Lição 1 - As sutilezas de Satanás contra a Igreja de Cristo IV

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - IBOTIRAMA/BA

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2022

Adultos - OS ATAQUES CONTRA A IGREJA DE CRISTO - As sutilezas de Satanás nestes dias que antecedem a volta de Cristo

COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES DA COSTA GOMES

COMENTÁRIO: PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES

LIÇÃO Nº 1 – AS SUTILEZAS DE SATANÁS CONTRA A IGREJA DE CRISTO

INTRODUÇÃO:

- Desde a  fundação da  Igreja, Satanás  vêm disfarçando-se entre os filhos  de  Deus com sutileza para  disseminar  seu veneno no intuito de enfraquece-la a tal ponto de receber adoração, algo que desejou desde o princípio.Suas estratégias.

I – TEXTO BÍBLICO

(1 Timóteo 4.1-5)

...

– Esta é a penúltima desta série de lições do Sermão do Monte. Chegamos ao ponto em que o Senhor põe à prova a transparência da vida cristã, deixando claro que nem tudo que reluz espiritualidade é sinônimo de vida cristã autêntica. Para Ele há uma forma bastante evidente pela qual os verdadeiros cristãos são conhecidos: os frutos. Este é o foco do assunto de hoje.

II – A ORIGEM DA SUTILEZA DE SATANÁS

- Ao contrário de Deus, que é eterno, o mal e o pecado tiveram um início; isto é, houve um tempo em que eles não existiam. Por ser Deus amor e santidade, e tudo o que Ele criou ser bom, o pecado não se originou Nele. Ezequiel deixa claro que o pecado começou misteriosamente em uma criatura que foi criada boa: “Você era inculpável em seus caminhos desde o dia em que foi criado até que se achou maldade em você” (Ez 28:15, NVI). “Inculpável” (Heb. tamim, “completo”) descreve a integridade dessa criatura quando saiu das mãos do Criador. Note, também, que o pecado começou em um querubim, um ser exaltado. Os querubins estavam mais próximos de Deus que quaisquer outros dos seres angelicais. Dois deles foram colocados como guardiões junto à entrada do Éden (Gn 3:24). Um par, feito de ouro, foi colocado sobre a arca da aliança (Êx 25:18-20). A posição dos querubins na arca ilustra a posição elevada desses seres, que permaneciam à luz da presença de Deus na Sua habitação. Portanto, o pecado se originou em um ser celestial que estava muito próximo ao trono de Deus. A expressão “no monte santo” de Deus” se refere ao templo celestial, em que Deus habita entre Suas criaturas, o centro do governo celestial.

- A corrupção desse querubim, Lúcifer, estava arraigada em um egoísmo que abusara dos dons da beleza e da sabedoria que Deus lhe dera. Misteriosamente, ele permitiu que suas emoções e sentimentos prevalecessem sobre a razão e, conseqüentemente, sua integridade foi corrompida. “Corrompeste a tua sabedoria” (Ez 28:17); Deus colocou a culpa justamente sobre o próprio Lúcifer. Em vez de apegar-se à ordem divina, de acordo com a qual seus dons deviam ser usados para enriquecer os outros, Lúcifer percebeu sua superioridade sobre todos os outros em beleza, esplendor e sabedoria. “Pouco a pouco Satanás veio a condescender com o desejo de exaltação própria” e a ordem de Deus foi desfeita.

1- Ataque contra Deus

- Como Isaías descreveu as verdadeiras intenções do querubim rebelde? O que estava em seu coração? Qual era seu motivo real? Is 14:13, 14 Conforme os sentimentos e emoções estranhos e egoístas do querubim conquistavam predomínio sobre seus poderes e razão mais elevada, ele ficava mais corajoso. Ele perverteu a liberdade que Deus lhe confiara e abusou dela, a ponto de deseja usurpar autoridade do próprio Deus. Em Ezequiel 28:15, existe um contraste entre a condição do querubim como uma boa criatura saída das mãos do Criador e no que ele se tornou. A princípio, ele era “inculpável” (NVI), íntegro, a quem nada faltava, mas algo novo se havia formado em seu íntimo: O verso diz que nele foi encontrada “iniqüidade”, ou “maldade” (NVI). Essa palavra no Antigo Testamento pode ser usada para representar duplicidade, ambição profana, mentira e apostasia. Ezequiel também disse: “Seu coração tornou-se orgulhoso” [Heb. gabah, ‘ser elevado’, ‘ser exaltado’ (Ez 28:17, NVI). Ser orgulhoso inclui imaginar-se maior do que realmente se é, ou considerar-se superior aos outros. Também pode levar a um comportamento que ignora a vontade de Deus (Sl 10:4; Jr 13:15) e que se opõe ao próprio Deus (Ez 28:2). Pode-se facilmente concluir que o querubim caído estava sendo desleal a Deus, atacando-O, dizendo mentiras e agindo de maneira enganosa.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES