Lição 3 - Ciúme, o mal que prejudica a Família VI

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2023

Adultos - RELACIONAMENTOS EM FAMÍLIA: Superando desafios e problemas com exemplos da Palavra de Deus

COMENTARISTA: Elienai Cabral

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO Nº 3 – CIÚME, O MAL QUE PREJUDICA A FAMÍLIA

Na lição anterior, vimos que a trágica postura dos pais de Esaú e Jacó resultou no conflito entre irmãos que transpassou gerações. O ódio entre eles foi provocado pela displicência dos pais. Nesta lição, a história se repete na velhice de Jacó. O patriarca viveu muitas experiências com Deus, tornou-se pai de muitos filhos e prosperou conforme a palavra anunciada pelo próprio Criador. Porém, o comportamento de Jacó ao privilegiar José em detrimento de seus irmãos mostra que o patriarca não aprendeu a lição do seu relacionamento com seu irmão Esaú. Ele não apenas repetiu os males da preferência entre filhos como cometeu o mesmo erro de sua mãe ao presentear José com o traje de várias cores.

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

A FALHA NO TRATAMENTO DOS FILHOS

As páginas bíblicas são repletas de ensinamentos que nos conduzem a uma renovação do entendimento. Delas extraímos correção, exortação, mensagens aos casais, aos líderes, aos filhos, aos pais, etc. São palavras poderosas que são necessárias a todo cristão que deseja possuir uma vida de paz e alegria até o momento do seu encontro com o Senhor nos ares.

Sobre o tema proposto na lição, teremos como base o tratamento concedido por Jacó aos seus filhos. Devido às características de cada filho seu, o patriarca entendeu que deveria tratá-los por afeição e não seguindo os costumes prevalecentes à época. Ao fazer assim, Jacó criou uma grande contenda dentro de sua casa, que culminou numa trama para um possível assassinato de José, que, embora dentro dos planos do projeto Divino, poderia ter sido evitado pelo pai se ele dispensasse o tratamento adequado para todos os seus filhos.

Apesar de todos os problemas encontrados pela predileção de seus pais cada um por um dos seus filhos, Jacó parece ter esquecido de todas as consequências que isso pode gerar no seio familiar. Sendo que em sua família o ciúme acentuou-se de maneira alarmante, a ponto de os seus filhos conviverem em conflito debaixo do mesmo teto. A Entrega da túnica colorida foi o estopim para uma revolta generalizada dentre os filhos de Jacó.

Quando José contou o sonho sentado à mesa com toda a sua família, percebemos ali que a ira dos seus irmãos foi aumentado a ponto de eles não suportarem mais conviver com José. Esse é o problema quando o ciúme atinge o seio familiar, ele acaba cegando os entes queridos e permitindo que a inveja e as dissensões sejam parte da convivência da família.

Destaque

Na cultura antiga, a capa colorida era composta por muitas peças. As peças adicionais eram provavelmente mangas compridas que atrapalhavam quando havia serviço a fazer. Quando as mulheres usavam mangas longas e largas, elas as amarravam atrás do pescoço para que os braços ficassem livres. No caso de José, o uso dessa veste indicava que ele não devia fazer trabalho pesado; ele era o herdeiro escolhido para governar a família. O presente dado por Jacó a José evidenciava a preferência de seu pai por ele. A túnica destacava José e o colocava em uma posição de superioridade com relação aos seus irmãos. O final dessa história, como sabemos, foi amargo para José, que teve de enfrentar a separação da família, bem como lidar com a mágoa de seus irmãos.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA