Lição 4 - O ministério avivado de Jesus I

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2023

Adultos - AVIVA A TUA OBRA - O chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus

COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA

COMENTÁRIO: PR. CARAMURU AFONSO FRANCISCO

LIÇÃO Nº 4 – O MINISTÉRIO AVIVADO DE JESUS

Jesus exerceu Seu ministério cheio do Espírito Santo.

INTRODUÇÃO

- Na sequência do estudo do chamado das Escrituras para o quebrantamento e o poder de Deus, veremos o ministério de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo sob este prisma.

- Jesus exerceu Seu ministério cheio do Espírito Santo.

I – NOTAS SOBRE O MINISTÉRIO DE JESUS

- Na sequência do estudo sobre o avivamento, o chamado das Escrituras para o quebrantamento e o poder de Deus, analisaremos, sob este prisma, o ministério de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

- Para que haja um correto entendimento do tema, faz-se preciso, por primeiro, dizer o que é o “ministério de Jesus” e como deve ser Ele entendido.

- O título da lição é o “ministério avivado de Jesus”, ou seja, temos, de pronto, a noção de que o ministério de Jesus foi um “ministério avivado”, ou seja, um ministério em que o avivamento foi uma constante.

- Mas aí vem uma primeira questão. Mas Jesus precisava ser “avivado”? Não é Ele a própria vida (Cf. Jo.1:4: 14:6)?

- Temos aqui, portanto, que bem delinear do que estamos a analisar. Jesus é o Filho de Deus, a Segunda Pessoa da Trindade, é Deus e, como tal, é a própria vida. Entretanto, não é disto que iremos tratar.

- Nós estamos aqui a tratar do “ministério de Jesus” e, quando falamos em “ministério”, falamos de “ação do ministro”. Ora, “ministro” nada mais é que “servo”. Quando falamos de ministério, portanto, estamos a falar de serviço, de um trabalho, de uma obra realizada.

- Na Sua oração sacerdotal, Jesus deixou bem claro que havia vindo a este mundo para realizar uma obra determinada pelo Pai (Jo.17:4). Assim, o “ministério” tem a ver com Jesus Cristo homem, o Verbo que Se fez carne e habitou entre nós (Jo.1:14).

- O ministério de Jesus abrange, portanto, o serviço empreendido por Cristo neste mundo, ao Se humanizar e a cumprir, assim, as profecias que indicavam a vinda do “Servo do Senhor”, como vemos, por exemplo, em algumas passagens do livro do profeta Isaías, onde há, inclusive, os “cânticos do Servo” (Is.42:1-4; 49:1-6; 50:4-9; 52:13-53:12).

- Destarte, o ministério de Jesus somente se inicia quando Ele vai até João Batista para ser batizado no rio Jordão, quando tinha cerca de trinta anos (Lc.3:23), ministério que teve a duração de três anos e meio, o que se deduz pelo fato de, nos Evangelhos, serem registradas três Páscoas às quais Jesus compareceu já no exercício de Seu ministério.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

 COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. CARAMURU AFONSO FRANCISCO

Esboço da Lição 4 - O ministério avivado de Jesus - Pr. Caramuru Afonso Francisco.pdf
Filename: Esboço da Lição 4 - O ministério avivado de Jesus - Pr. Caramuru Afonso Francisco.pdf
Size: 385.07 KB
Slides da Lição 4 - O ministério avivado de Jesus - Pr. Caramuru Afonso Francisco.pdf
Filename: Slides da Lição 4 - O ministério avivado de Jesus - Pr. Caramuru Afonso Francisco.pdf
Size: 973.91 KB