Lição 9 - Maternal - Jesus escolhe Seus ajudantes

Imprimir

CASA PUBLICADORA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2020

Maternal - Vamos ajudar?

COMENTARISTA: MARTA DORETO

COMENTÁRIO: PROF.ª TELMA BUENO

 

LIÇÃO Nº 9 – JESUS ESCOLHE SEUS AJUDANTES

Objetivo da lição: Conscientizar a criança de que ela pode e deve ser uma ajudante de Jesus.

Para guardar no coração: “[...] Ele chamou os doze discípulos e os enviou dois a dois [...] (Mc 6.7).

Seja bem-vindo

Pergunte: “Quem está alegre por ter vindo à Escola Dominical?” O Papai do Céu está alegre porque você veio aqui hoje. É tão bom fazer as coisas que o Papai do Céu gosta, porque Ele fica contente, e a gente também! Vamos louvar ao Papai do Céu com um cântico bem bonito? Cante adorando ao Senhor.

Que tal preparar um novo recipiente para o recolhimento das ofertas? Pode ser uma caixinha, latinha, ou cestinha. Forre com papel glacê ou camurça, e cole uma figura de Jesus, que é o personagem central do trimestre. Incentive: Jesus sempre agradava ao Papai do Céu. Sabe de uma coisa que agrada ao Papai do Céu? É quando trazemos a nossa oferta à igreja. Deus fica contente quando damos dinheiro para ajudar a comprar coisas para a nossa Escola Dominical. Você trouxe a sua oferta hoje?

Sugestão de oração

Faça a oração abaixo, pronunciando duas ou três palavras de cada vez, para que os alunos a repitam.‘Querido Papai do Céu, eu quero sempre agradar ao Senhor e ser seu ajudante. O Senhor é bom, e merece que eu faça tudo do jeito que o Senhor gosta. Em nome de Jesus, amém’ (Marta Doreto).

Subsídio professor

“Sabemos que a mente de uma criancinha desenvolve-se mais lentamente que o seu corpo. Mas não com tanta lentidão como se acreditava algumas décadas atrás. Nos últimos anos, cientistas e educadores descobriram que a mente da criança desenvolve-se bem mais rápido do que se pensava, e foram criados programas de ensino pré-escolar, que proporcionam à criança oportunidades de uma melhor expansão da capacidade mental.

Conhecedores deste fato, e observando os pequeninos em classes da Escola Dominical, concluímos que mesmo os de 3 e 4 anos, possuem habilidade mental suficiente para compreender e absorver grandes verdades espirituais. Embora alguns conceitos doutrinários possam parecer vagos e difíceis, os alunos do maternal poderão absorvê-los se forem repetidos várias vezes. Por exemplo: Se todos os domingos, ao mostrar o cartaz da palavra-chave em forma de pomba, você repetir: O Espírito Santo veio sobre Jesus em forma de pomba. Jesus cura (liberta, ressuscita, etc, conforme a lição dada) pelo poder do Espírito Santo, elas acabarão compreendendo perfeitamente” (Marta Doreto).

Oficina de ideias

“Faça um cone de cartolina, e use-o como alto-falante. Deixe que as crianças anunciem no alto-falante que Jesus é o nosso Salvador. Aproveite a brincadeira para fixar o versículo: Quando uma criança anuncia as palavras, a classe toda grita a referência: Marcos 6.7.

Depois que todas tiverem a oportunidade de recitar no versículo no alto-falante, deixe quem brinquem com ele como quiserem, falando ou cantando” (Marta Doreto).

Até logo

Depois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração. Prepare as crianças para a saída. Quando os pais ou responsáveis forem buscar as crianças, recomende que, em casa, leiam a história bíblica de hoje para o(a) filho(a). Sugira que utilizem uma bíblia infantil. O texto bíblico da lição se encontra em Mateus 4.18-22.

Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!

Fonte: http://www.escoladominical.com.br/home/licoes-biblicas/subsidios/maternal/1088-li%C3%A7%C3%A3o-9-jesus-escolhe-seus-ajudantes.html Acesso em 22 ago. 2018