Lição 9 - Uma família nada perfeita V

Imprimir

SUPERINTENDENCIA DAS EBD'S DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS EM PERNAMBUCO

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2023

Adultos - RELACIONAMENTOS EM FAMÍLIA: Superando desafios e problemas com exemplos da Palavra de Deus

COMENTARISTA: Elienai Cabral

COMENTÁRIO: SUPERINTENDÊNCIA DAS EBD'S DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS EM PERNAMBUCO

 

LIÇÃO Nº 9 – UMA FAMÍLIA NADA PERFEITA

INTRODUÇÃO

Estudando a biografia de Davi, observamos que foi bem-sucedido em vários aspectos de sua vida: como adorador, como guerreiro, como líder, como rei, etc. Porém, as Escrituras nos mostram seu fracasso enquanto pai de família. Depois do seu adultério com Bate-Seba, desencadeou-se uma série de tragédias na família de Davi, motivada, principalmente, por causa do descuido para com seus filhos. Esta lição nos leva a refletir sobre a nossa vida e sobre o cuidado e atenção que devemos demonstrar para com os nossos filhos.

I – INFORMAÇÕES SOBRE DAVI

Seu nome significa: “amado” e sua história está registrada em mais de sessenta capítulos da Bíblia; cerca de 60 referências são feitas a ele no Novo Testamento, além de figurar na genealogia do Senhor Jesus (Mt 1.1); até hoje ele é lembrado como o maior rei de Israel e, por duas vezes na Bíblia ele é chamado de: “homem segundo o coração de Deus” (1Sm 13.14; At 13.22).

1.1 Sua família. Jessé o pai de Davi era um efrateu de Belém e bisneto de Boaz e Rute, a moabita (Rt 4.18-22; Mt 1.5,6; Lc 3.31,32). De acordo com a relação de filhos de Jessé em 1Samuel 16.10-12 e 17.12-14, Davi foi o oitavo filho, mas, ele também teve duas irmãs (1Cr 2.16). O irmão de Davi chamado de Eliú foi omitido na genealogia de 1Crônicas 2.13-15, embora tenha sido mencionado em 1Crônicas 27.18, isso porque talvez ele tivesse morrido antes de constituir família, não sendo relacionado na genealogia por este motivo.

1.2 Sua ocupação. Pastorear as ovelhas de seu pai (1Sm 16.11). Como pastor aprendeu a cuidar dos animais, bem como a protegê-los dos predadores. Essa experiência o ensinou a depender do Senhor, conforme ele mesmo diz a Saul: “O Senhor me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu” (1Sm 17.37).

1.3 Suas habilidades. Davi possuía muitos talentos. Quando Saul estava atormentado por um espírito maligno, seus servos lhe aconselharam que ele mandasse chamar alguém que tocasse harpa. Então, ele mandou que lhe trouxessem alguém que tocasse bem. E, um dos moços lhe disse: “Eis que tenho visto a um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente e vigoroso, e homem de guerra, e prudente em palavras, e de gentil presença; o Senhor é com ele” (1Sm 16.18). Esse texto relaciona várias características de Davi: seu talento musical, sua bravura, eloquência, boa aparência, mas, acima de tudo, a presença do Senhor em sua vida.

II – OS PROBLEMAS E PECADOS DE DAVI E SUA FAMÍLIA

Apesar de Davi possuir diversas qualidades, em sua história e família estão registrados diversos tipos de pecados, tais como: adultério, poligamia, incesto, assassinato, mentira, dissimulação e perseguições familiares. Todos esses pecados revelam, direta ou indiretamente, a negligência de Davi como chefe de família. Vejamos:

2.1 Adultério (união conjugal com uma mulher que não seja sua esposa). Ao ver Bate-Seba banhando-se, Davi a desejou, perguntou quem era ela, e soube que era mulher de Urias, ou seja, era uma mulher casada! Mesmo assim, Davi mandou trazê-la e a possuiu (2Sm 11.4), transgredindo o sétimo mandamento (Êx 20.14; Dt 5.18). E, depois de cometer tão grave pecado, mandou tirar a vida de Urias (2Sm 11.6-26). Que exemplo de pai Davi estava deixando para seus filhos, tendo em vista que o exemplo é a base fundamental para a formação do caráter dos filhos? Davi possuiu Bate-Seba em oculto; depois, seu filho Absalão possuiu suas concubinas publicamente, conforme o Senhor havia dito por intermédio do profeta (2Sm 12.11,12).

2.2 Poligamia (união conjugal com várias mulheres). Embora tenha ocorrido alguns casos de poligamia no AT, ela nunca foi estabelecida por Deus. Ao instituir a família, Deus estabeleceu um princípio monogâmico, ou seja, “uma mulher para um homem” (Gn 2.18-24). Davi possuiu muitas mulheres e concubinas (2Sm 3.2-6; 5.13), desobedecendo ao mandato do Senhor (Dt 17.17) e tornando-se um mal exemplo para seus filhos. Salomão, por exemplo, chegou a possuir 700 mulheres e 300 concubinas (1Rs 11.3).

2.3 Incesto (união sexual ilícita entre parentes sanguíneos). Amnom, filho de Davi, aconselhado por um amigo chamado Jonadabe, possuiu a sua própria irmã, Tamar, mesmo contra a vontade dela (2Sm 13.1-17). Qual foi a atitude de Davi ao saber o que havia acontecido? Nenhuma! Mais uma vez Davi foi omisso, pois ele não repreendeu a Amnon; não consolou a Tamar; e não procurou promover o perdão e a reconciliação no seio da família. Por isso, o pior aconteceu: Absalão, outro filho de Davi, revoltou-se com Amnom, e mandou que seus moços o matassem (2Sm 13.22-30).

2.4 Negligência. Depois de mandar matar a Amnon, Absalão fugiu e ficou três anos exilado em Gesur (2Sm 13.38). Depois, Davi mandou trazê-lo para Jerusalém, mas não o recebeu, e mandou que ele fosse pra sua casa (2Sm 14.24); durante dois anos, mesmo morando em Jerusalém, Absalão não viu a face do rei (2Sm 14.28). Somente depois de dois anos Davi mandou chamar a Absalão, mas, o encontro foi formal e Davi não lhe falou sobre o assunto. Ao invés de corrigi-lo e repreendê-lo, Davi preferiu o silêncio e a omissão (2Sm 14.33).

2.5 Rebelião. Depois disso Absalão rebelou-se contra seu próprio pai, fazendo com que Davi fugisse para não morrer (2Sm 15.1-37). Como se não bastasse, Absalão possuiu as concubinas de seu próprio pai, perante os olhos de todo Israel (2Sm 16.21,22). Houve, então, uma batalha sangrenta entre os homens de Davi e os de Absalão e, mesmo sendo recomendado para não matar a Absalão, Joabe o matou (2Sm 18.5,14). Ao saber da morte de seu filho Absalão, Davi chorou amargamente, dizendo: “Meu filho Absalão, meu filho, meu filho, Absalão! Quem me dera que eu morrera por ti, Absalão, meu filho, meu filho!” (2Sm 18.33). Ao que tudo indica, Davi chorou de remorso, pela impossibilidade de jamais se reconciliar com seu filho!

2.6 Traição. Sendo Davi já velho, Adonias, seu filho, declarou-se rei sem que Davi soubesse (1Rs 1.5,18). Isto mostra claramente que ele era um filho indisciplinado, e que ele mesmo escolhera o seu próprio caminho sem questionar a vontade de Deus e de seu pai, Davi; pois, tanto Deus como o próprio Davi haviam escolhido a Salomão para reinar sobre Israel (1Cr 22.9,10; 1Rs 1.17,30). Alguém poder perguntar, então: qual foi o erro de Davi? O escritor sacro responde: “E nunca seu pai o tinha contrariado, dizendo: Por que fizeste assim? (1Rs 1.6). Tudo isto nos mostra que Davi fracassou como pai porque tinha dificuldade para chamar seus filhos à responsabilidade, não colocava limites e não costumava discipliná-los. Tanto os pais como os filhos devem saber que Deus entregou aos pais a responsabilidade de ensinar, disciplinar e corrigir seus filhos (Dt 6.6-9; Pv 23.13,14; Ef 6.4).

III – OS FRACASSOS DE DAVI COM SUA FAMÍLIA

3.1 Fracassou na formação cultural dos filhos. Deus advertiu-os: “E não andeis nos estatutos da gente que eu lanço de diante da vossa face, porque fizeram todas estas coisas; portanto, fui enfadado deles” (Lv 20.23). No período dos reis, devido ao afrouxamento na observação dos princípios divinos, esse perigo se tornou mais ameaçador (2Rs 17.19). Muitos costumes vividos por Davi, como o de possuir várias mulheres, refletem mais a cultura circundante de seus dias do que a cultura bíblico judaica. Lamentavelmente, foram alguns desses princípios valorativos que Davi deixou de herança para seus descendentes.

3.2 Fracassou ao não impor limites. Davi não corrigiu o mal comportamento. Essa omissão fica evidente quando ele, mesmo sabendo do ato detestável praticado por seu filho Amnom contra Tamar, sua filha, não toma nenhuma medida para corrigi-lo. O texto sagrado registra que, ao saber do acontecido, Davi ficou irado (2Sm 13.21), e isso é perfeitamente compreensível. Todavia, que medidas ele tomou depois que as coisas esfriaram? Nenhuma. Diante da impunidade, Absalão, irmão de Amnom e de Tamar, também filho de Davi, passou a odiar a “Amnom, por ter forçado a Tamar, sua irmã” (2Sm 13.22). Certamente, Davi percebia esse ódio no rosto de Absalão e, se tivesse agido com justiça, corrigindo o incestuoso filho, é possível que as coisas não tivessem terminado daquela forma. Dois anos se passaram (2Sm 13.23), e Davi nenhuma providência tomou acerca do caso. A sua omissão contribuiu para que o sentimento de vingança de Absalão crescesse e resultasse na morte de Amnom (2Sm 13.28,29).

3.3. Fracassou ao não ensinar valores hierárquicos. Um dos fatores que ajuda estabelecer uma boa convivência familiar é o respeito pelos papéis familiares. Algumas atitudes dos filhos de Davi contradizem esse princípio. Primeiramente vemos uma forte ambição pelo poder, claramente demonstrada nas atitudes de Absalão e Adonias, que a todo custo queriam o lugar do pai. Est via sua autoridade real ameaçada pelas tentativas de Golpe de Estado planejada por seus dois filhos (2Sm 15.1-18; 1Rs 1.5-10). A Bíblia diz que Adonias “se exaltou e disse: eu reinarei” (1Rs 1.5). A expressão “se exaltou” mantém o sentido na língua original de “levantar-se contra a autoridade constituída”. Somente alguém sem nenhum respeito pela hierarquia, que neste caso é a do próprio pai, agiria dessa forma. É difícil imaginar isso acontecendo em uma família onde valores familiares, como respeito à autoridade paterna, são praticados.

3.4 Fracassou ao ser um pai ausente. Um bom pai acompanha seus filhos de perto, orientando-os inclusive em relação às suas companhias. Os fatos ocorridos com Amnom revelam que, por trás do plano arquitetado para violentar sua meia-irmã, havia um “amigo” chamado Jonadabe, o qual o aconselhou a cometer tamanho crime (2Sm 13.2-5). Jonadabe, que demonstra ser um mau caráter, atua como uma espécie de “pedagogo” para Amnom. Mas onde estava Davi? Nunca é demais dizer que os pais devem ser os melhores amigos dos filhos sem, contudo, serem seus cúmplices.

3.5 Fracassou ao ser um pai sem afetividade. O relacionamento entre Davi e seus filhos obedecia a um formalismo frio. A forma como ele tratou Absalão, após este ter assassinado Amnom, é uma prova disso. Depois de cometer o crime, Absalão fugiu para Gesur (2Sm 13.38) e, três anos depois do fato ter acontecido, Davi ainda não lhe perdoara. Graças à intercessão de Joabe, Absalão volta ao palácio real, mas sem ter o direito de ver a face do pai (2Sm 14.28). Após muita insistência, Absalão foi admitido na casa real. Davi, como gesto de perdão e admissão do filho, até o beijou, mas tal ato foi insuficiente para reparar os danos causados pela falta de afetividade do passado (2Sm 14.33). Completando o círculo de desgraças, Absalão armou um Golpe de Estado e acabou morto (2Sm 18.9-15).

IV – ASPECTOS DO CARÁTER DE DAVI

Sem dúvida, Davi foi um dos maiores homens da Bíblia. São muitas as virtudes e qualidades que a Bíblia descreve acerca deste homem: humildade, sinceridade, e, acima de tudo, um coração voltado para Deus. Até mesmo quando ele fracassou, nos deixou lições importantes, tais como: arrependimento sincero, confissão, e uma fé inabalável no perdão de Deus. Vejamos alguns aspectos do seu caráter:

4.1 Davi era um homem cujo coração era inclinado ao Senhor. Ele era um homem espiritual, cuja vida estava em harmonia com os anseios de Deus (1Sm 17.36).

4.2 Davi era um homem humilde. Ele aprendeu a atribuir as suas vitórias a Deus (1Sm 17.37; Sl 34.4-7; 40.5-10; 124).

4.3 Davi era um homem sincero. Apesar de ter muitas virtudes, ele não era um homem infalível. Cometeu dois graves pecados: adultério e o mentor da morte de Urias (2Sm 11.1-22). Mas, quando repreendido pelo Senhor, através do profeta Natã, ele confessou e arrependeu-se dos seus pecados (2Sm 12.13; Sl 51).

CONCLUSÃO

Os sérios problemas familiares sofridos na família de Davi foram causados, principalmente, por causa de sua negligência para com a família. Ele foi um grande guerreiro, um grande líder, um grande rei, mas, infelizmente, não foi um grande pai. Isto porque não seguiu os conselhos e mandamentos divinos sobre a disciplina, criação e correção dos filhos. Não resta dúvidas que todos estes conflitos familiares foram registrados nas Sagradas Escrituras para servir de advertência para cada um de nós (Rm 15.4). Que possamos, então, pôr em prática os preceitos divinos, pois, criar, ensinar os estatutos divinos e cuidar dos filhos com sabedoria e amor é a sublime missão que Deus confiou aos pais (Ex. 10.2; 12.26; 13.8; Dt 4.9; 6.5-9, 20; Sl 103.13; Pv 1.8; 6.20; 2Tm 3.3).

REFERÊNCIAS

• STAMPS, Donald c. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD

• SWINDOLL, Charles R. Davi, um homem segundo o coração de Deus. Mundo Cristão.

• ÂNGELO, Estêvam de Souza. E fez Deus a família. CPAD

• Lições Bíblicas / Jovens e Adultos - 4º trimestre 2009. CPAD.

Fonte: http://portal.rbc1.com.br/licoes-biblicas/index/ Acesso em 22 de Mai. de 2023