Lição 2 - A sutileza da banalização da Graça III

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ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2022

Adultos - OS ATAQUES CONTRA A IGREJA DE CRISTO - As sutilezas de Satanás nestes dias que antecedem a volta de Cristo

COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES DA COSTA GOMES

COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS

LIÇÃO Nº 2  – A SUTILEZA DA BANALIZAÇÃO DA GRAÇA

Texto: Efésios 2.4-10

Introdução: A graça de Deus não é barata. Ela requer arrependimento, novo comportamento, ou seja, Nova vida em Cristo

I – COMPREENDENDO A GRAÇA

1- A graça é divina.

1.1. A origem da graça está inteiramente em Deus

. Deus quis salvar os homens (1Co 1.21)

1.2. Ninguém pode salvar a si mesmo

2- A graça é imerecida.

2.1. Ninguém merecia a graça e nem tinha como merecê-la

. Não há uma pessoa justa que a mereça (Rm 3.10)

. Nossa justiça própria é como trapo da imundícia (Is 64.6)

. Não é pelas obras (Rm 11.6)

2.2. O homem pecador se assemelha a um devedor que não tem como pagar (Lc 7.42; Ef 2.4,5)

II – A GRAÇA NO CONTEXTO BÍBLICO

1- A necessidade da graça.

1.1. Ela é necessária por causa do pecado do homem

. Adão foi tentado (Gn 3.6)

. Adão não foi coagido a pecar (Gn 2.16,17)

. Deus responsabilizou Adão por sua desobediência (Gn 3.17)

. Adão desobedeceu e pecou (Rm 5.12a)

1.2. Ela é necessária por causa das consequências que o pecado produziu

. Adão era o cabeça da raça e como tal todos os homens estavam sob seus lombos (Rm 5.12b; Gn 3.23).

1.3. A justiça e o amor de Deus

. Uma das consequências advindas da Queda foi a necessidade da satisfação da justiça divina

. A justiça de Deus exige punição (Sl 9.7,8)

. O amor de Deus pela humanidade levou-o a prover a cruz como o meio de justificação (1Tm 2.5; Jo 3.16).

. Em Cristo Jesus, portanto, Deus manifesta o seu grande amor pela humanidade e vê nEle sua justiça satisfeita (Rm 1.17)

2- A extensão da graça.

2.1. As Escrituras afirmam que Deus quer salvar a todos (1 Tm 2.4).

. Todos serão aceitos por Deus se receberem a graça divina, Cristo Jesus (Mc 16.16; Jo 6.47)

. A graça é universal (Tt 2.11)

. Agora, na graça, podemos chegar ao trono da graça (Hb 4.16)

III – A GRAÇA NO CONTEXTO DA REFORMA

1- A corrupção da doutrina da graça.

1.1. De uma forma direta, pode-se afirmar que a Reforma surge como uma resposta ao enfraquecimento, deturpação e negação da doutrina da graça, que no período medieval, havia sido totalmente desconfigurada. A salvação pelas obras havia substituído a salvação pela fé somente

2. A restauração da doutrina graça

2.1. A reforma protestante surge como uma reação à corrupção da doutrina da graça

2.2. Lutero entendeu e pregou que é 'pela fé somente' (Gl 3.11)

2.3. Os reformadores entenderam que somente através do retorno às Escrituras a doutrina da graça poderia ser restaurada (2Tm 3.16,17)

IV – A GRAÇA NO CONTEXTO CONTEMPORANEO

1- A graça barateada.

1.1. Graça barateada quer dizer: Aquele que expressa a vida cristã nominal ou mundanizada (Gl 3.3)

. O evangelho pregado por alguns não reflete mais a graça

1.2. Urge voltar para o Evangelho da genuína graça de Deus (Gl 3.1)

2- O valor da graça.

2.1. A graça nos revela que somos comprados por bom preço (1Co 7.23)

2.2. Paulo foi um defensor do Evangelho da graça (2Tm 2.17,18)

. Em seu tempo, Paulo, não aceitava a banalização da graça

. Paulo sabia do valor da graça. (O sangue de Cristo) (1Co 6.20)

. A salvação é de graça, mas o seu preço custou caro. Jesus pagou esse preço

2.3 Devemos nos fortificar na graça que há em Cristo (2Tm 2.1)

Conclusão: Nesta lição, partimos da necessidade de compreender corretamente o que é a graça de Deus. Vimos como a graça de Deus foi entendida em diferentes contextos. A Bíblia é sempre a régua através da qual qualquer entendimento da doutrina da graça precisa ser medido. Como verberou na Reforma, a Escritura continua ecoando em nossos dias – a salvação é somente pela graça.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS