ASSEMBLEIA DE DEUS - IBOTIRAMA/BA
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2022
Adultos - OS VALORES DO REINO DE DEUS: a relevância do sermão do monte para a Igreja de Cristo
COMENTARISTA: OSIEL GOMES DA SILVA
COMENTÁRIO: PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES
LIÇÃO Nº 4 – RESGUARDANDO-SE DE SENTIMENTOS RUINS
INTRODUÇÃO:
- Sermão até chamado das “antíteses”, Jesus apresenta a lei da reconciliação contrária aos ressentimentos ruins. Uma pessoa pode tipicamente pagar uma penalidade menor por sua ofensa ao buscar uma solução amigável em vez de esperar que a questão seja resolvida em um tribunal.
I – TEXTO BÍBLICO
(Mateus 5.21-26)
...
II - QUANDO SENTIMENTOS RUINS COMO OS TRAUMAS E AS FERIDAS SE FORMAM
1. Durante o período de gestação
- A vida começa no ventre materno. Nos nove meses de gestação, o feto encontra as condições ideais para o seu desenvolvimento. Ali está o princípio da vida: a criança é nutrida, recebendo oxigenação adequada, recebendo vida, enfim. No entanto, nove meses depois, ele é "expulso" da condição fetal, entrando na primeira fase de vida fora do útero. Nessa fase pode haver rejeição por parte da mãe. E a atitude materna em relação ao filho durante a gravidez é a mais forte influência que pode haver no comportamento do futuro da criança. É comprovado que a partir do sexto mês de gestação o sistema nervoso central do feto é capaz de receber, processar e codificar mensagens. Problemas sociais, conjugais e financeiros trazem uma carga sobre a mãe e como consequência reações de rejeição, medo, angústia e depressão. E como uma esponja, o bebê absorve tudo e isso certamente deixará sequelas em seu interior.
2. Durante a infância
- Este período é muito rico, intenso, cheio de vida e aprendizado. A criança tem uma capacidade incrível de se alegrar, de exultar e de celebrar. A grande produção psíquica da infância é a fantasia. A fantasia é uma necessidade na fase da infância e um preparo para a vida. Na fantasia, vale tudo: é o reino do tudo é possível. O pensamento pode fazer todas as coisas. A fase de zero a seis ou sete anos de idade é a fase onde a personalidade humana é formada. Os fatores genéticos e ambientais serão responsáveis pela saúde emocional da vida do indivíduo. Situações como o desmame brusco, o nascimento de outro irmão, ser deixado em creches ou sozinho em casa podem ferir profundamente uma criança. Abusos sexuais, preferências, excesso de disciplina física, castigos mal dados, agressões verbais também são fatores que provocam traumas e feridas interiores. Na fase do período escolar, o fato de enfrentar uma situação totalmente nova e sem a presença de familiares, principalmente a da mãe, pode ser traumático. O primeiro dia de aula fica marcado em todos nós. É uma fase propícia para o desencadeamento dos traumas.
3. Durante a adolescência
- A infância prossegue até os dez ou doze anos e vai se desdobrar na adolescência. Na adolescência, gradativamente vão se incorporando dados da realidade, e a pessoa passa da fantasia ao sonho. O sonho é diferente da fantasia porque começa a se revestir de realidade para tentar reintegrar-se a ela. Também na adolescência se processa uma nova crise que é a puberdade. Há uma mudança no esquema corporal, além de importantes mudanças no nível psicológico. O adolescente não é adulto nem criança. É na crise da passagem à fase de adulto jovem que ele vai ter que assumir responsabilidades sociais e profissionais. Ele passa a responder por suas atitudes e as consequências delas. O fato de tantas mudanças físicas e emocionais deixa o adolescente aberto a todo tipo de influência. É a fase onde todos os recalques e frustrações virão à tona. Muitas feridas e traumas se instalarão nesta fase.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES