Lição 2 - O avivamento no Antigo Testamento IV

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - IBOTIRAMA/BA

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2023

Adultos - AVIVA A TUA OBRA - O chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus

COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA

COMENTÁRIO: PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES

LIÇÃO Nº 2 – O AVIVAMENTO NO ANTIGO TESTAMENTO

INTRODUÇÃO

- Dentre muitas descrições que se possam elaborar sobre o que é um avivamento, a mais categórica e segura de todas é que se trata do retorno do povo de Deus à sua santa palavra. Isso já aconteceu antes na história e será explanado aqui neste estudo bíblico.

I – TEXTO BÍBLICO

(2 Crônicas 34.29-33)

II – O AVIVAMENTO E REAVIVAMENTE NOANTIGO TESTAMENTO

1 – Avivamento

- “Também a Sete nasceu um filho, a quem deu o nome de Enos. Nessa época começou-se a invocar o nome do SENHOR”. (Gn. 4:26). Este foi o primeiro avivamento espiritual da História. A humanidade era constituída pela linhagem ímpia de Caim e pela linhagem piedosa de Sete.

- Caim repete os padrões de seus pais, e não os padrões de Deus. Seus pais, Adão e Eva, “esconderam-se da presença do Senhor” (Gn. 3:8). Caim “afastou-se da presença do Senhor” e foi viver na terra de Node, a leste do Éden. (Gn. 4:16). Com a descendência de Caim vem a urbanização: “Depois Caim fundou uma cidade, à qual deu o nome do seu filho Enoque”. (Gn. 4:17). Vem a tecnologia: “Ada deu à luz Jabal, que foi o pai daqueles que moram em tendas e criam rebanhos. O nome do irmão dele era Jubal, que foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta. Zilá também deu à luz um filho, chamado Tubalcaim, que fabricava todo tipo de ferramentas de bronze e de ferro”. (Gn. 4:20-22). Mas essa engenhosidade não reduz em nada os efeitos do pecado. Assim, a humanidade continuava demonstrando absoluta indiferença para com Deus e seguia em declínio moral.

- É nesta condição de decadência que surge o primeiro avivamento espiritual da História. “Novamente Adão teve relações com sua mulher, e ela deu à luz outro filho, a quem chamou Sete, dizendo: Deus me concedeu um filho no lugar de Abel, visto que Caim o matou. Também a Sete nasceu um filho, a quem deu o nome de Enos. Nessa época começou-se a invocar o nome do SENHOR”. Então acontece o primeiro avivamento na História. Com Enos, filho de Sete o nome do Senhor começa a ser invocado, honrado, respeitado. A humanidade passa a ter um referencial de vida, de caráter, de integridade.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES