Lição 3 - A mordomia da alma e do espírito III

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ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SETOR 31 (ERMELINO MATARAZZO,SÃO PAULO/SP)

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2019

Adultos - TEMPO, BENS E TALENTOS: sendo um mordomo fiel e prudente com as coisas que Deus nos tem dado

COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA

COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS

LIÇÃO Nº 3 – A MORDOMIA DA ALMA E DO ESPÍRITO

Texto: Gênesis 5.16-22,25

Introdução: Ao lado do corpo, a alma e o espírito devem estar preparados para a vinda do Senhor Jesus Cristo.

I – CONCEITUANDO ALMA E ESPÍRITO

1. O significado de alma.

1.1. No Antigo Testamento, a palavra “alma” é nephesh

1.2. No Novo Testamento, a palavra ‘alma’ é psiquê

. Tem o sentido de ‘alma’ e ‘vida’

1.4. Levítico 17.10-15 revela uma diversidade de sentidos para a palavra “alma”

. A pessoa física (v.10)

. A vida de um animal (v.11)

. A vida de uma pessoa (v.11)

1.5. Do ponto de vista teológico, a alma é a sede das emoções e dos sentimentos (Mc 14.34)

1.6. A alma está unida ao espírito, e, por isso, é humanamente impossível separá-los. Só a Palavra de Deus pode fazê-lo (Hb 4.12).

2. A origem da alma.

Introdução: Há três teorias que tentam explicar a origem da alma: a teoria da preexistência, do criacionismo e da participação.

2.1. Teoria da preexistência.

2.1.1. Segundo essa teoria, as almas existem nas diversas esferas do mundo espiritual e entram no corpo gerado, num processo denominado “reencarnação”.

. O objetivo desse processo é levar a pessoa a sofrer pelos “pecados cometidos em pretensas existências anteriores”.

. Esse é um dos pontos fundamentais do Espiritismo.

2.1.2. Essa teoria não tem fundamento bíblico

. O pecado original passou para todos os homens (Rm 5.12)

. Não há homem que não peque (Ec 7.20)

. O sangue de Jesus nos purifica (1Jo 1.7)

. É necessário arrependimento (Pv 28.13)

2.2. Criacionismo.

2.2.1. Essa teoria diz: Deus dedica-se à criação de almas diariamente, para que habitem nos corpos que forem sendo concebidos

2.2.2. Não tem fundamento bíblico

2.3. Teoria participativa.

2.3.1. Essa teoria diz: Deus dá a vida a toda pessoa gerada de acordo com as leis da reprodução biológica geradas por Ele.

. homem e mulher geram um novo ser com a cooperação divina (At 17.28; Hb 1.3).

. Está baseado na Bíblia (Zc 12.1)

. Contudo, ainda continua sendo um mistério da fé

3. Conceituação de espírito.

3.1. Espírito (pneuma)

3.2. O termo pode se referir:

. a parte imaterial da personalidade humana (cf.1 Co 7.1,34)

. o próprio ser da pessoa (1 Co 16.18; 2Tm 4.22)

. a fonte do discernimento de uma pessoa (Mc 2.8)

. a fonte das emoções de uma pessoa (Jo 11.33)

3.3. O espírito humano regenerado, submetido a Cristo, torna-se sensível ao Espírito Santo e é capaz de manifestar o fruto do Espírito, as virtudes do Reino de Deus (Gl 6.1; cf. Mt 5 – 7).

. Por isso há o crente espiritual e o carnal (Rm 8.1)

. O espiritual é dominado pelo Espírito Santo (Gl 5.16-18,22-25)

. O carnal é dominado pela natureza carnal (Gl 5.19-21)

II. A MORDOMIA DA ALMA: “O HOMEM INTERIOR”

1. A tricotomia do homem.

1.1. o ser humano é um ser tricotômico, ou seja, ‘espírito, alma e corpo’ (1Ts 5.23)

. O corpo, a parte material, refere-se ao “homem exterior” (2 Co 4.16)

. O imaterial é a alma e o espírito que é envolvido pelo corpo, este é o homem interior (Rm 7.22; cf. 2 Co 4.16).

2. A mordomia da alma.

2.1. A Necessidade da alma.

2.1.1. Essa necessidade inclui a emoção e pode ser satisfeita no relacionamento com Deus.

. A alma precisa de refrigério espiritual e da presença divina (Sl 23.1-3; Sl 42.1,2)

. Quanta necessidade a alma tem por Deus? A Bíblia revela que o Espírito Santo preenche essa necessidade e produz em nós o “fruto do Espírito” (Gl 5.22-24).

2.2. A santificação da alma.

2.2.1. É uma necessidade da alma o “viver santo”

. Sem santidade ninguém verá a Deus (Hb 12.14)

. Tudo no homem deve ser santificado (1Ts 5.22,23)

2.3. A santificação dos pensamentos.

2.3.1. Sua mordomia deve zelar por tudo o que preenche o pensamento do crente, conforme ensina o apóstolo Paulo (Fp 4.8).

2.3.2. Jesus nos alertou sobre o interior do homem (Mt 15.19)

2.3.3. Não podemos pensar só no que “não fazer”, mas também no que “não pensar”.

III – A MORDOMIA DO ESPÍRITO

1. Andando em Espírito.

1.1. O crente deve andar no Espírito, ou seja, na submissão ao Espírito Santo (Gl 4.6)

1.2. Ele viverá em obediência à direção do Espírito Santo (Gl 4.16,17,18; Gl 5.25)

2. Frutificando no Espírito.

2.1. Jesus chamou-nos a dar “fruto” e escolheu-nos para permanecer dando fruto (Jo 15.9,16).

2.2. Frutificar no Reino de Deus é testemunhar Cristo com sua vida (Jo 15.16; Mt 5.16; Gl 5.22).

Conclusão: A mordomia da alma e do espírito, juntamente com a do corpo, completa a conservação integral do crente (1 Ts 5.23).

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