Lição 2 - O avivamento no Antigo Testamento VI

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2023

Adultos - AVIVA A TUA OBRA - O chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus

COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO Nº 2 – O AVIVAMENTO NO ANTIGO TESTAMENTO

Nesta lição, veremos como decorreu o avivamento espiritual no Antigo Testamento. Ao observarmos a história de Israel, aprendemos que o avivamento trata-se de uma necessidade contínua entre o povo de Deus. Sempre que um grande líder falecia ou mesmo um rei descomprometido com Deus assumia o trono, o povo se acomodava espiritualmente e negava a fé. Israel demonstrou esse tipo de comportamento por várias vezes. Esse fato nos leva a crer que Deus sempre levanta líderes que sejam instrumentos da Sua bondade para trazer o Seu povo de volta ao comprometimento com uma fé genuína e à prática dos preceitos e valores da Sua santa Palavra.

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

PANORAMA DOS AVIVAMENTOS NO ANTIGO TESTAMENTO

Como temos visto, antes de haver um avivamento, sempre houve uma situação de crise espiritual e moral; sempre houve uma decadência ou afastamento de alguém, de uma liderança, de um povo ou de uma igreja para longe de Deus. Na época de Samuel, o povo de Israel entrou por um caminho perigoso de desobediência. O sacerdote Eli, homem chamado por Deus, começou bem, mas terminou mal o seu ministério. Eli deixou-se levar pelas atitudes pecaminosas dos filhos e não os repreendeu. Deus rejeitou-o (1 Sm 3.13,14). No seu lugar, Deus levantou Samuel, reconhecido pelo povo como “profeta do SENHOR” (1 Sm 3.20,21).

Temos visto isso desde os tempos de Moisés. Sempre que há a ausência de uma liderança que esteja fazendo a vontade de Deus, e conduzindo o povo a seguir o seu exemplo, toda a nação abandonava o caminho correto e seguia em direção oposta aos preceitos contidos na Lei do Senhor. Esse afastamento trazia um grande momento de crise, como consequência dos seus pecados.
Mas também encontramos no contexto bíblico que Deus sempre levantou alguém para ser a liderança responsável para conduzir o povo a um grande avivamento. Josias é um grande exemplo disso.

Ele, após ouvir o que estava contido no livro da Lei que foi achado, rasgou as suas vestes e convocou o povo para o arrependimento e consequente avivamento da parte de Deus.

Certamente o livro foi perdido depois do avivamento no tempo de Ezequias, quando Manassés, envolvido pela abominação e idolatria, permitiu que a Lei fosse relegada a um plano inferior e finalmente esquecida. Mas agora foi encontrada entre os monturos do templo […] Logo que o Livro do Concerto foi encontrado pelo sumo sacerdote Hilquias, este o deu a Safã, o escrivão, que o leu e imediatamente levou-o à presença do rei. Josias quando ouviu as palavras do livro, humilhou-se diante do Senhor, rasgando as suas vestes.

Perceba que o fator crítico que gerou o afastamento e esfriamento espiritual do povo, ao longo dos tempos, foi o desprezo pela Palavra de Deus. Sempre que há um distanciamento da observância da Lei do Senhor, o povo também se afasta da presença dEle, fazendo-se necessário um retorno à ouvir e obedecer as Sagradas Letras.

Destaque

Em todas as vezes que o Senhor trouxe avivamento espiritual ao Seu povo, o ensino da Lei de Deus se tornou prioridade. Estudar os testemunhos e as instruções deixados por Moisés fazia com que o povo rememorasse os grandes feitos do Senhor durante a travessia do deserto, quando foram libertados da Casa de servidão (Is 46.9,10; Jr 3.21,22). Essas memórias operavam na motivação dos israelitas e despertavam o anseio das gerações posteriores por viver as mesmas maravilhas que os seus antepassados experimentaram. Na época de Josias, a leitura e a observação da Lei despertaram o avivamento espiritual que a nação tanto precisava (2 Rs 23.1-3).

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA