Lição 13 - A leitura da Bíblia e a Educação Cristã VI

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - SETOR 38(MÁRIO LIRA I)/NATAL-RN

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2022

Adultos - A SUPREMACIA DAS ESCRITURAS: a inspirada, inerrante e infalível Palavra de Deus

COMENTARISTA: DOUGLAS ROBERTO DE ALMEIDA BAPTISTA

COMENTÁRIO: DC. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO Nº 13 – A LEITURA DA BÍBLIA E A EDUCAÇÃO CRISTÃ

A Escola Dominical existe para que a Bíblia fale ao coração de todo o corpo de Cristo. O ensino da Bíblia é a sua base, a razão de ser da Escola Dominical. Por isso aprendemos a Bíblia nesse espaço educacional com o objetivo de que o nosso coração seja permeado com a Palavra de Deus.

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

A BÍBLIA É O LIVRO TEXTO DA ESCOLA DOMINICAL

A grande maioria das famílias recebe pouca ou nenhuma instrução na Palavra de Deus no lar, sob a liderança do seu chefe. Em função de a Bíblia perder seu lugar no seio da família, a igreja ficou com a grande responsabilidade de providenciar a educação religiosa.

É nesse aspecto que entendemos a importância da Escola Dominical na vida de cada crente, pois nela todos, indistintamente, tem acesso a um conteúdo rico que transmite e explica a Palavra de Deus. Ao lermos cada revista, ao sentarmos em nossas classes a cada domingo, ao estudarmos a nossa lição; temos em mãos o esclarecimento do texto bíblico, iluminando assuntos que molda o caráter do cristão.

Para isso cada docente deve ter o seu coração voltado à dedicação ao ensino (Rm 12.7). O professor precisa entender que a sua missão é transformar mentes na Escola Dominical, pois tem a responsabilidade de ensinar o conteúdo escrito na revista, que nada mais é do que a Bíblia sendo explicada a cada coração. A missão do professor e da ED é formar discípulos através do ensino bíblico cristão.

O professor precisa continuamente se aperfeiçoar, pois a cada trimestre, ele se depara com uma nova temática que o acompanhará por 13 semanas, e nessas temáticas, temas doutrinários, bíblicos e de vida cristã se alternam, pois os alunos precisam ter acesso a conhecimentos variados.

Destaque

[…] um bom currículo é o resultado de um trabalho organizado e meticulosamente planejado. Na elaboração do currículo da ED, observa-se sua conformidade com as doutrinas bíblicas, um programa completo e abrangente de ensino das Escrituras e atividades de aprendizagem com aplicação das verdades bíblicas […] Nesse aspecto, convém ressaltar a importância e o papel preponderante do professor da ED. A performance do corpo docente é fundamental para conquistar a atenção, manter a frequência e assiduidade dos alunos. Um professor despreparado ou desmotivado servirá de pedra de tropeço no processo ensino-aprendizagem. Portanto, é da competência da gestão da ED a responsabilidade da escolha e o compromisso da capacitação dos professores2.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - DC. ANTONIO VITOR LIMA BORBA