Lição 4 - Resguardando-se de sentimentos ruins VI

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2022

Adultos - OS VALORES DO REINO DE DEUS: a relevância do sermão do monte para a Igreja de Cristo

COMENTARISTA: OSIEL GOMES DA SILVA

COMENTÁRIO: DC. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO Nº 4 – RESGUARDANDO-SE DE SENTIMENTOS RUINS

Que sentimento você cultiva na maioria das vezes? Infelizmente, muitos acham que os sentimentos não podem ser potencializados em sua capacidade de estar dentro de nós. Não por acaso, o apóstolo Paulo escreveu: “Quanto mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Fp 4.8). Ora, o que é verdade, justo, puro, amável, de boa fama, ou seja, tudo o que é bom: devemos pensar nisso intensamente. Essa verdade bíblica revela que os nossos sentimentos devem ser fortalecidos pelo o que é bom. Nesse sentido, é preciso alimentar o nosso interior dos bons sentimentos, dos que nos elevam como pessoas que amam a Deus.

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

O EVANGELHO NÃO É ANTINOMISTA

Antinomismo é a doutrina que assevera não haver mais necessidade de se observar as leis morais do Antigo Testamento. Alegam os antinomistas que, salvos pela fé em Cristo Jesus, já estamos livres da tutela de Moisés. Ignoram, porém, serem as ordenanças morais do Antigo Testamento pertencentes ao elenco do direito natural que o Criador incrustara na alma de Adão. Como podemos desprezar os Dez Mandamentos? Todo crente piedoso os observa; pois o Cristo não veio revoga-los; veio cumpri-los e sublimá-los.

Aqueles que defendem essa tese afirmam a não necessidade mais do cumprimento de nenhum tipo de lei, seja ela moral, civil ou cerimonial. Contudo, embora entendemos que as leis cerimoniais foram encerradas no sacrifício de Cristo, e as leis civis são destinadas especificamente a nação de Israel, as leis morais, representadas pelos Dez Mandamentos, não foram encerradas, mas sim aperfeiçoadas por Cristo.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - DC. ANTONIO VITOR LIMA BORBA