Lição 5 - Motim em família II

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS CELEBRANDO AO REI - AMERICANA/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2023

Adultos - RELACIONAMENTOS EM FAMÍLIA: Superando desafios e problemas com exemplos da Palavra de Deus

COMENTARISTA: Elienai Cabral

COMPLEMENTOS, ILUSTRAÇÕES E VÍDEOS: PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

LIÇÃO Nº 5 – MOTIM EM FAMÍLIA

...

SUBSÍDIOS

CUXE - PODEMOS IMAGINAR PERFEITAMENTE QUE ZÍPORA POSSUÍA PELE NEGRA DEVIDO A SER PASTORA DE OVELHAS, CARACTERIZANDO ENTÃO A MIRIAM E A ARÃO A POSSIBILIDADE DE TEREM SE COMPORTADO COMO RACISTAS EM RELAÇÃO A ESPOSA DE SEU IRMÃO MOISÉS.

Em algumas épocas também compreendeu uma parte da península árabe ocidental (2 Cr 21.16 e certas inscrições assírias). A tribo Al Amran da Arábia chama a região de Zebid, no Iêmem, pelo nome de Kush.

Dicionário Bíblico Wycliffe

A referência ao lugar, em Gên. 2:13 e 10:8, é a uma Cuxe asiática (mesopotâmica) anterior, provavelmente pertencente aos cassitas. O termo veio referir-se a uma área mais ampla, correspondente ao que comumente se chama Núbia. A referência talvez seja simplesmente à Arábia, visto que, em II Crônicas 21:16, lemos que os árabes residiam perto dos etíopes, o que talvez seja explicado pelo fato de que entre eles havia somente a estreita língua do mar Vermelho.

Alguns estudiosos afirmam que, na época, a Etiópia não consistia em uma população negra; mas essa contenção esbarra com o significado da própria palavra hebraica, cush, que significa «tez queimada». A questão ainda não foi resolvida definitivamente.

Confusão com os Cuxitas Mesopotânicos. O trecho de Gênesis 2:13 deve ter sido um lugar diferente, mas com o mesmo nome. Moisés teve uma esposa cuxita (Núm. 12:1). Seria ela da Mesopotâmia ou da Etiópia? Dicionario Champlin - CPAD

1. Possivelmente o filho mais velho de Cam, e neto de Noé (Gn 10.6-8). Ele era o pai de vários filhos, ou nações, incluindo Ninrode.

2. O povo e a terra de Cuxe. A palavra é geralmente (Mas não consistentemente) traduzida como Etiópia na versão KJV em inglês. A designação Etiópia não é a melhor tradução, porque este termo não se refere ao estado moderno da Etiópia ou Abissínia. A Cuxe biblica (a egípcia Kosh) circundava o Egito ao sul, a terra de Núbia ou o moderno Sudão. A linha divisora parece ter sido a primeira catarata, na cidade de Sevene, a moderna Assuã (Ez 29,10). A 23a Dinastia Egípcia foi cuxita, e um dos seus reis é mencionado como adversário de Senaqueribe (2 Rs 19.9).

3. Outra terra que se descreve como rodeada pelo rio Giom (Gn 2.13). Visto que este rio corria pela mesma região do Tigre e do Eufrates (Gn 2.10-14), esta terra se localiza a oeste do Irã, e era a terra dos cassitas, um povo poderoso que dominou a Babilônia na época de Moisés. P. C. J. - Dicionário Bíblico Wycliffe - CPAD

COMENTÁRIOS BEP - CPAD

11.1 QUEIXANDO-SE O POVO. Depois de apenas três dias de viagem (10.33), o povo começou a murmurar e a queixar-se porque as condições não eram excelentes. (1) Quão rapidamente se esqueceram do livramento da escravidão do Egito e dos atos poderosos de DEUS em seu favor! Não quiseram confiar em DEUS e deixar com Ele sua vida e seu futuro. Atraíram assim, contra eles, a ira e o juízo divinos. (2) Nós, como crentes do NT, nunca devemos deixar de agradecer pela morte sacrificial de CRISTO por nós, pela libertação do pecado e pela graciosa provisão divina de orientação e bênção em nossa vida.

11.4 O VULGO... VEIO A TER GRANDE DESEJO. O termo "vulgo" refere-se aos não-israelitas que se juntaram ao povo de Israel, no êxodo (Êx 12.38). Influenciaram Israel a rebelar-se contra DEUS e a desejar os ilusórios prazeres do Egito (v. 5).

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA