Lição 12 - A bondade de Deus em nos atender VI

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2022

Adultos - OS VALORES DO REINO DE DEUS: a relevância do sermão do monte para a Igreja de Cristo

COMENTARISTA: OSIEL GOMES DA SILVA

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO Nº 12 – A BONDADE DE DEUS EM NOS ATENDER

A palavra-chave da lição desta semana é bondade. Ela traz a ideia de qualidade ou caráter de bom. Revela-se na boa índole, benevolência, brandura e boa ação de uma pessoa. Numa perspectiva filosófica, a bondade é o princípio mais elevado da moral. Bondade é um daquele atributos comunicáveis de Deus ao ser humano, isto é, espera que o salvo em Cristo apresente esse mesmo atributo em sua caminhada cristã. Esse atributo está ligado ao amor de Deus revelado em Cristo. Por isso, só em Cristo que o ser humano é capaz de viver o princípio mais elevado da moral.

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, apresentando um subsídio a parte da revista, com um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

A BONDADE DE DEUS

Um dos atributos comunicáveis de Deus é a bondade. Deus, em sua transcendência, comunica ao homem a sua bondade através da sua graça e misericórdia. A bondade divina é inexplicável aos olhos do homem natural, porém, é infindável em amor para com aqueles que mereciam apenas a condenação da morte por causa do pecado.

O texto de Mateus 7.7-11 apresenta-nos a bondade divina ao atender as nossas petições. Ao apresentar que se até os maus atendem com coisas boas aos seus filhos, Jesus Cristo nos afirma que o nosso Deus, que não possui sombra de variação, sendo bom em sua totalidade nos atenderá e “dará bens aos que pedirem” (Mt 7.11). A bondade divina em responder as nossas petições demonstra o grande amor de Deus para conosco.

Após essas palavras iniciais, precisamos entender que […] a definição da palavra bondade não está simplesmente sendo vista como algo natural, mas transcendente, de modo que isso nos leva ao entendimento de que será na Bíblia e na teologia que o verdadeiro significado de bondade terá seu real sentido, pois, no aspecto humano, sua definição não ultrapassa esses limites: qualidade de quem tem alma nobre e generosa e é naturalmente inclinado a fazer o bem; benevolência, benignidade, magnanimidade, ação que reflete essa qualidade, atitude amável, cortês; delicadeza.

A bondade divina se faz presente no Antigo e Novo Testamento, sendo que neste último tal bondade está presente na vida daquele que está em comunhão com Deus, porquanto, como já está transformado, será um instrumento na terra para fazer o bem a todos (Ef 2.10), sendo que tudo o que faz não é para si, mas, sim, para o louvor e glória do Senhor (Mt 5.16).

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA