Lição 9 - Gogue e Magogue: Um dia de juízo III

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ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2022

Adultos - A JUSTIÇA DIVINA - A preparação do povo de Deus para os últimos dias no livro de Ezequiel

COMENTARISTA: ESEQUIAS SOARES DA SILVA

COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS

LIÇÃO Nº 9 – GOGUE E MAGOGUE: UM DIA DE JUÍZO

Texto: Ezequiel 38.1-6; 39.1-10

Introdução: A palavra profética anuncia que, antes da restauração espiritual de Israel, virão Gogue e seu bando para invadir a Terra Santa, mas eles serão derrotados.

I – SOBRE A IDENTIDADE DOS POVOS INVASORES (PARTE 1)

1- Os invasores (Ez 38.6; 39.2)

1.1. A profecia deixa claro que essa invasão será:

a. para o “fim dos anos” (38.8)

b. “no fim dos dias” (38.16)

c. depois da restauração do Estado de Israel (38.12)

1.2. Quando acontecerá? (Ap 16.16)

a. Será antes da Grande Tribulação ou no início dela

1.3. Gogue

a. É da coalizão vindo da “banda do norte” e outros grupos do norte da África, como etíopes e os de Pute (Ez 38.5)

b. Essa informação geográfica é vaga e muito genérica, considerando a vasta extensão territorial e a multidão de povos que habitam ali

c. Ezequiel descreve a derrocada de Gogue e os seus confederados (Ez 39.4-6)

2- Compreendendo a profecia

2.1. O discurso de Ezequiel deixa claro que:

a. A mensagem não é para a sua geração

b. A mensagem é para quando Deus fizer regressar o seu povo da diáspora de todas as nações da terra (Ez 36.24; Am 9.14,15).

a. A Mensagem é para um tempo ainda distante

b. Esses oráculos divinos foram vazados na linguagem da época do destinatário original.

2.2. Como tornar a profecia compreensível e mais vívida em nossos dias?

a. Identifique esses povos no contexto em que vivia o profeta

b. Procure identificá-los nos tempos atuais, quando possível

3- Gogue (Ez 38.2a; 39.1a)

3.1. O nome “Gogue” fora da profecia de Ezequiel só aparece mais duas vezes nas Escrituras

a. Um descendente de Rúben, sem qualquer vínculo com a profecia (1Cr 5.4)

b. Na revolta de Satanás contra Deus e seu povo depois do Milênio, como outro acontecimento (Ap 20.8)

. Tais nomes em Apocalipse são emprestados de Ezequiel 38 e 39.

3.2. A Enciclopédia Judaica identifica Gogue com o rei Gyges

a. Também conhecido como Gogo, da Lídia, região da Anatólia, na atual Turquia asiática

b. Essa é a interpretação da maioria dos expositores do Antigo Testamento e dos arqueólogos

3.3. A descrição profética parece indicar um título diferente que não seja o nome pessoal de alguém, como:

. “Faraó”, no Egito

. “Xá”, na antiga Pérsia

. “César”, em Roma

II – SOBRE A IDENTIDADE DOS POVOS INVASORES (PARTE 2)

1. Magogue (Ez 38.2b; 39.1b, 6a)

1.1. É o nome de um descendente de Jafé, filho de Noé (Gn 10.2; 1Cr 1.5)

a. Aparece em Ezequiel como um lugar

1.2. As fontes antigas o incluem com os habitantes do Cáucaso, procedentes de Gomer

1.3. O historiador judeu Flávio Josefo (37-103 d.C.) identifica Magogue com os “citas”

a. Os citas são um conjunto de etnias nômades que viviam na região norte do Mar Negro e do Mar Cáspio.

b. Os citas aparecem no Novo Testamento juntamente com os bárbaros (Cl 3.11)

2. Meseque e Tubal (Ez 38.2c; 39.1c)

2.1. Tubal e Meseque são dois dos sete irmãos filhos de Jafé, filho de Noé (Gn 10.2)

a. Tubal e Meseque deram origem a Tabal e Mushki, reinos frigianos da Capadócia, na Anatólia, segundo inscrições assírias

b. Nessa coalizão aparece mais um da família de Jafé, Togarma, filho de Gomer (Gn 10.3)

. Gomer é o primeiro da lista dos filhos de Jafé, ele é identificado desde a antiguidade com o povo do Cáucaso

3- A coalização de Gogue (Ez 38.5)

3.1. Fazem parte do bando de Gogue mais cinco povos:

a. “persas, etíopes e os de Pute com eles, todos com escudo e capacete; Gomer e todas as suas tropas; a casa de Togarma” (Ez 38.5,6)

a. Todos eles são citados previamente nos oráculos de Ezequiel (Ez 27.10; 30.5)

3.2. A Bíblia hebraica emprega o nome cushe, para Etiópia e pute para Líbia

a. Cuxe e Pute são descendentes de Cam, filho de Noé (Gn 10.6; 1Cr 1.8)

3.3. O norte da profecia em relação a Israel inclui:

a. A Mesopotâmia

b. A Asia Menor

c. As regiões do Mar Negro

d. As regiões do Mar Cáspio

3.4. Os persas são os atuais iranianos

a. A Pérsia teve o nome mudado para o Irã em 1935

III – SOBRE O CONTEXTO ESCATOLOGICO

1- Gogue e Magogue

1.1. A mensagem contra ”Gogue, terra de Magogue, príncipe e chefe de Meseque e de Tubal” é uma das passagens mais difíceis das Escrituras (Ez 38.2; 39.1)

a. Muitos acreditam tratar-se de uma expressão genérica para indicar o futuro inimigo de Israel.

b. O rei Gyges, da Lídia, por exemplo, seria a figura do futuro inimigo de Israel que comandaria os seus confederados.

1.2. Segundo o Talmude, literatura religiosa muito antiga dos judeus, Gogue e Magogue são dois nomes paralelos de uma mesma nação.

1.3. Esses inimigos de Israel serão derrotados

a. Isso nos desperta a esperança da nossa vitória em Cristo, pois a profecia mostra que Deus está do lado do seu povo

2- Como a Rússia aparece nesse contexto?

2.1. A profecia afirma que Gogue é “príncipe e chefe de Meseque e de Tubal” (Ez 38.2; 39.1).

a. “Chefe” (Hb. ro’sh) “cabeça, chefe, pico, monte, parte superior”

b. Curiosamente, a Septuaginta traduziu o termo como substantivo próprio, árchonta Rhos, ”príncipe de Ros”

c. Isso é mantido na versão bíblica Tradução Brasileira e em algumas versões inglesas.

d. Foi a semelhança de sons que levou muitos estudiosos a identificarem os nomes:

. Roshe – Rússia

. Meseque – Moscou

. Torgama - Tobolsk, cidade russa

3- Origem da interpretação

3.1. A origem desse pensamento

a. Esse pensamento não veio dos pentecostais

b. Esse pensamento não se trata de uma ideia oriunda dos dispensacionalistas

c. Essa interpretação vem de longe, desde Gesenius (1787-1842), famoso orientalista alemão

. Em seu léxico hebraico, o Roshe de Ezequiel 38.2 são os russos

3.2. Depois da Guerra Fria, o assunto foi ficando no esquecimento

3.3. Com a guerra da Ucrânia em 2022, a relação entre Rússia e o Ocidente está voltando ao cenário mundial (o que era antes da Queda do Muro de Berlim em 1989)

Conclusão: É importante saber que a invasão de Gogue e o seu bando à terra de Israel é distinta da batalha do Armagedom, pois o ataque de Gogue será após a restauração de Israel, antes ou logo depois de começar a Grande Tribulação ao passo que o Armagedom se dará no final da Grande Tribulação. Cabe também ressaltar que essa invasão não é a mesma rebelião de ”Gogue e Magogue” (Ap 20.8), pois a profecia empresta de Ezequiel esses nomes.

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