Lição 12 - A rebelião de Absalão V

Imprimir

SUPERINTENDENCIA DAS EBD'S DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS EM PERNAMBUCO

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2019

Adultos - O GOVERNO DIVINO EM MÃOS HUMANAS: liderança do povo de Deus em 1º e 2º Samuel

COMENTARISTA: OSIEL GOMES DA SILVA

COMENTÁRIO: SUPERINTENDÊNCIA DAS EBD'S DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS EM PERNAMBUCO

 

LIÇÃO Nº 12 – A REBELIÃO DE ABSALÃO

INTRODUÇÃO

Nesta lição veremos informações gerais sobre Absalão; pontuaremos algumas características de sua personalidade maligna; estudaremos sobre a conspiração de Absalão contra o rei Davi; e por fim, notaremos as lições da sua rebelião.

I – INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE ABSALÃO

1.1 Nome. O nome Absalão não é tão comum no registro bíblico. Além do filho de Davi, apenas outro personagem é assim chamado, sendo este um familiar do rei Roboão (1Rs 15.1,2,10; 2Cr 11.20,21). O nome Absalão do hebraico: “avshalom” significa: “pai de paz”. Apesar do significado do seu nome, a paz não foi algo notável em sua biografia.

1.2 Família. Durante o tempo em que o rei Davi esteve em Hebrom teve seis filhos (2Sm 3.2-5). Absalão foi o terceiro filho de Davi com a sua terceira esposa Maaca, a filha de Talmai, rei de Gesur (2Sm 3.3). Absalão teve três filhos cujos nomes não são mencionados e uma filha por nome de Tamar (2Sm 14.27), esta filha possuía o mesmo nome da irmã de Absalão (2Sm 13.1).

1.3 Sua beleza. O terceiro filho de Davi era conhecido por sua beleza estética, de modo que todo Israel apreciava sua aparência: “Não havia em todo o Israel homem tão admirável pela sua beleza como Absalão; desde a planta do pé até o alto da cabeça não havia nele defeito algum” (2Sm 14.25). O texto bíblico ainda nos informa que, tão pesado era seu cabelo que, em cortes ocasionais, o peso do cabelo cortado chegava a cerca de dois quilos (2Sm 14.26). “Josefo informa que os judeus costumavam untar os cabelos com óleo e espargir nele ouro em pó, a fim de que flamejassem ao sol” (apud SHEED, 2003, p. 456). No entanto, Absalão não possuía um caráter digno, à altura de sua beleza física.

II – O CARÁTER MALIGNO DE ABSALÃO

2.1 Um homem iracundo. O iracundo é alguém possesso, irascível, colérico, agastado, torvo e raivoso. Absalão por natureza já era uma pessoa com estas características, e diante do pecado cometido por Amnom ao violar a sua meia irmã Tamar (2Sm 13.1,2,14-19), e a omissão de seu pai Davi em relação ao caso (2Sm 13.21), ele nutriu ainda mais em seu coração este ódio contra seu irmão Amnom (2Sm 13.22), e desde então, concebeu um plano contra ele (2Sm 13.32). Durante o período de dois anos Absalão manteve esse plano oculto (2Sm 13.23), de modo que nunca havia confrontado Amnom (2Sm 13.22-a; Lv 19.17), antes alimentou a raiz de amargura em seu coração (Hb 12.15), deixando a ira tomar conta de seu ser (Ef 4.26). O que antes estava oculto se tornou público (Pv 26.26), Absalão desenvolveu seu plano maligno (2Sm 13.24-27), e ordenou a execução de seu irmão (2Sm 3.2), colocando em prática a sua vingança (2Sm 13.28,29). O aborrecimento de Absalão por causa do pecado do seu irmão era justificável, mas, odiá-lo (1Jo 3.12,15) e assassiná-lo com o pretexto de supostamente reparar a honra de Tamar, violando o sexto mandamento: “não matarás” (Êx 20.13) não é aceitável.

2.2 Um homem ardiloso. Ardiloso quer dizer: “o que se utiliza de ardis, de esperteza para conseguir o que pretende; sagaz, astucioso, enganador”. Absalão demostrou a sua sagacidade em algumas ocasiões entre elas destacamos a sua fuga de Jerusalém. Após o assassinato de Amnom, Absalão foge imediatamente (2Sm 13.34,37), ele sabia que nenhuma parte da terra de Israel poderia protegê-lo e que ao permanecer ali seria devidamente punido por seu crime hediondo. As cidades de refúgio existentes em Israel não ofereceriam proteção a um assassino intencional (Nm 35.11,15). Absalão preferiu refugiar-se entre os parentes de sua mãe, e foi hospedado pelo seu avô Talmai, rei de Gesur por três anos (2Sm 13.37; 1Cr 3.2; 2Sm 13.38).

2.3 Um homem egocêntrico. Após o seu regresso para Jerusalém, pela intercessão de Joabe (2Sm 14.21-23,28), Absalão passou dois anos sem ser chamado à presença de seu pai (2Sm 14.24,28), algo que o incomodou muito (2Sm 14.32). Na intenção de provocar uma audiência com o rei, Absalão de maneira egocentrista e maquiavélica mandou atear fogo ao campo de Joabe para forçá-lo a ir na casa do rei e trabalhou incansavelmente durante quatro anos para pôr seu plano em prática – a revolta contra seu pai para conseguir o que queria (2Sm 14.29-33). Era egocêntrico, do tipo de pessoa que ultrapassava todos os limites para que a sua vontade fosse realizada, ainda que se necessário usando de astúcia (Js 9.4; Jó 5.13; Sl 119.118; Lc 20.23; 2Co 11.3).

2.4 Um homem traiçoeiro. Absalão esforçou-se em mostrar ao povo que existia um contraste entre ele e o rei (2Sm 15.5,6), dizendo que o rei já era avançado em idade e incompetente, pois não dava atenção necessária aos necessitados e não punia os corruptos, enquanto que ele era jovem, cheio de ideais e planos, e possuía já os conhecimentos necessários a um governante mais preparado, desprezando a autoridade do seu pai e ganhando a simpatia entre o povo (2Sm 15.10-12).

2.5 Um homem conspirador. Absalão trabalhou incansavelmente durante quatro anos para pôr seu plano em prática (2Sm 15.1-12). Ele dissimuladamente procurava impressionar o povo se exibindo com carros, cavalos e homens que corriam adiante dele com lisonjas. Agia demonstrando espírito de grandeza e sentava-se à porta da cidade como juiz, mas não o era. Apresentava supostas falhas administrativas do rei, dizendo que não havia pessoas capazes indicadas pelo rei para atender ao povo. Dominado pela vaidade desejou alcançar a popularidade através da mentira.

III – A CONSPIRAÇÃO DE ABSALÃO CONTRA O REI DAVI

Do latim: “conspiratio onis”, conspiração significa: “ação de construir um plano que prejudica alguém, geralmente um governante ou uma pessoa poderosa; maquinação. Ato de quem busca prejudicar alguém, com a ajuda de outrem; conluio. Combinação secreta com alguém, contra uma terceira pessoa; trama”. Foi exatamente isto que Absalão fez para com o seu pai Davi (2Sm 15.12). Vejamos os passos da sua conjuração maligna:

3.1 Furtou o coração do povo. Uma das estratégias de Absalão era apresentar-se como amigo de todos, recusando até que as pessoas se inclinassem diante dele em sinal de respeito, em detrimento disso, vivia criticando vigorosamente a administração de Davi (2Sm 15.2-6). Prometeu que, se fosse juiz na terra (naqueles dias equivalente a tomar-se rei), garantiria justiça para todos. O príncipe egoísta mostrou-se pérfido e sem escrúpulo ao usar de todos os artifícios a sua disposição para furtar o coração do povo e granjear seu apoio (2Sm 15.6). Davi havia conquistado o coração do povo pelo sacrifício e serviço, mas Absalão o fez do modo mais fácil, com o se faz hoje em dia: criando uma imagem irresistível de si mesmo às pessoas, conquistando alguns seguidores (2Sm 15.12). Absalão é o retrato de satanás que induziu outros anjos a se aliarem a ele em sua rebelião contra Deus (Ez 28.16; Ap 12.14; Jd v.6).

3.2 Foi oportunista. Absalão não era apenas um mentiroso e caluniador de primeira linha, mas também um homem maliciador e capaz de discernir o momento certo de agir traiçoeiramente contra seu líder. Esperou durante dois anos até mandar matar Amnom (2Sm 13.23-29) e, posteriormente, esperou quatro anos antes de rebelar-se abertamente contra o pai e tomar o trono (2Sm 15.7 - ARA). Ao ler os "salmos do exílio" de Davi, temos a impressão de que, nessa época, o rei se encontrava enfermo e não estava cuidando diretamente dos assuntos do reino, dando a Absalão a oportunidade de tomar seu lugar e de assumir o controle. Tal atitude é característica da ação de satanás, que espera momentos oportunos para investir contra a vida dos servos de Deus (Gn 3.1; 39.7-11; Lc 4.1-13; Ef 6.11).

3.3 Foi demagogo. O demagogo: “É aquele que promove os próprios interesses ao fingir profunda dedicação aos interesses do povo” (WISERBE, 2010, p. 342). Demagogia é uma forma de atuação política na qual existe um claro interesse em manipular ou agradar a massa popular, incluindo promessas que muito provavelmente não serão realizadas, visando apenas à conquista do poder político e ou outras vantagens correlacionadas. Na antiguidade, a porta da cidade equivalia à prefeitura e ao fórum (Rt 4.1; Gn 23.10; Dt 22.15; 25.7), e Absalão sabia que encontraria ali muita gente malcontente se perguntando por que o sistema judicial não funcionava com eficiência (2Sm 19.1-8). Absalão cumprimentava esses visitantes com o se fossem amigos de longa data e descobria de onde haviam vindo e quais eram seus problemas (2Sm 15.2). Concordava com todos que suas queixas eram válidas e que deveriam ser decididas em favor deles no tribunal do rei (2Sm 15.4). Suas palavras não passavam de bajulação do tipo mais desprezível, mas algumas pessoas por sua ingenuidade se deixavam enganar (2Sm 15.11). Absalão afirmava que poderia cuidar melhor dos assuntos do reino se, ao menos, fosse juiz, uma forma sutil de criticar o pai querendo demostrar uma suposta humildade (2Sm 15.5).

3.4 Foi maledicente. Todo rebelde é um maledicente: “característica do que ou de quem vive falando mal de outras pessoas. Pessoa que propaga difamações; malfalante, maldizente”. O maledicente gosta de se projetar falando mal dos outros. Absalão para ganhar popularidade, fez acusações falsas e infundadas contra Davi, insinuando que o rei não dava a atenção devida às causas a ele levadas (2Sm 15.3), como também, acusavam de que o monarca agia com injustiça (2Sm 15.4), cometendo assim um pecado abominável aos olhos de Deus: espalhar intriga entre os irmãos (Pv 6.16-19). O maledicente sempre constroe sua imagem desconstruindo a reputação dos outros. É muito comum aos que são fieis a Deus, serem alvos desse tipo de pessoa (Mt 5.11). Foi assim com os profetas do AT (Mt 5.12), com o próprio Senhor Jesus, durante seu ministério terreno (Mc 14.56-59; 15.3), e com os crentes de um modo geral (At 6.11-14; 3Jo v. 9,10).

IV – LIÇÕES DA REBELIÃO DE ABSALÃO

4.1 Revelou quem de fato era fiel a Davi. No plano maligno de Absalão para usurpar o trono de seu pai, foi integrado ao conluio Aitofel que pertencia ao conselho real de Davi (2Sm 15.12). Apesar da sua posição ao lado do rei, na primeira oportunidade revelou sua deslealdade, levantando-se contra o ungido do Senhor (2Sm 15.31). Em contra partida, outros são mencionados como sendo leais a Davi: (a) Itai, o giteu (2Sm 15.19-22); (b) Zadoque e Abiatar, os sacerdotes (2Sm 15.24,27,35); (c) os levitas (2Sm 15.24); (d) Husai, amigo de Davi (2Sm 15.37); (e) servos anônimos, que iam ao seu lado (2Sm 15.18); e, (f) seiscentos homens, que iam à frente do rei (2Sm 15.18). A amizade genuína é a leal (Pv 18.24; Jo 6.6; 1Co 13.7) e está disponível para ajudar nos momentos de angústia e dificuldade (Pv 17.17).

4.2 Revelou o fim dos que são rebeldes. Absalão não teve sucesso na sua almejada pretensão. O seu final não foi tão belo quanto pensava, pois tomou um caminho perverso, onde não teve a aprovação de Deus. Sua dignidade foi corrompida, porque deixou o diabo dominar o seu enganoso coração. Uma batalha foi travada em Efraim onde Davi repartiu o seu exército em três companhias sob a direção de Joabe, Abisai e Itaí (2Sm 18.2). Os homens fiéis a Davi mataram quase vinte mil homens de Absalão. A batalha resultou em completa derrota do exército de Absalão. Absalão perdeu-se nas florestas e enquanto galopava em sua mula, seus cabelos se embaraçaram nos ramos de um grande carvalho. Assim suspenso, ele foi morto por Joabe e seus escudeiros (2Sm 18.14,15). Absalão perdeu a vida por entrar no caminho da desobediência, arrogância e rebelião.

CONCLUSÃO

Com este episódio, aprendemos que a rebelião aborrece a Deus. Evitemos, pois, o pecado da rebeldia; busquemos a sabedoria e a prudência divinas, para que não experimentemos a ira do Deus justo e verdadeiro.

REFERÊNCIAS

 ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Dicionário Teológico. CPAD.

 CHAMPLIN, R. N. Dicionário de Bíblia, Teologia e Filosofia. HAGNOS.

 HOUAISS, Antônio. Dicionário da Língua Portuguesa. OBJETIVA.

 STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.

 VINE, W.E, et al. Dicionário Vine. CPAD

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL (FORNECIMENTO DO MATERIAL) - PROF. PAULO AVELINO