ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2023
Adultos - AVIVA A TUA OBRA - O chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus
COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA
COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS
LIÇÃO Nº 5 – O AVIVAMENTO NA VIDA DA IGREJA
Texto: Atos 2.1-13
Introdução: Ao longo dos anos, a Igreja experimenta avivamentos por meio do batismo no Espírito Santo e da atualidade dos dons espirituais.
I- O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO E O PÚBLICO-ALVO
1- O chamado abrangente de Jesus
1.1. A Primeira condição para receber o Batismo no Espírito Santo é passar pela experiência de salvação.
a. É preciso arrepender-se e crer no Evangelho (Mc 1.15)
. Sem arrependimento e fé, não há salvação
1.2. A segunda condição é obedecer a Deus
a. É a prova de que o nosso arrependimento e fé devem produzir frutos dignos (1Jo 5.2-4)
1.3. A terceira condição é santificar-se
a. A bíblia é bem clara: sem santificação, ninguém verá a Deus (Hb 12.14)
1.4. Esse chamado de Jesus é para todas as pessoas.
a. Jesus antecede a experiência do batismo no Espírito Santo
2- A promessa é para todos os salvos
2.1. Os primeiros a receberem essa manifestação sobrenatural do Espírito Santo foram os discípulos
a. Se reuniram no cenáculo para perseverar em oração (At 1.12-14)
2.2. Os discípulos esperavam o cumprimento da promessa feita por Jesus (At 2.1; cf.1.4,5,8)
a. O Espírito Santo foi derramado sobre todos os que estavam reunido na casa (At 2.1,2)
. O Espírito Santo veio sobre eles de repente
2.3. Essa promessa é atemporal e perene (At 2.39)
a. O batismo no Espírito Santo é para todos os salvos em todas as épocas
b. O batismo no Espírito Santo é para todos os salvos em todas as culturas
c. O batismo no Espírito Santo é para todos os salvos em todas as geografias
3- O engano dos cessacionistas
3.1. O cessacionismo
a. É uma corrente da Teologia Reformada e de algumas igrejas históricas,
. Essa corrente afirma que os dons espirituais cessaram na vida da Igreja
. Essa corrente afirma que o batismo no Espírito Santo era apenas para os dias apostólicos
. Essa corrente afirma que os dons espirituais eram apenas para os dias apostólicos
. Há uma “ginástica de interpretação bíblica” para justificar essa invencionice histórica
3.2. Há outros que, seguindo seus teólogos, afirmam que o batismo no Espírito Santo é a própria conversão
3.3. O batismo no Espírito Santo é uma experiência distinta da salvação
a. Todos os discípulos que receberam o batismo no Espírito já eram salvos
b. Os dons espirituais transbordaram os limites da igreja apostólica
3.4. Nós pentecostais afirmamos que:
a. O batismo no Espírito Santo com evidência física de falar em línguas estranhas
b. A atualidade dos dons espirituais na vida da Igreja
II – O DINAMISMO DA IGREJA APOSTÓLICA
1- A Igreja nasce avivada
1.1. Do ponto de vista histórico, a Igreja passou a existir no dia de Pentecostes
a. Começou a existir sob a atuação direta do Espírito Santo.
b. A Igreja nasceu avivada
1.2. A Igreja foi consagrada pela descida do Espírito Santo (At 2)
. Isso nos faz lembrar quando o Tabernáculo foi consagrado pela descida da glória divina (Êx 40.34,35)
1.3. Portanto, ali no Pentecostes, o Senhor da Igreja iniciou o maior avivamento da história humana
2- A Igreja depois do Pentecostes
2.1. Os sinais do poder de Deus nos Atos dos Apóstolos podem ser resumidos assim:
a. Conversões e Batismos; frutos do avivamento espiritual em Jerusalém. (At 2.41)
2.2. Após o Pentecostes, a Igreja Apostólica pregava na autoridade do nome de Jesus, na unção e no poder do Espírito Santo, havia:
a. Perseverança na doutrina, na comunhão e na oração (At 2.42);
b. Temor, sinais e maravilhas (2.43)
c. O cuidado especial para com os irmãos carentes (2.44,45; 4.32,33).
2.3. O avivamento espiritual da Igreja Apostólica revela um profundo compromisso em duas esferas:
a. Espiritual (Piedade - Palavra e Oração)
b. Social (Comunhão - suprir a carência)
III – UM MINISTÉRIO UNGIDO PARA OS DIAS ATUAIS
1- Na unção do Espírito Santo
1.1. A pregação cristã deve ser acompanhada de poder, sinais e milagres
a. Esses sinais podem ser manifestos por meio de salvação de vidas para Jesus
b. Esses sinais podem ser manifestos por meio da expulsão de demônios;
c. Esses sinais podem ser manifestos por meio da Imposição de mãos sobre os enfermos para serem curados (Mc 16.18).
1.2. Um ministério avivado, ungido pelo Espírito Santo, é indispensável à missão da Igreja nestes dias
2- Autenticado por Deus
2.1. O que é necessário para um ministério ungido
a. A hermenêutica, a exegese e a homilética ajudam, mas não batam.
b. É preciso que Deus aprove o trabalho do obreiro (Mc 16.20)
2.2. O modelo da pregação do Novo Testamento é uma mensagem confirmada pelos sinais e prodígios de Deus
3- Glorifica a Cristo
3.1. O ministério ungido pelo Espírito glorifica a Cristo e não o homem.
a. Jesus declarou que a missão do Espírito Santo é glorificá-lo (Jo 16.13,14).
b. Toda mensagem do Evangelho e atividade sob a direção do Espírito Santo devem glorificar a Cristo (1Co 10.31)
c. Deus em Cristo é que deve ser glorificado a partir de nossa instrumentalidade na obra do Senhor.
Conclusão: A Igreja Apostólica nasceu sob o avivamento do Pentecostes, debaixo do glorioso batismo no Espírito Santo. Ao longo de sua história, aprendemos que a razão do seu êxito não foi o conhecimento humano de seus pregadores, membros e congregados. O que fez toda a diferença no ministério da Igreja Apostólica foi a unção do Espírito Santo sobre essa igreja. Não podemos deixar a chama apagar. A unção do Espírito Santo continua disponível hoje.
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