Lição 12 - Imersos no Espírito nos Últimos Dias II

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS CELEBRANDO AO REI - AMERICANA/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2022

Adultos - A JUSTIÇA DIVINA - A preparação do povo de Deus para os últimos dias no livro de Ezequiel

COMENTARISTA: ESEQUIAS SOARES DA SILVA

COMPLEMENTOS, ILUSTRAÇÕES E VÍDEOS: PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

LIÇÃO Nº 12 – IMERSOS NO ESPÍRITO NOS ÚLTIMOS DIAS

...

COMENTÁRIOS EXTRAS - Pr Elinaldo Renovato de Lima - Casa Publicadora das Assembleias de DEUS

E, no último dia, o grande dia da festa, JESUS pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, que venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. E isso disse ele do ESPÍRITO, que haviam de receber os que nele cressem; porque o ESPÍRITO SANTO ainda não fora dado, por ainda JESUS não ter sido glorificado. (Jo 7.37-39)

Os que creem em JESUS são cheios do ESPÍRITO SANTO e desfrutam de uma vida plena de avivamento. Através da mensagem do evangelho por todo o mundo e a toda criatura, os povos da terra podem experimentar a presença de DEUS nas suas vidas, no seu ser, sendo revestidos de poder e ser cheios do ESPÍRITO SANTO. A promessa do batismo no ESPÍRITO SANTO trazida por JESUS não foi só para Israel, que a rejeitou de forma deprimente para o seu próprio prejuízo espiritual; foi para eles e para os confins da terra. JESUS proclamou na despedida dos discípulos: “Mas recebereis a virtude do ESPÍRITO SANTO, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1.8). A partir de Jerus além, a mensagem poderosa do evangelho de CRISTO espalhou-se por Israel e ultrapassou as suas fronteiras, chegando à Europa e a todos os continentes.

Neste capítulo, veremos como a mensagem de DEUS produziu episódios de avivamento em várias partes do mundo, notadamente nos séculos XVIII e XIX e também nos últimos séculos, mesmo em proporção menor. Cremos que, antes da vinda de JESUS para buscar a sua Igreja, poderá haver ainda um grande avivamento mundial, com a globalização do evangelho na unção do ESPÍRITO SANTO de DEUS.

I – O AVIVAMENTO NO TEMPO DE EZEQUIEL

Nenhum avivamento espiritual começa sem razão alguma, sem uma causa relevante, sem motivos que lhe deem origem de forma sobrenatural. O avivamento espiritual é como uma faísca, que dá início a um fogo ou a um incêndio, em alguém, em algum lugar. Já vimos que uma das condições para haver um avivamento é haver uma situação de fraqueza, de falta de ânimo, de letargia, nos corações de um povo ou de uma igreja. Às vezes, há situações em que se pode comparar a um “vale de ossos secos” (Ez 37.1-5). O profeta Ezequiel relatou uma situação tão difícil em que se encontrava a casa de Israel que demandava uma intervenção de DEUS no meio do seu povo para restaurar a sua vida espiritual.

1. DEUS Promete Restaurar Israel

O livro de Ezequiel mostra o contexto histórico em que se encontrava o seu povo no exílio babilônico por causa da sua desobediência e afastamento de DEUS. Eles foram levados cativos em três etapas. Na primeira etapa, em 605 a.C., foram levados para a Babilônia alguns jovens, dentre os quais Daniel e os seus três companheiros. A segunda etapa ocorreu em 597 a.C., quando cerca de 10 mil cativos foram levados para a Babilônia, no meio dos quais estava o profeta Ezequiel. A terceira etapa teve lugar quando, em 586 a.C., as tropas de Nabucodonosor destruíram completamente o Templo e a cidade e o restante do povo foi levado para a Babilônia. Ezequiel e Daniel foram levados cativos quando ainda eram adolescentes.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA