Lição 2 - Vem o Fim VI

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2022

Adultos - A JUSTIÇA DIVINA - A preparação do povo de Deus para os últimos dias no livro de Ezequiel

COMENTARISTA: ESEQUIAS SOARES DA SILVA

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO Nº 2 – VEM O FIM

Nesta lição aprenderemos que Deus, por intermédio de seus profetas, anunciou a respeito de um juízo inevitável que viria sobre o povo de Israel. Trata-se de um juízo final decretado sobre uma geração que, mesmo após muito ser repreendida, fazia pouco caso das advertências anunciadas pelos profetas (Pv 29.1). Entretanto, dessa vez, o juízo viria a pôr um fim aos pecados daquela geração. A expressão usada pelo profeta denota “um fim” de peso permanente sobre a terra de Israel. Está decretado um dia de juízo que virá sobre todos aqueles que praticaram a impiedade e, por conta do orgulho e presunção, experimentariam uma destruição completa, tal qual nunca houve desde que a nação fora introduzida na Terra Prometida.

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

SOBRE A PROFECIA

Na lição do próximo domingo trataremos sobre uma dura profecia anunciada pelo o profeta Ezequiel: “Vem o Fim!”. Invocando a autoridade divina, o profeta prediz a ruína de Israel como consequência de sua impiedade, revelando que brevemente uma grande e terrível destruição sobreviria sobre a terra e faria com que fossem julgados pelo Senhor no derramar de sua ira.

Na profecia temos uma advertência feita com a devida antecedência sobre a destruição da terra de Israel, que estava agora se aproximando rapidamente. Deus, através do profeta, não apenas envia avisos sobre ela, mas a repetirá nas mesmas expressões, para mostrar que a coisa é certa, que está próxima, que o próprio profeta está abalado por eles e deseja que eles também o estejam, mas os encontra surdos, estupefatos e impassíveis. Quando a cidade está em chamas, os homens não recorrem a palavras bonitas e a expressões incomuns para com elas fazerem um relato da situação, mas choram pelas ruas, em voz altas e lamuriosa: “Fogo! Fogo!” Assim o profeta aqui proclama: Um fim! Um fim! Ele chegou, Ele chegou! Eis que Ele chegou! Aqueles que tiver ouvidos para ouvir, ouça!3

O grande e terrível acontecimento se aproximava com muita pressa. O povo judeu estava confortável em sua situação pecaminosa, o que fazia aumentar o desprezo pelas palavras do profeta. Contudo, mesmo que pareça algo contrário pelos episódios que vemos, Deus sempre estará no controle de todas as coisas e o Seu juízo se aproxima com muita pressa.

No capítulo 7 vemos que Ezequiel predisse a completa destruição de Israel. O mal e o orgulhoso finalmente serão banidos. Mesmo que pareça que Deus ignora o mal e as pessoas orgulhosas, tenha a certeza de que o dia do julgamento virá, da mesma maneira que aconteceu ao povo de Israel. Deus está esperando pacientemente pelo arrependimento dos pecadores (2 Pe 3.9); mas quando o dia do Juízo chegar, nenhum ímpio sobreviverá. A sua decisão a respeito de Deus determinará o seu destino.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA