Lição 5 - Contra os falsos profetas I

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2022

Adultos - A JUSTIÇA DIVINA - A preparação do povo de Deus para os últimos dias no livro de Ezequiel

COMENTARISTA: ESEQUIAS SOARES DA SILVA

COMENTÁRIO: PR. CARAMURU AFONSO FRANCISCO

LIÇÃO Nº 5 – CONTRA OS FALSOS PROFETAS

INTRODUÇÃO

- Muitas das mensagens de Ezequiel se voltaram contra os falsos profetas.

- Os dias de apostasia são dias de proliferação de falsos profetas.

I – OS FALSOS PROFETAS NO MEIO DO POVO DE DEUS

- Na continuidade do estudo do livro do profeta Ezequiel com uma perspectiva para os nossos dias, veremos a mensagem que o Senhor dá ao Seu servo contra os falsos profetas.

- A existência de falsos profetas no meio do povo de Deus pode causar estranheza num primeiro momento, já que seria do interesse do Senhor impedir que a mentira pudesse ter lugar no meio daqueles que O servem.

- No entanto, já na lei, o Senhor alertara o povo para esta realidade. Em Dt.13:1-11, é dito ao povo que deveria matar todo profeta que, realizando prodígios e sinais, viesse a trazer mensagem diferente da divina, incitando o povo à prática da idolatria e do pecado, mostrando, com isso, que não só haveria falsos profetas no meio de Israel, mas que eles teriam, inclusive, poderes sobrenaturais, a fim de trazer circunstâncias que aumentasse a sua credibilidade entre os seus concidadãos.

- Nesta oportunidade, aliás, o Senhor explica porque permitiria tal situação: “...o Senhor vosso Deus vos prova para saber se amais o Senhor, vosso Deus, com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma” (Dt.13:3).

- Deus permite que haja falsos profetas para que sejamos provados quanto ao amor por Ele. Quem ama a Deus, guarda a Sua Palavra (Jo.14:21,23) e não há melhor modo de provarmos nosso amor ao Senhor do que observando a Sua Palavra, rejeitando toda e qualquer mensagem que contrarie o que está escrito na Bíblia Sagrada.

- Amar a Deus é o primeiro e grande mandamento da lei (Mt.22:36-38). Ao permitir que haja falsos profetas, o Senhor nos estimula, nos incentiva, nos impele a cumprir o maior mandamento da lei, a provarmos que temos no amor a Ele a base de toda a nossa vida espiritual.

- A presença dos falsos profetas, portanto, é uma provação e toda provação, como sabemos, é um mal aparente que causa enorme benefício para o servo de Deus. Eis porque o Senhor permite que haja falsos profetas no meio do Seu povo.

- Além deste propósito divino, temos que observar que a presença de falsos profetas também faz com que lembremos a imperfeição que é ínsita à nossa natureza. Somos criaturas, somos meros homens e, como tal, somos imperfeitos, dependemos de Deus para nos completarmos, tanto que o Senhor instituiu os dons ministeriais na Igreja para que haja o aperfeiçoamento dos santos (Ef.4:11,12).

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

 COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. CARAMURU AFONSO FRANCISCO

Esboço da Lição 5 - Contra os falsos profetas - Pr. Caramuru Afonso Francisco.pdf
Filename: Esboço da Lição 5 - Contra os falsos profetas - Pr. Caramuru Afonso Francisco.pdf
Size: 466.41 KB
Slides da Lição 5 - Contra os falsos profetas - Pr. Caramuru Afonso Francisco.pdf
Filename: Slides da Lição 5 - Contra os falsos profetas - Pr. Caramuru Afonso Francisco.pdf
Size: 1131.86 KB