Lição 7 - Maternal - A história de um menino e um gigante

Imprimir

CASA PUBLICADORA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2021

Maternal - Vamos conhecer as histórias da Bíblia?

COMENTARISTA: MARTA DORETO

COMENTÁRIO: PROFª VERÔNICA ARAÚJO

LIÇÃO Nº 7 – A HISTÓRIA DE UM MENINO E UM GIGANTE

Objetivo da lição: Que a criança aprenda a buscar em Deus a coragem para recusar fazer algo errado, quando desafiada a fazê-lo.

Para guardar no coração: “Quando estou com medo, confio em ti, ó Deus [...]” (Sl 56.3)

Nesta lição, o aluno vai conhecer a história de Davi. Ele ainda era um menino quando lutou contra o gigante Golias que desafiava os soldados do povo de Deus. Com sua bravura, Davi venceu o gigante pelo poder de Deus e com a coragem que vem de dEle.

O ensinamento bíblico que deve ser extraído dessa lição, é que Deus nos dá força e coragem para não fazermos coisas proibidas.

Não se esqueça de que as crianças do maternal precisam ser estimuladas visualmente. Use sempre os visuais das histórias bíblicas para ilustrar as suas narrações. Além de usar a revista e os visuais, uma outra forma de enriquecer a sua aula é usando livros de imagens. Segure o livro de forma que as crianças possam ver as gravuras. Ao virar as páginas, o professor não pode impedir a visão das crianças. Para isso, deve segurar o livro firmemente com uma das mãos, pela parte de baixo ou de cima. Posicione o livro à sua frente ou de um dos lados. A mão livre virará as páginas, segurando-as pelo topo ou pela parte debaixo. Aprenda a fazer isso sem prejudicar a visão das crianças com seus movimentos. O livro não pode se movimentar. Nunca vire o livro para si. Ao perder o contato com as gravuras, a criança se distrai. O livro deve estar à altura dos olhos das crianças. Se houver mais do que uma fila de crianças, deve ficar ligeiramente acima da cabeça das crianças da primeira fila.

Aprenda a enriquecer a história com sua expressão e seu tom de voz. O maior erro dos iniciantes é ler demasiadamente rápido. Lembre-se: aqueles que ouvem necessitam de um pouco mais de tempo para absorver a história do que os que a leem. Portanto, leia de forma que as crianças possam compreender cada palavra. Use as expressões de forma natural, não é necessário ser excessivamente dramático. Creio que assim, a sua aula de hoje com a história de Davi e Golias terá grandes resultados na vida dos pequenos.

Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!

Fonte: http://www.escoladominical.com.br/home/licoes-biblicas/subsidios/maternal/241-licao-7-a-historia-de-um-menino-e-um-gigante.html Acesso em 16 fev. 2019