Lição 8 - O avivamento espiritual no mundo V

Imprimir

SUPERINTENDENCIA DAS EBD'S DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS EM PERNAMBUCO

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2023

Adultos - AVIVA A TUA OBRA - O chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus

COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA

COMENTÁRIO: SUPERINTENDÊNCIA DAS EBD'S DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS EM PERNAMBUCO

 

LIÇÃO Nº 8 – O AVIVAMENTO ESPIRITUAL NO MUNDO

INTRODUÇÃO

Nesta lição, veremos uma breve história dos avivamentos espirituais mundiais na igreja; notaremos a chegada do avivamento pentecostal moderno; e por fim, relacionaremos algumas características do verdadeiro avivamento.

I – BREVE HISTÓRIA DOS AVIVAMENTOS ESPIRITUAIS MUNDIAIS NA IGREJA

O escritor pentecostal Emílio Conde em seu livro “O Testemunho dos Séculos” (CONDE, 1983, pp. 31-157) relata vários movimentos de avivamento espiritual ao longo dos séculos em vários países como: “França, Alemanha, Holanda, Ilhas Britânicas, Suécia, Noruega, Dinamarca, América do Norte, China, Índia, África e Chile”. O pastor e escritor pentecostal Antônio Gilberto, em seu livro “Verdades Pentecostais” (2006, pp. 37-39) elenca na história uma série de testemunhos de personagens e grupos protestantes que atestaram a experiência do avivamento espiritual em seus dias. Vejamos separadamente:

1.1 Avivamentos espirituais no período da igreja primitiva:

• Justino (100-165 d.C). Em seus escritos, mencionou os dons espirituais em evidência nos seus dias, inclusive o dom de falar em línguas estranhas pelo Espírito Santo (Op. Cit., p. 37).

• Montano (120-200 d.C). Apesar das oposições levantadas, este movimento teve sua sanção divina, pois sobre muitos foi derramado o Espírito Santo, e falavam em línguas, de acordo com o testemunho de Tertuliano. Este movimento foi realmente um Pentecostes (OLIVEIRA, 2009, p. 22).

• Irineu (130-200 d.C). Bispo de Lyon, na Gália que foi discípulo de Policarpo, bispo de Esmirna, que, por sua vez, fora discípulo de João, o apóstolo. Declarou que no seu tempo muitos cristãos falavam línguas estranhas pelo Espírito Santo e tinham dons, inclusive o de profecias (GILBERTO, 2006, p. 37).

• Tertuliano (160-212 d.C). Nascido em Cartago, no Norte da África, viveu intensamente a promessa da efusão do Espírito Santo e fez-se arauto da mensagem pentecostal. Testemunha ele que, entre os cristãos daquela época, não eram poucos os que falavam línguas, interpretavam-nas e profetizavam (ANDRADE, 2004, p. 11).

• Orígenes (185-254 d.C). Afirmou que os dons espirituais, inclusive o de línguas, eram um fato notório nos seus dias (Op. Cit., p. 37).

1.2 Avivamentos espirituais no período da igreja medieval:

• Crisóstomo (347-407 d.C). Patriarca de Constantinopla relatou um caso em que três membros da sua igreja falaram pelo espírito Santo em persa, latim e indu (Op. Cit., p. 37).

• Agostinho de Hipona (354-430 d.C). Deu testemunho de que as línguas estranhas estavam em evidência no seu tempo: “Fazemos ainda o que os apóstolos realizavam quando impuseram as mãos sobre os samaritanos e rogaram o batismo com o Espírito Santo. Esperamos que os convertidos falem novas línguas (OLIVEIRA, 2009, p. 24)

• Os Valdenses e os Albigenses (1140-1280 d.C). Os historiadores afirmam que entre eles haviam manifestações espirituais em línguas estranhas, segundo o Novo Testamento (GILBERTO, 2006, p. 38).

1.3 Avivamentos espirituais no período da igreja da reforma protestante:

• Martinho Lutero (1483-1546 d.C). Falava em línguas e profetizava, conforme depoimento do Doutor Jack Deer, eminente professor e historiador batista, do Seminário Teológico de Dallas. Esta informação também é encontrada nas obras: “História da Igreja Alemã”, do historiador Souer (vol. 3, p. 406), e “Pentecostes para os Dias de Hoje”, de Emílio Conde (apud 1985, p. 88, Op. Cit., p. 38).

• Os Anabatistas (1521-1550 d.C). Havia entre eles manifestações do Espírito, inclusive dons espirituais e línguas estranhas, como registra a história (Op. Cit., p. 38).

• Os Huguenotes (1560-1650 d.C). Durante a perseguição aos huguenotes, a partir de 1685, havia entre eles os que falavam em línguas transbordantes de fervor espiritual (BODDy apud GILBERTO, 2006, p. 38).

• Os Quakers (1647-1650 d.C) e os Shakers (1774-1771 d.C). Eram cristãos organizados em grupos distintos, no Nordeste da América do Norte. Dos Quakers (os tremedores) e Shakers (os puladores), diz a História da Igreja, de Philip Schaff (1882), que esses grupos havia manifestações de dons espirituais, inclusive línguas estranhas (Op. Cit., p. 38).

1.4 Avivamentos espirituais no período da igreja moderna:

• João Wesley (1703-1791 d.C). Diz o livro “A História da Igreja”, de Philip Schaff, edição de 1882, que esses metodistas pugnavam por uma vida santa, e muitos tinham dons espirituais e falavam em línguas estranhas... do qual, quase um século depois, surgiu o atual Movimento Pentecostal Moderno (Op. Cit., p. 39).

• Charles Grandison Finney (1792-1875). Foi inicialmente ministro presbiteriano; depois se tornou congregacional. Ele foi batizado com o Espírito Santo, como ele mesmo relata, e tornou-se um poderoso evangelista, que, a partir de meados do século XIX, nos Estados Unidos, muito contribuiu para despertamento da igreja (Op. Cit., p. 42).

• Edward Irving (1822-1834 d.C). Irving testemunhou, entre outros fatos, que, em 1831, uma irmã solteira, por nome de Hall, cheia do Espírito Santo, falou em línguas estranhas num culto de oração. A Igreja Presbiteriana forçou o Pastor Irving a renunciar o seu pastorado por causa deste avivamento (Op. Cit., p. 39).

• Dwight Lyman Moody (1837-1899 d.C). Poderoso evangelista e avivalista norte-americano. Ele era batista e pregava a plenitude do Espírito Santo e uma vida cristã cheia de poder do alto. Moody pregou à tarde no auditório da Associação Cristã de Moços. Em pleno culto houve manifestação de línguas e profecias (Op. Cit., p. 39 – grifo nosso).

• Evan John Roberts (1878-1951). Dos 15 aos 26 anos, ele não perdeu um culto ou uma reunião de oração. Nascido e criado no Sul do País de Gales, fervia seu coração o desejo de ser cheio do Espírito Santo. Foi tão grande o impacto daquele desejo que o avivamento começou a espalhar-se pelo país de Gales e alcançou muitos países do mundo.

II – A CHEGADA DO AVIVAMENTO PENTECOSTAL CLÁSSICO

Notemos alguns dos principais nomes do avivamento espiritual a partir do século XX:

2.1 Charles Fox Parham. Foi o fundador instituto bíblico Betel na cidade de Topeka, Estado do Kansas, na região central dos Estados Unidos de onde saíram dezenas de missionários para mundo. Fundou um movimento eclesiástico intitulado “Fé Apostólica” de onde surgiu o moderno movimento pentecostal. Defendia a ideia de que os missionários não precisavam estudar nenhum idioma estrangeiro, uma vez que estariam miraculosamente capacitados a pregar em línguas em qualquer lugar do mundo por causa do Batismo com o Espírito Santo (SYNAN, 2009, p. 18).

2.2 Agnes Nevada Ozman. Uma aluna do Instituto Betel fundado por Parham, pediu que lhe impusessem as mãos para que ela recebesse o Espírito Santo a fim de ser missionária no exterior. Ela recebeu o batismo com o Espírito e começou a falar em línguas. “[...] ela começou a falar o idioma chinês e se tornou missionária neste país [...] (CURTIS, 2003, p. 204).

2.3 William Joseph Seymour. Um dos maiores avivalistas do século XX a partir do avivamento da Rua Azusa, em Los Angeles. As famosas reuniões da Rua Azusa começaram em abril de 1906, no antigo prédio da Igreja Episcopal Metodista Africana, nº 312, no centro de Los Angeles (SYNAN, 2009, p. 18). “A igreja passou a se chamar Missão Evangélica da Fé Apostólica” (CURTIS, 2003, p. 205).

2.4 Charles Harrison Mason. Muitos pioneiros pentecostais que receberam o dom de línguas na Rua Azusa em 1906 ajudaram a propagar o avivamento pelo mundo inteiro. Mason tornou-se o fundador da “Igreja de Deus em Cristo” que enviou dezenas de missionários por várias nações implantando igrejas e fundando ministérios (SYNAN, 2009, p. 20).

2.5 William Howard Durham. Outro peregrino da Rua Azusa foi William Durham. Depois de receber o dom de línguas em 1907, ele retornou à sua cidade e conduziu milhares de norte-americanos e canadenses ao movimento pentecostal. Do círculo de seguidores de William Durhan, que em 1907 Missão da Avenida Norte, em Chicago, saíram Daniel Berger e Adolf Gunnar Vingren, que iniciariam a propagação do pentecostalismo no Brasil (SYNAN, 2009, p. 212).

2.6 Thomas Ball Barrett. Pastor metodista da Noruega, que se tornou conhecido como o apóstolo pentecostal para a Europa setentrional e ocidental [...]. Viajou pela Suécia, Inglaterra, França e Alemanha, dando início ao movimento pentecostal nesses países. Sob sua a liderança, líderes como Lewi Pethrus na Suécia, Jonathan Paul na Alemanha e Alexander Boddy na Inglaterra ajudaram a impulsionar o movimento (ibidem, p. 21). De Chicago, por sua influência o movimento expandiu-se rapidamente para o Canadá, a Itália e a América do Sul. O movimento chegou nos Estados Unidos, Brasil, Argentina e Itália (ibidem, p. 21).

2.7 John Graham Lake. Foi poderosamente usado por Deus na África do Sul pregando o evangelho com sinais sobrenaturais. Fundou duas igrejas Pentecostais grandes e de influência, uma igreja de brancos com o nome “Missão da Fé Apostólica” e igreja com africanos com o nome de “Igreja Cristã de Zion” que é a igreja maior na África do Sul. No fim dos seus cinco anos da África do Sul, o trabalho missionário resultou em 1250 pregadores, 625 congregações e 100 mil convertidos (ibidem, p. 22).

III – CARACTERÍSTICAS DO VERDADEIRO AVIVAMENTO

Vejamos algumas características de um real avivamento espiritual de acordo com a Bíblia:

• Confissão e abandono dos pecados (2Cr 34.19,30-33; Ne 9; Ed 8.21; Sl 51.1,17; Pv 28.13; Jl 2.13);

• Perseverança na Palavra (At 2.42);

• Exercício da comunhão (Sl 133.1; At 2.42);

• Perseverança na oração (Mt 6.33; At 2.42);

• Pratica do temor a Deus (At 2.43);

• Desprendimento dos bens materiais (At 2.44,45; Cl 3.1-3);

• Desejo em congregar (Sl 122.1; At 2.46).

CONCLUSÃO

Nesta lição aprendemos que Deus deseja operar nas igrejas no mundo e promover um poderoso avivamento espiritual que alcance as nações. Entretanto, é preciso buscar o poder do Espírito Santo com perseverante fervor. Que o Santo Espírito sopre o aviva-mento espiritual e que o uso abundante dos dons espirituais continue real e abundante em nossos cultos com mais fervor.

REFERÊNCIAS

• ANDRADE, Claudionor Correia de. Fundamentos bíblicos de um autêntico avivamento. CPAD.

• STAMPS, Donald. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.

• CONDE, Emílio. O testemunho dos séculos: história e doutrina. CPAD.

• CURTIS, A. Kenneth. Os 100 acontecimentos mais importantes da história do cristianismo. Vida.

• GILBERTO, Antônio. Verdades pentecostais. CPAD.

• SYNAN, Vinson. O século do Espírito Santo: 100 anos do avivamento pentecostal e carismático. Vida.

• OLIVEIRA, José de. Breve história do movimento pentecostal: dos Atos dos apóstolos aos dias de hoje. CPAD.

Fonte: http://portal.rbc1.com.br/licoes-biblicas/index/ Acesso em 13 de Fev. de 2023