Lição 1 - Conhecendo os dois livros de Samuel V

Imprimir

SUPERINTENDENCIA DAS EBD'S DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS EM PERNAMBUCO

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2019

Adultos - O GOVERNO DIVINO EM MÃOS HUMANAS: liderança do povo de Deus em 1º e 2º Samuel

COMENTARISTA: OSIEL GOMES DA SILVA

COMENTÁRIO: SUPERINTENDÊNCIA DAS EBD'S DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS EM PERNAMBUCO

 

LIÇÃO Nº 1 – CONHECENDO OS DOIS LIVROS DE SAMUEL

INTRODUÇÃO

Neste quarto trimestre de 2019, estudaremos o tema: “O Governo Divino em Mãos Humanas – Liderança do Povo de Deus em 1º e 2º Samuel”. Na primeira lição deste trimestre traremos importantes informações sobre os dois livros de Samuel; veremos o período histórico da nação de Israel que ele aborda; falaremos um pouco dos principais personagens que se destacam nestes livros; e, por fim, pontuaremos o que podemos aprender com estes dois registros bíblicos.

I – INFORMAÇÃO SOBRE OS DOIS LIVROS DE SAMUEL

1.1 Autoria. Os livros de Samuel iniciam-se com um resumo da vida e obra do profeta Samuel, conhecido como o último dos juízes e o primeiro da ordem profética. Ele foi considerado o maior personagem na história de Israel entre Moisés e Davi (Jr 15.1). Estes livros, como a maioria dos livros históricos, são anônimos. No entanto, o profeta Samuel é geralmente considerado o autor de 1 Samuel 1-24, e Natã e Gade os autores da parte restante. As descrições detalhadas e as minúcias sugerem que os autores foram testemunhas oculares dos acontecimentos. Estes livros tomaram esse nome devido à primeira figura humana de destaque neles, Samuel. Biblicamente temos informações de um livro escrito por Samuel e colocado por ele “perante o Senhor” (1Sm 10.25); em 1Crônicas 29.29 há uma referência ao relato dos atos de Davi num livro chamado “crônicas de Samuel, o vidente”.

1.2 Data e lugar. Os acontecimentos relatados nos dois livros cobrem o período do nascimento de Samuel até o fim do reinado de Davi. Supondo que Samuel tivesse 30 anos aproximadamente quando começou a sua liderança em 1070 (cinco anos após a morte de Eli), ele deve ter nascido em 1100 a.C., aproximadamente. Visto que o reinado de Davi estendeu-se de 1010 a 970, o período de tempo para os livros de Samuel é de cerca de 130 anos aproximadamente.

1.3 Contexto histórico. Os livros de Samuel cobrem o período de transição da liderança das mãos dos juízes divinamente escolhidos (Jz 2.16) até a monarquia (1Sm 8.7), Samuel teve a tarefa tremenda de orientar a reconstrução da unidade social e religiosa (1Sm 7.1-7). Ele foi o instrumento divino para o estabelecimento do reino de Israel nesta grande crise nacional. Samuel, foi o último dos juízes (1Sm 7.6,15; 12.11), e o primeiro profeta (At 3.24).

1.4 Propósito. O objetivo dos livros de Samuel é apresentar a história do desenvolvimento de Israel desde um estado de anarquia (Jz 21.25) até um estado de monarquia teocrática (1 Sm 8.7). Dá uma descrição religiosa do crescimento da nação, mostrando a futilidade da tentativa de unificação e crescimento nacional por esforço e liderança humanos, bem como o grande poder e prestígio de uma nação fundada em princípios teocráticos sob um rei indicado por Deus (1Sm 9.16; 16.12). Primeiro Samuel fala da ascensão de Davi ao trono, e Segundo Samuel trata do reinado de Davi.

1.5 Curiosidades. Os dois livros de Samuel são os primeiros dos seis “livros duplos” que originalmente não estavam divididos. Eles foram divididos em dois pelos tradutores da Septuaginta (tradução do AT para o grego) que os chamaram de “1 e 2 Reis”. Os livros que chamamos de 1 e 2 Reis tinham o nome de 3 e 4 Reis (ELISSEN, p. 90).

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL (FORNECIMENTO DO MATERIAL) - PROF, PAULO AVELINO