ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2022
Adultos - OS ATAQUES CONTRA A IGREJA DE CRISTO - As sutilezas de Satanás nestes dias que antecedem a volta de Cristo
COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES DA COSTA GOMES
COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS
LIÇÃO Nº 2 – A SUTILEZA DA BANALIZAÇÃO DA GRAÇA
Texto: Efésios 2.4-10
Introdução: A graça de Deus não é barata. Ela requer arrependimento, novo comportamento, ou seja, Nova vida em Cristo
I – COMPREENDENDO A GRAÇA
1- A graça é divina.
1.1. A origem da graça está inteiramente em Deus
. Deus quis salvar os homens (1Co 1.21)
1.2. Ninguém pode salvar a si mesmo
2- A graça é imerecida.
2.1. Ninguém merecia a graça e nem tinha como merecê-la
. Não há uma pessoa justa que a mereça (Rm 3.10)
. Nossa justiça própria é como trapo da imundícia (Is 64.6)
. Não é pelas obras (Rm 11.6)
2.2. O homem pecador se assemelha a um devedor que não tem como pagar (Lc 7.42; Ef 2.4,5)
II – A GRAÇA NO CONTEXTO BÍBLICO
1- A necessidade da graça.
1.1. Ela é necessária por causa do pecado do homem
. Adão foi tentado (Gn 3.6)
. Adão não foi coagido a pecar (Gn 2.16,17)
. Deus responsabilizou Adão por sua desobediência (Gn 3.17)
. Adão desobedeceu e pecou (Rm 5.12a)
1.2. Ela é necessária por causa das consequências que o pecado produziu
. Adão era o cabeça da raça e como tal todos os homens estavam sob seus lombos (Rm 5.12b; Gn 3.23).
1.3. A justiça e o amor de Deus
. Uma das consequências advindas da Queda foi a necessidade da satisfação da justiça divina
. A justiça de Deus exige punição (Sl 9.7,8)
. O amor de Deus pela humanidade levou-o a prover a cruz como o meio de justificação (1Tm 2.5; Jo 3.16).
. Em Cristo Jesus, portanto, Deus manifesta o seu grande amor pela humanidade e vê nEle sua justiça satisfeita (Rm 1.17)
2- A extensão da graça.
2.1. As Escrituras afirmam que Deus quer salvar a todos (1 Tm 2.4).
. Todos serão aceitos por Deus se receberem a graça divina, Cristo Jesus (Mc 16.16; Jo 6.47)
. A graça é universal (Tt 2.11)
. Agora, na graça, podemos chegar ao trono da graça (Hb 4.16)
III – A GRAÇA NO CONTEXTO DA REFORMA
1- A corrupção da doutrina da graça.
1.1. De uma forma direta, pode-se afirmar que a Reforma surge como uma resposta ao enfraquecimento, deturpação e negação da doutrina da graça, que no período medieval, havia sido totalmente desconfigurada. A salvação pelas obras havia substituído a salvação pela fé somente
2. A restauração da doutrina graça
2.1. A reforma protestante surge como uma reação à corrupção da doutrina da graça
2.2. Lutero entendeu e pregou que é 'pela fé somente' (Gl 3.11)
2.3. Os reformadores entenderam que somente através do retorno às Escrituras a doutrina da graça poderia ser restaurada (2Tm 3.16,17)
IV – A GRAÇA NO CONTEXTO CONTEMPORANEO
1- A graça barateada.
1.1. Graça barateada quer dizer: Aquele que expressa a vida cristã nominal ou mundanizada (Gl 3.3)
. O evangelho pregado por alguns não reflete mais a graça
1.2. Urge voltar para o Evangelho da genuína graça de Deus (Gl 3.1)
2- O valor da graça.
2.1. A graça nos revela que somos comprados por bom preço (1Co 7.23)
2.2. Paulo foi um defensor do Evangelho da graça (2Tm 2.17,18)
. Em seu tempo, Paulo, não aceitava a banalização da graça
. Paulo sabia do valor da graça. (O sangue de Cristo) (1Co 6.20)
. A salvação é de graça, mas o seu preço custou caro. Jesus pagou esse preço
2.3 Devemos nos fortificar na graça que há em Cristo (2Tm 2.1)
Conclusão: Nesta lição, partimos da necessidade de compreender corretamente o que é a graça de Deus. Vimos como a graça de Deus foi entendida em diferentes contextos. A Bíblia é sempre a régua através da qual qualquer entendimento da doutrina da graça precisa ser medido. Como verberou na Reforma, a Escritura continua ecoando em nossos dias – a salvação é somente pela graça.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS