Lição 5 - O lamento de Jó V

Imprimir

SUPERINTENDENCIA DAS EBD'S DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS EM PERNAMBUCO

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2020

Adultos - A FRAGILIDADE HUMANA E A SOBERANIA DIVINA: o sofrimento e a restauração de Jó

COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES

COMENTÁRIO: SUPERINTENDÊNCIA DAS EBD'S DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS EM PERNAMBUCO

 

LIÇÃO 5 - O LAMENTO DE JÓ

INTRODUÇÃO

Nesta lição estudaremos sobre o momento em que Jó quebra o silêncio em uma lamentação pelas adversidades enfrentadas; veremos também a definição do termo lamento à luz do Antigo e Novo Testamento; faremos algumas considerações sobre a lamentação do patriarca; e por fim, quais as lições que podemos extrair do lamento de Jó e sua aplicação para a vida cristã.

I – DEFINIÇÃO DA PALAVRA LAMENTO

A origem da palavra lamento advém do latim“lamentum”, que indica literalmente: “expressão de sofrimento”,e ainda:“ação de lamentar; lamentação; expressão de pesar, de mágoa diante do infortúnio. Ato de se expressar com lamentações, gemidos; pranto, queixa, gemido”. Há cerca de quinze palavras em toda a Bíblia, que indicam o ato de lamentar, entre elas a hebraica: “abal” que indica: “o senso interior de tristeza, lamentação, bater no peito, rasgar, cortar” (Gn 37.34); os termos gregos:“threneo”, e “pentheo”, que significam respectivamente: “entristecer-se, se lamentar”, e ainda: “levantar a voz, chorar em voz alta” (Mt 11.27; Jo 16.20; Mt 5.4; Ap 18.11,15,19) (CHAMPLIN, 2004, p.718 - acréscimo nosso).

II – CONSIDERAÇÕES SOBRE A LAMENTAÇÃO DE JÓ

2.1 A ocasião do lamento. Durante sete dias iniciais de sofrimento (Jó 2.13; 3.1), Jó não abriu a boca para blasfemar contra Deus, como Satanás havia proposto que faria (Jó 1.11; 2.5), no entanto, ao término destes dias, ele quebrou o silêncio para lamentar: “Depois disto, abriu Jó a boca [...]” (Jó 3.1), entre outras coisas, lamentando o dia do seu próprio nascimento: “E Jó, falando, disse: Pereça o dia em que nasci, e a noite em que se disse: Foi concebido um homem!”(Jó 3.2,3). Achamos algo idêntico no caso de Jeremias, ele também, não podendo resistir à pressão das diferentes provações que iam acumulando-se, deu lugar aos seus sentimentos com estas palavras: “Maldito o dia em que nasci; não seja bendito o dia em que minha mãe me deu à luz” (Jr 20.14).

2.2 A causa do lamento. Devido à avalanche de dificuldades que lhe sobreviera, foram atingidas as principais colunas sobre as quais a vida humana está fundamentada: (a) família (Jó 1.18,19); (b) bens materiais (Jó 1.16,17); e, (c) saúde (Jó 2.7,8). Jó caiu no abismo de uma profunda desesperança, devido à natureza da adversidade vivenciada e pela não compreensão de o conciliar a sua fidelidade a Deus (Jó 3.26) e o experimentar tamanha dor (Jó 2.13; 3.24). Curiosamente, Jó expôs o receio que tinha em seu coração, de um dia ter que passar por esta experiência, pelo que veio a dizer: “Porque aquilo que temia me sobreveio; e o que receava me aconteceu” (Jó 3.25).

<p.III – ETAPAS DO LAMENTO DE JÓ

3.1 Jó lamentou pela sua existência. Os dias de dor implacáveis tinham abalado a serenidade de Jó. O patriarca não consegue entender a razão de ter nascido se ele viria a ter tanta miséria. E assim ele protesta contra o dia de seu nascimento: “[...] abriu Jó a sua boca, e amaldiçoou o seu dia” (Jó 3.1). Não obstante, os homens habitualmente celebravam com alegria o retorno anual do dia do seu nascimento, Jó o considerou o dia mais infeliz do ano, por ser o mais infeliz da sua vida, considerando-o como a porta de entrada para toda a sua aflição (Jó 3.10). Nesse lamento, Jó fala da tristeza e sofrimento que se acumulam em seu coração e indagou: “Por que não morri eu desde a madre? E em saindo do ventre, não expirei?” (Jó 3.11). Essa é uma pergunta que, nos momentos de dor, já foi feita aos prantos por muitos filhos de Deus, entre esses, o profeta Jeremias (Jr 20.14-18).

3.2 Jó lamentou pela preservação de sua vida. Como se não bastasse Jó amaldiçoar o dia do seu nascimento, ele, também, expressou o seu desejo de que, não deveria mais estar vivo, ou seja, ele se incomodava com a preservação da sua vida, e por isso estivesse passando por tal sofrimento (Jó 3.12,13; 6.9; 7.15,16; 14.13). Jó se sentiu preso, cercado como um pássaro na gaiola. Para Jó, morrer seria libertar-se dessa situação. É assim, que algumas vezes, nos sentimos em momentos de provação intensa como o profeta Elias (1 Rs 19.4). Destacamos, porém, que em momento algum, Jó fala de dar cabo da própria vida. A lamentação pelo nascimento ou o anseio pelo fim da vida, proferida por ele não é uma apologia ao suicídio nem à eutanásia, mas sim, a declaração de um homem cujo sofrimento era tão intenso que ele desejou jamais ter nascido.

3.3 Jó lamentou pela prolongação de sua vida. Num misto de sentimentos, Jó critica a providência divina como sendo injusta e impiedosa ao prolongar a vida quando os seus confortos são retirados: “Por que se dá luz ao miserável, e vida aos amargurados de ânimo?” (Jó 3.20). Ele considera injusto, de maneira geral, que vidas miseráveis fossem prolongadas (Jó 3.21). No livro de Jó, a vida é chamada de luz, porque é agradável e útil para se caminhar e trabalhar, e dito que essa luz nos é concedida; pois, não fora ela prolongada diariamente por uma nova dádiva, se consumiria. Mas Jó considera que para aqueles que estão na miséria é uma dádiva sem a qual eles estariam melhor, uma vez que, a luz só lhes serve para, através dela, verem a sua própria miséria (Jó 3.23,24) (HENRY, 2010, p.22).

3.4 Jó lamentou pela falta de ânimo em continuar vivendo. Em seu estado de aflição, os transtornos eram incessantemente sentidos. Jó acreditava que tinha motivos suficientes para estar cansado de viver, pois: (a) não tinha nenhum consolo em sua vida: “Porque antes do meu pão vem o meu suspiro [...]” (Jó 3.24-a). As tristezas impediam e antecipavam-se aos sustentos da vida; além disso, elas afastavam o apetite que ele deveria sentir por seu alimento necessário. E ainda mais, tão grande era a extensão da sua dor e da sua agonia que ele não somente suspirava, mas gemia: “[...] e os meus gemidos se derramam como água” (Jó 3.24-b) e, (b) não tinha nenhuma perspectiva de melhora da sua situação: “[...] cujo caminho está escondido, e a quem Deus cercou de todos os lados?(Jó 3.23 - ARA). Ele não via nenhum caminho aberto em direção à libertação, nem sabia que rumo deveria tomar; o seu caminho foi cercado com espinhos, para que não pudesse encontrar a sua vereda(Jó 23.8; Lm3.7).

IV - LIÇÕES EXTRAÍDAS DO LAMENTO DE JÓ

4.1 Os servos de Deus devem superaras crises pessoais que venham a enfrentar. Sobre o patriarca Jó, o apóstolo Tiago escreveu: “[...]Ouvistes da paciência de Jó [...] (Tg 5.11), mas percebemos que essa paciência não foi em todo momento. Ficamos admirados que um homem seja tão paciente como ele fora (caps. 1 e 2), mas nos surpreende também que um homem bom seja tão impaciente como é no capitulo três de seu livro; que foi escrito para ensinar, não para que o imitemos nesse quesito, mas como uma advertência (Rm 15.3) para que aquele que cuida estar em pé, vigie para que não caia (1Co 10.12). É comum entre os servos de Deus enfrentar altos e baixos, quando estão em intensa pressão ou quando não compreendem determinados processos em sua vida, foi assim com: (a)Abraão (Gn 15.1-3); (b)Asafe (Sl 73.1-9,13-16); (c) Elias (1Rs 19.2-4); e, (d) Paulo (2Co 1.8), mas todos em comum superaram tais crises confiando na graça de Deus (2Co 12.9).

4.2 O sofrimento não pode ofuscar a percepção das bênçãos de Deus. Não podemos permitir que os infortúnios desta vida, tirem de nós a gratidão por todas as dádivas advindas do Criador: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes [...]” (Tg 1.17), a vida é um dom divino para nós: “[...] pois Ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração [...]” (At 17.25), resultante da ação direta de Deus: “Antes que eu te formasse no ventre te conheci [...]” (Jr 1.5; ver Sl 139.14-16), de modo que a existência e preservação da vida, são bênçãos que não podem ser desvalorizadas: “[...] porque nEle vivemos, e nos movemos, e existimos [...]” (At 17.28). A ingratidão não pode achar guarida no coração dos servos de Deus (Sl 103.2), que embora sejam profundamente provados ainda têm motivos diversos para continuarem louvando ao Senhor, como fez o profeta Habacuque:“Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado.Todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação” (Hc 3.17,18).

4.3 No momento de angústia precisamos continuar crendo no cuidado divino. Em meio as grandes dificuldades a recomendação bíblica é continuar crendo em Deus (Mc 5.36), não permitindo que o desespero tome conta da situação, “Porque andamos por fé, e não por vista” (2Co 5.7), de modo que, a esperança cristã não estar fundamentada nas circunstâncias (Rm 8.24,25) ou nos bens materiais (1Tm 6.17), mas sim em Deus (1Pe 1.21). Confiar no cuidado de Deus é necessário porque: (a) é um remédio contra a ansiedade (1Pe 5.7); (b)Deus tem o controle de tudo (Rm 8.26); (c)cada luta tem começo e fim (Sl 30.5);e, (d) o sofrimento é pedagógico (Rm 5.3-5; Tg 1.2-4).

CONCLUSÃO

O lamento de Jó destaca não só a natureza da sua adversidade como mostra a sua fragilidade como ser humano, a despeito de suas virtudes atestadas pelo próprio Deus, o patriarca revelou por meio de sua lamentação a sua extrema necessidade de confiar ainda mais em Deus.

REFERÊNCIAS

 CHAMPLIN, Russel,Norman.Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. HAGNOS.

 HENRY, Mattew. Comentário Bíblico Antigo Testamento Jó a Cantares. Vol 3.CPAD.

 WIERSBE. Warren W. Comentário Bíblico Expositivo Vol. 3. GEOGRAFICA.

 STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL (ENCAMINHAMENTO DO MATERIAL) - PROF. PAULO AVELINO