infância - O amigo visita o templo

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2021

Jardim de Infância: O meu amigo Jesus

COMENTARISTA: DANIELE PEREIRA

COMENTÁRIO: PROFª. JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 8 – O AMIGO VISITA O TEMPLO

Texto Bíblico: Lucas 2.41-52

Objetivo

Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a compreender que Jesus como todas as crianças, passou por todas as fases do desenvolvimento com sabedoria. Que todos devemos pedir a Deus a mesma sabedoria para seguir o exemplo de Cristo.

Versículo do dia

“Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens”. (Lc. 2.52 – NTLH)

Este texto afirma a perfeita humanidade de Jesus, pois descreve os vários estágios de seu desenvolvimento físico, intelectual, social e comportamental, sendo sempre perfeito para Sua idade. Lembrando que Jesus viveu em uma família comum de Nazaré, teve outros irmãos, e em tudo seu viver foi sem pecado. Ele é nosso exemplo para uma vida pautada pela Soberana Vontade de Deus.

História Bíblica

Jesus, mesmo sendo o Filho de Deus, teve uma infância normal, ele era igual às outras crianças. Ele cresceu na cidade de Nazaré. José ensinou Jesus a ser carpinteiro (pessoa que trabalha com a madeira para construção). Mas ele também ensinou Jesus sobre os mandamentos da Lei de Deus.

Todos os anos os pais de Jesus iam a Jerusalém para a Festa da Páscoa. Nesta festa, os judeus comemoravam a libertação dos israelitas da escravidão no Egito. Quando Jesus tinha doze anos foi junto com os seus pais à Festa, conforme o seu costume. Depois que a Festa acabou, eles viajaram de volta para casa. Mas, Jesus tinha ficado em Jerusalém, e os seus pais não sabiam disso.

Então começaram a procurá-lo entre os parentes e amigos. Como não o encontraram, voltaram a Jerusalém para procurá-lo. Três dias depois encontraram o menino num dos pátios do Templo, sentado no meio dos mestres da Lei, ouvindo-os e fazendo perguntas a eles. Todos os que o ouviam estavam muito admirados com a sua inteligência e com as respostas que dava.

Quando os pais viram o menino, também ficaram admirados. E a sua mãe lhe disse: Meu filho, por que foi que você fez isso conosco? O seu pai e eu estávamos muito aflitos procurando você.

Jesus respondeu: Não sabiam que eu devia estar na casa do meu Pai? Mas eles não entenderam o que ele disse. Então Jesus voltou com os seus pais para Nazaré e continuava a ser obediente a eles. E Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens.

Aplicação da lição

Enfatize aos pequenos que Jesus, desde criança amava estar na casa de Deus, ia lá para adorar ao Senhor e compartilhar da Palavra com os mestres e doutores. Nós também devemos amar a casa de Deus. Na casa de Deus encontramos com os irmãos, conversamos e falamos das coisas de Deus, ouvimos testemunhos, oramos e adoramos a Deus. E podemos orar pedindo a Deus sabedoria para que em tudo que fizermos demonstramos sabedoria.

Fontes consultadas:

Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB

Bíblia NTLH – SBB

Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição

Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000

Colaboração para Portal Escola Dominical: Profª. Jaciara da Silva