Lição 3 - O avivamento em o Novo Testamento II

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS CELEBRANDO AO REI - AMERICANA/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2023

Adultos - AVIVA A TUA OBRA - O chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus

COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA

COMPLEMENTOS, ILUSTRAÇÕES E VÍDEOS: PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

LIÇÃO Nº 3 – O AVIVAMENTO EM O NOVO TESTAMENTO

...

COMENTÁRIO

INTRODUÇÃO

Vamos procurar captar nos livros do Novo Testamento algum indicativo de avivamento nesta lição. Nos evangelhos vemos o próprio JESUS CRISTO, cheio do ESPÍRITO SANTO, trazendo avivamento por onde passava, pregando, ensinando e curando a todos, o que indica a comprovação deste avivamento. O reino de DEUS é evidenciado na terra nesses dias.

Os apóstolos, na perseguição da imitação de JESUS CRISTO, foram chamados cristão por colocarem em prática a mesma forma de demonstrar o reino de DEUS e salvação em JESUS CRISTO. Nas epístolas e livros escritos por Mateus, Marcos, Lucas, João, Tiago, Pedro e Judas vemos pregação, ensino e sinais, prodígios e maravilhas comprovando a mensagem do evangelho por eles transmitido.

Os livros do Novo Testamento e seus autores

Os Evangelhos

A primeira parte da história do Novo Testamento é formada pelos quatro Evangelhos, que significa “boas notícias”. São eles:

Evangelho segundo Mateus: escrito por Mateus, também chamado de Levi, apóstolo de JESUS;

Evangelho segundo Marcos: escrito por Marcos, conhecido por João Marcos, mencionado em Atos 12:12, Cl. 4:10, etc;

Evangelho segundo Lucas: escrito por Lucas, "o médico amado" (Cl 4:14), também é o autor do livro de Atos;

Evangelho segundo João: escrito por João, um dos 12 apóstolos de JESUS, autor de 3 cartas e do Apocalipse.

Esses 4 primeiros livros narram a história de JESUS, desde o seu nascimento até sua morte e ressurreição, na visão de seus discípulos que o acompanharam durante sua trajetória.

Mateus, o primeiro livro do Novo Testamento, apresenta JESUS como o Messias prometido por DEUS no Antigo Testamento. Marcos apresenta JESUS como o servo de DEUS, que veio à terra a fim de cumprir as ordens do seu Pai.

Lucas, por sua vez, o anuncia como o Filho do Homem, como forma de mostrar o lado humano de CRISTO. Já João apresenta o lado divino de JESUS, chamando-o de Filho de DEUS.

Nos Evangelhos, a morte e ressurreição de JESUS CRISTO é apresentada como a vitória do bem contra o mal, sendo ele anunciado como O Filho de DEUS, que venceu o pecado da humanidade, proporcionando a graça e o perdão de DEUS.

O Livro Histórico

A segunda parte da história do Novo Testamento é constituída pelo Livro Histórico denominado por Atos dos Apóstolos, escrito por Lucas, companheiro de viagem de Paulo e Barnabé. O livro de Atos é uma continuação do livro de Lucas, dirigido a Teófilo (At. 1:1)

O Livro de Atos conta a história da primeira expansão da igreja após a morte de JESUS CRISTO. Ao ressuscitar, JESUS capacitou alguns de seus seguidores através do ESPÍRITO SANTO, denominando-os apóstolos, que significa “os enviados”.

A narração gira em torno de como os apóstolos propagaram o Evangelho de JESUS, orientando pessoas à fé, formando assim uma nova comunidade cristã e igrejas. Um dos principais personagens deste livro é o apóstolo Paulo, autor de várias cartas que orientavam as igrejas locais da época.

As Epístolas

A terceira parte do Novo Testamento é composta pelas Cartas (Epístolas) dos Apóstolos às novas igrejas fundadas. Essa parte é subdividida em outras duas: as treze Epístolas de Paulo, escritas pelo apóstolo Paulo, e as Epístolas Gerais, escritas por outros apóstolos.

As treze Epístolas de Paulo são:

Carta aos Romanos - em que o apóstolo escreve sobre a justiça de DEUS, justificação pela fé e o ensinamento sobre a salvação;
1ª Carta aos Coríntios - fala sobre as divisões e questionamentos que estavam acontecendo na igreja; fala sobre orar em línguas para edificação própria, regulamentação dos Dons, Amor perfeito e serviço cristão.

2ª Carta aos Coríntios - Paulo faz um alerta sobre falsos profetas e orienta a igreja a enfrentar os problemas através do amor e a ajuda da Igreja aos necessitados;
Carta aos Gálatas - explica que a salvação vem somente através da fé em JESUS CRISTO, o perigo de procurar justificação pela Lei;

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA