Lição 10 - A restauração nacional e espiritual de Israel VI

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2022

Adultos - A JUSTIÇA DIVINA - A preparação do povo de Deus para os últimos dias no livro de Ezequiel

COMENTARISTA: ESEQUIAS SOARES DA SILVA

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO Nº 10 – A RESTAURAÇÃO NACIONAL E ESPIRITUAL DE ISRAEL

A lição desta semana tem como tema central a restauração de Israel enquanto nação, bem como a restauração da sua condição espiritual diante de Deus. O juízo divino, profetizado por Ezequiel, veio sobre Judá. A nação entrou em colapso e se iniciou um processo de sofrimento tão doloroso por conta dos seus pecados que a cauterização de entendimento deu lugar a uma completa desesperança. O povo de Deus que havia sido levado em cativeiro perdeu completamente a expectativa de que o Senhor poderia trazer restauração à nação1.

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

SOBRE O SIGNIFICADO DO VALE DE OSSOS SECOS

Esta visão ilustra a promessa no cap. 36: uma nova vida e uma nação restaurada, social e espiritualmente. Os ossos secos representam os judeus cativeiro; eles estavam dispersos e mortos. Ezequiel sentia que falava com os mortos quando pregava para os exilados, porque eles raramente respondiam à sua mensagem. Mas, na visão, os ossos responderam! E da mesma maneira que Deus trouxe a vida aos ossos mortos, Ele traria a vida novamente para o seu povo, que estava espiritualmente morto.

A nação de Israel agora padecia de uma morte espiritual profunda. O povo padecia em cativeiro por causa de sua idolatria, e brevemente retornariam a sua terra mas nada seria como antes. A sequência de acontecimentos nos anos posteriores os espalhariam pelo mundo, e perderiam sua identidade nacional. O que está claramente revelado na visão dos ossos secos.

Os ossos secos representam os israelitas espalhados. A expressão: nós estamos cortados (Ez 37.11) é dramaticamente entendida da seguinte maneira: “estamos completamente arruinados”. A conexão dos nervos ou tendões, o aparecimento da carne (Ez 37.6) e a colocação do espírito (sopro) por Deus, é uma forma poética de dizer que os israelitas retornarão para a sua terra amada (Ez 37.12,14).

A visão apresenta esperança. Os judeus retornariam a sua terra e retornariam a “viver”, pois receberiam o Espírito do Senhor nos tempos do fim. Uma visão de esperança para um povo que padecia em um duro cativeiro.

Apesar de seus conflitos atuais, e a fata de paz que recai sobre aquela nação, Deus tem um propósito específico para os judeus. Embora sua desobediência nos tempos do Antigo Testamento, e rejeição do Messias e do Evangelho da Nova Aliança, Israel será restaurada espiritualmente, e quando isso acontecer, reconhecerão a Cristo como o Messias prometido, e, enfim, invocarão o nome do Senhor em retidão (Zc 13.9)5.

Destaque

É importante observar que, na visão do profeta, o vale de ossos secos se refere não apenas a Judá, mas também a Israel. Por esse motivo, a maioria dos oráculos de Ezequiel considera o Reino do Sul como Casa de Israel. Isso significa que, assim como o castigo divino veio sobre os dois reinos (Israel e Judá) a partir de seus respectivos cativeiros (Cativeiro de Israel – 722 a.C.; Cativeiro de Judá – 586 a.C.), a restauração viria também num tempo em que os dois reinos seriam unificados. A reunificação já aconteceu, pois, a partir de 1948, Israel tornou-se novamente Estado Independente, reconhecido pela ONU.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA