Lição 13 - O Senhor está ali II

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS CELEBRANDO AO REI - AMERICANA/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2022

Adultos - A JUSTIÇA DIVINA - A preparação do povo de Deus para os últimos dias no livro de Ezequiel

COMENTARISTA: ESEQUIAS SOARES DA SILVA

COMPLEMENTOS, ILUSTRAÇÕES E VÍDEOS: PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

LIÇÃO Nº 13 – O SENHOR ESTÁ ALI

...

COMENTÁRIOS EXTRAS DA LIÇÃO

URGENTE distinguir a diferença entre a Jerusalém do Milênio (Jerusalém de baixo - Terrestre) da Nova Jerusalém do mundo vindouro (Jerusalém de cima - Celeste).

A cidade de Jerusalém nunca teve a sua área territorial quadrada e nem a sua arquitetura em nenhum período histórico. O que o profeta está revelando é algo novo até então, é uma figura da Nova Jerusalém no céu, na Nova Terra e Novos Céus - espiritual.

A Jerusalém histórica do período de Ezequiel e Jeremias possuía 12 portas.

AS 12 PORTAS DE JERUSALÉM

1. Porta das Ovelhas (Ne 3.1)

2. Porta do Peixe (Ne 3.3)

3. Porta Velha (Ne 3.6)

4. Porta do Vale (Ne 3.13)

5. Porta do Monturo (Ne 3.14)

6. Porta da Fonte (Ne 3.15)

7. Porta das Águas (Ne 3.26)

8. Porta dos Cavalos (Ne 3.28)

9. Porta Oriental (Ne 3.29)

10. Porta da Guarda (Ne 3.31)

11. Porta de Efraim (Ne 12.39)

12. Porta do Gado (Ne 12.39)

VEJA ESTUDO ABAIXO

O arquiteto e construtor da Nova Jerusalém é o próprio DEUS (Hb 11.10).

A lista dos nomes das 12 Tribos de Israel, de Ezequiel segue no sentido horário a partir do norte da cidade com Rúben, Judá e Levi (v.31); leste, ou oriente: José, Benjamim e Dã (v.32); sul: Simeão, Issacar e Zebulom (v.33); oeste, ou ocidente: Gade, Aser e Naftali (v.34).

O nome nas doze portas da Jerusalém milenial, bem como na Nova Jerusalém, tem por propósito a memória dos filhos de Israel.

O SENHOR ESTÁ ALI - Esse é o novo nome da Cidade de Jerusalém depois de sua purificação e restauração espiritual, sem deixar lembranças da idolatria, prostituição e violência. O nome Jerusalém não conseguiu deletar, da memória do povo, as abominações do passado, por isso esse nome precisa ser mudado.

Nomes da cidade de Jerusalém:

Salém (Sl 76.2), que significa paz (Hb 7.2), desde os dias do patriarca Abraão (Gn 14.18).

Jebus (Jz 19.10) - Esteve sob o domínio dos jebuseus e só foi conquistada por Davi depois de alguns séculos da conquista de Canaã.

Cidade de Davi (2 Sm 5.6,7) - É chamada também assim.

Sião (Is 2.3) - monte do Senhor, à casa do DEUS de Jacó.

Ariel (Is 29.1,2)- Ai de Ariel, da cidade de Ariel, em que Davi assentou o seu arraial.

Jerusalém é o nome mais conhecido e significa “cidade de paz”. Em Ezequiel; a cidade é identificada como em Apocalipse (Ap 20.1-6) “Arraial dos santos, a

cidade amada” (Ap 20.9).

Mas o nome divino [...] ‘O SENHOR Está Ali’, é o novo nome dado à cidade no Milênio, o objetivo é dissociar o nome de Jerusalém com os pecados passados.”

Nomes de DEUS

O próprio DEUS se identifica a si mesmo como há-Shem, “o Nome” (2 Sm 6.2).

NOME שם shem

nome - reputação, fama, glória - o Nome (como designação de DEUS) - memorial, monumento

Cinco palavras hebraicas do Antigo Testamento são de essencial importância na discussão dos vários nomes e títulos simples e compostos de DEUS. No Antigo Testamento, como na literatura religiosa dós cananeus, nomes divinos sinônimos frequentemente aparecem para a mesma divindade, como também apelações usadas com paralelismo na poesia. Nenhuma inferência de politeísmo pode ser extraída de tal uso. Para o significado do conceito de “nome” na época da Bíblia, veja Nome(s).

1. Adonai.

Um título honorário usado tanto como um plural intensivo de posto, significando “Amo”, “Soberano” ou “Senhor”, como um apelativo significando “Meu Senhor”. Sua forma alternativa aparece em Salmos 110.1 onde se lê: “Disse o Senhor [Yahweh] ao meu Senhor [Adonai] O texto em Mateus 22.41-45 mostra como CRISTO identificou este título consigo mesmo. O equivalente grego é Kyrios, “Senhor”, representando tanto Yahweh como Adonai na versão LXX do Antigo Testamento. No Novo Testamento, é aplicado igualmente a CRISTO, ao Pai e ao ESPÍRITO SANTO.

2. El.

A palavra hebraica ’el, que tem formas cognatas em outras línguas semitas, significa “aquele que é forte”, um ser ou líder poderoso, um DEUS no sentido mais amplo, seja verdadeiro ou falso. Como theos, Deus é a palavra genérica para divindade. A forma plural “elohim” em muitos contextos deve ser traduzida como “deuses”. Estes deuses podem ser meros ídolos de madeira, metal ou pedra (Is 44.10,15,17; 46.6), El era o nome do “deus elevado” ou chefe do panteão dos cananeus. Entre os israelitas, El era frequentemente usado para falar sobre o seu DEUS, para descrevê-lo, e como um elemento de nomes compostos (por exemplo, El Shaddai “Emanuel” - DEUS todo poderoso aqui conosco).

3. Elohim.

Esta forma plural da palavra similar ’eloah (encontrada 42 vezes em Jó) é usada para deuses e deusas das nações vizinhas, mas principalmente significando o verdadeiro DEUS de Israel com o sentido de única Divindade suprema (Gn 1.1 etc.; 3.5; Dt 4.35,39; Jr 10.10). Como a palavra hebraica comum para DEUS, ela corresponde ao substantivo comum “deus”, e, portanto, é aplicável ao conceito da divindade em contraste com o homem e com os seres criados. A forma plural com referência a unia divindade em particular não é exclusiva do Antigo Testamento hebraico, mas seu uso muito frequente na versão hebraica era quase certamente encorajado pela crença dos israelitas de que o seu DEUS era o único DEUS verdadeiro e, portanto, a soma e a totalidade da divindade eram inerentes a Ele. Veja Elohim; DEUS.

4. Elyon, El Elyon.

Elyon, o “Altíssimo”, é encontrado como uma designação para DEUS em Números 24.16; Deuteronômio 32.8; 2 Samuel 22.14; Salmo 9.2 e mais 11 vezes; Isaías 14,14; Lamentações 3.35,38. Na LXX e no Novo Testamento, esse título aparece como a palavra grega hupsistos (por exemplo, em Lc 1.32; At 7.48). A expressão 'El 'Elyon, “o DEUS Altíssimo”, é particular mente significativa quando usada por Melquisedeque (Gn 14.18-20). A expressão refere- se aos seres divinos na literatura sagrada dos cananeus encontrada em Ras Shamra (q.v.).

5. Yahweh.

Este é o nome mais significativo de DEUS do Antigo Testamento, porque é o nome próprio pessoal que Israel tinha para o seu DEUS. Por essa razão, na época pós-exílio, começou a ser considerado tão sagrado que nunca era pronunciado. Ao invés disso, se usava em substituição ao termo Adonai. Nos séculos VI e VII d.C,, os estudantes judeus masoréticos combinaram as vogais de Adonai com as consoantes YHWH para lembrar o leitor da sinagoga de que deveria pronunciar o nome como Adonai. Mas aquelas consoantes e vogais formam o nome Jeová, uma forma atestada pela primeira vez por volta do ano 1220 d.C.

Quanto às versões inglesas da Bíblia Sagrada, Jeová é a grafia normalmente usada na versão ASV, seguindo suas poucas ocorrências na versão RSV, como tradução de Yahweh. A substituição das vogais só pode ser compreendida se percebermos que as Escrituras originais em hebraico não continham vogais escritas. As palavras hebraicas consistiam somente de consoantes, e as vogais eram acrescentadas pela exigência do contexto, ou de memória.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA