Lição 10 - A restauração nacional e espiritual de Israel II

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS CELEBRANDO AO REI - AMERICANA/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2022

Adultos - A JUSTIÇA DIVINA - A preparação do povo de Deus para os últimos dias no livro de Ezequiel

COMENTARISTA: ESEQUIAS SOARES DA SILVA

COMPLEMENTOS, ILUSTRAÇÕES E VÍDEOS: PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

LIÇÃO Nº 10 – A RESTAURAÇÃO NACIONAL E ESPIRITUAL DE ISRAEL

...

BEP - CPAD

37.1-14 A MÃO DO SENHOR... OSSOS. Por meio do ESPÍRITO SANTO, Ezequiel vê numa visão um vale cheio de ossos secos. Os ossos representam toda a casa de Israel (v. 11), i.e., tanto Israel como Judá, no exílio, cuja esperança pereceu na dispersão entre os pagãos. DEUS mandou Ezequiel profetizar para os ossos (vv. 4-6). Os ossos, então, reviveram em duas etapas: (1) uma restauração nacional, ligada à terra (vv. 7,8), e (2) uma restauração espiritual, ligada a fé (vv. 9,10). Esta visão objetivou garantir aos exilados a sua restauração pelo poder de DEUS e o restabelecimento como nação na terra prometida, apesar das circunstâncias críticas de então (vv. 11-14). Não há menção da duração do tempo entre essas duas etapas. 37.10 O ESPÍRITO ENTROU NELES, E VIVERAM. A restauração de Israel à vida nos faz lembrar a criação do homem conforme relata Gn 2.7. Adão foi primeiro formado fisicamente, e a seguir, DEUS lhe deu o fôlego da vida .

Semelhantemente, a nação morta de Israel deveria primeiramente ser restaurada fisicamente, e depois, DEUS daria aos israelitas o fôlego de vida (i.e., derramaria sobre eles o seu ESPÍRITO).

37.12-14 À TERRA DE ISRAEL. A visão dos ossos vivificados teria seu cumprimento na restauração de Israel, não somente material, mas também espiritual. Essa restauração teve seu início no tempo de Ciro (cf. Ed 1), mas só terá pleno cumprimento quando DEUS congregar os israelitas na sua terra, nos tempos do fim, numa ocasião de grande despertamento espiritual. Muitos judeus crerão em JESUS CRISTO e o aceitarão como seu Messias antes de Ele voltar para estabelecer o seu reino (cf. Rm 11.15,25,26).

ISRAEL NO PLANO DIVINO PARA A SALVAÇÃO (BEP - CPAD)

Rm 9.6 “Não que a palavra de DEUS haja faltado, porque nem todos os que são de Israel são israelitas”.

INTRODUÇÃO.

Em Rm 9-11, Paulo trata da eleição de Israel no passado, da sua rejeição do evangelho no presente, e da sua salvação futura. Esses três capítulos foram escritos para responder à pergunta que os crentes judaicos faziam: como as promessas de DEUS a Abraão e à nação de Israel poderiam permanecer válidas, quando a nação de Israel, como um todo, não parece ter parte no evangelho? O presente estudo resume o argumento de Paulo.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA