Lição 6 - Quem domina a sua mente V

Imprimir

SUPERINTENDENCIA DAS EBD'S DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS EM PERNAMBUCO

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2019

Adultos - BATALHA ESPIRITUAL - O povo de Deus e a guerracontra as potestades do mal

COMENTARISTA: ESEQUIAS SOARES DA SILVA

COMENTÁRIO: SUPERINTENDÊNCIA DAS EBD'S DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS EM PERNAMBUCO

 

LIÇÃO Nº 6 – QUEM DOMINA A SUA MENTE

[yt_youtube url="https://www.youtube.com/watch?v=HCWNV64vjAA" width="600" height="400" responsive="yes" autoplay="no" ]

INTRODUÇÃO

Na presente lição trataremos da realidade de que o diabo age de forma astuta contra os cristãos a fim de causar-lhes danos a vida espiritual; destacaremos quais as áreas que o nosso inimigo poderá atuar no âmbito material e espiritual atingindo a mente humana; e, por fim, concluiremos pontuando o que é necessário fazer para vencermos os ardis do maligno contra a nossa mente.

I – AS ASTUTAS CILADAS DO DIABO

Engana-se quem pensa que o diabo age de forma desordenada. Ele é um ser calculista, ou seja, que age de forma planejada para alcançar os seus objetivos malignos (2 Co 2.11; 1 Tm 3.7-b). Paulo nos falou sobre “as astutas ciladas do diabo” (Ef 6.11). A palavra “cilada” significa: “emboscada, armadilha, arapuca” (HOUAISS, 2001, p. 717). O apóstolo diz que estas ciladas são astutas, palavra que significa: “esperteza, manha, sagacidade, malícia, treta, artimanha” (HOUAISS, 2001, p. 1895). Quando escolheu o animal para por meio dele enganar o primeiro casal, o diabo preferiu a serpente por ser “a mais astuta das alimárias do campo” (Gn 3.1). A serpente sabe esperar o momento certo de dar o bote, ela não se precipita, e com muita cautela espera que a vítima esteja no lugar certo e quando isso não sucede, ficando rodeando a mesma procurando uma posição que facilite a investida. Paulo sabia disto, por isso exortou a igreja de Corinto dizendo: “Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo” (2 Co 11.3). Muitas vezes as ciladas perigosas surgem com ares de inocência, mas que são preparadas para pegar de surpresa o crente, tanto na esfera física, como moral, e espiritual.

II – ÁREAS EM QUE O DIABO PROCURA ATUAR

Segundo Paulo, o diabo pode disparar “dardos inflamados” contra os homens (Ef 6.16). Os dardos eram estopas embebidas em alguma substância inflamável, que eram acesas e lançadas em flechas contra o adversário. Havia naquele tempo escudos muito frágeis, feitos de madeira. Os inimigos lançavam esses “dardos inflamados” para queimar o escudo e tornar vulnerável o corpo do soldado para ser atingido (CABRAL, 1999, p. 91). Já vimos em outras lições que o diabo não pode agir de forma autônoma, ele tem permissão condicionada por Deus (Jó 1.11,12; Mc 5.9,10; Lc 22.31). Dentro da soberania divina, ele pode atuar em dois âmbitos da esfera humana. Vejamos:

2.1 No âmbito material. O maligno também pode lançar seus dardos inflamados contra aquilo que temos a fim de nos prejudicar. Ele tocou no patrimônio financeiro e na família de Jó, a fim de fazê-lo blasfemar contra Deus (Jó 1.11-19). Em certos casos, Deus soberanamente permitiu que ele afligisse alguns dos seus servos com enfermidades, que foi o caso de Jó (Jó 2.1-7) e talvez tenha sido o de Paulo (2 Co 12.7). Aos crentes de Esmirna, por meio do imperador, ele desencadeou uma perseguição feroz, conduzindo-os a prisão a fim de negarem a fé em Jesus (Ap 2.10).

2.2 No âmbito espiritual. Um dos lugares onde se dá o campo de batalha do homem contra Satanás é na mente. A palavra “mente” no grego é “nous” é um substantivo que significa a mente como: sede das emoções e sentimentos, do modo de pensar e sentir, inclinação moral, equivalente ao coração (Rm 12.2; 1 Co 1.10; Ef 4.17,23); entendimento, intelecto (Lc 24.45; 1 Co 14.14,15,19; Fp 4.7; Ap 13.18) (PALAVRA-CHAVE, 2009, p. 2082). Pelo fato de nossa vida depender do tipo de pensamento que produzimos ou desenvolvemos (Pv 23.7-a), Satanás, que é um ser inteligente (Ez 28.3), e conhece o ser humano de maneira profunda (Mt 16.23-a), busca lançar dardos inflamados na mente humana para que o homem pense, aja e reaja de acordo com a sua vontade (Ef 2.2,3). Nesse âmbito o diabo pode lançar as seguintes investidas:

 Dúvidas (Gn 3.4,5; Ap 20.8);

 Medo (Lc 22.57);

 Pensamentos negativos (Mt 27.5);

 Culpa (Zc 3.1; Ap 12.10);

 Orgulho (1 Cr 21.1);

 Heresias (1 Tm 4.1; 2 Tm 2.25,26);

 Homicídio (Gn 4.8; Jo 8.44);

 Falta de misericórdia (2 Co 2.10,11);

 Tentação (Gn 3.6; 39.7; Jo 13.2; At 5.3; 1 Co 7.5; 1 Ts 3.5).

III – VENCENDO AOS ATAQUES DO DIABO NA MENTE

Que estamos numa batalha contra as hostes espirituais da maldade, isto é fato (Ef 6.10-12). Ciente disto, devemos os precaver tomando as atitudes certas a fim de vencermos esta luta. Abaixo destacaremos algumas atitudes necessárias para que tenhamos êxito nesta peleja. Notemos:

3.1 Renovando a mente. O homem em seu estado natural “não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura” (1 Co 2.14-a), pois ele não foi regenerado, está morto espiritualmente em seus delitos e pecados (Ef 2.1,5); está entenebrecido no entendimento (Ef 4.18); e, sob a cegueira de Satanás (2 Co 4.4). Somente quando nasce de novo é que este homem é transformado pela renovação do seu entendimento (Rm 12.2). Somente por meio dessa operação do Espírito é que o homem tem condições de vencer os ataques de Satanás “[...] o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca” (1 Jo 5.18).

3.2 Guardando a mente. Satanás é um inimigo externo. Portanto, seus ataques contra o crente se dão de fora para dentro. Ele procura diariamente introduzir na nossa mente seus dardos inflamados, logo, para vencermos precisamos guardar a mente: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Pv 4.23). O verbo “guardar” significa: “vigiar para defender, proteger, preservar” (HOUAISS, 2001, p. 1493). Devemos guardar o nosso coração dos ataques de Satanás, deixando-o ocupado com a oração (Mt 26.41; Ef 6.18; Cl 4.12) e a Palavra de Deus (Sl 119.11; Ef 6.17-b). Foi orando e com a mente impregnada da Palavra que Jesus venceu a mais terrível batalha na mente: a tentação no deserto (Mt 4.1-11).

3.3 Sujeitando a mente a Cristo. É inevitável que soframos ataques de Satanás, no entanto, devemos para vencê-los, sujeitando a nossa mente a Cristo: “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tg 4.7). “Essa palavra é um termo militar que significa fique no seu próprio posto, ponha-se no seu lugar. Quando um soldado quer se colocar no lugar do general ele tem grandes problemas” (LOPES, 2006, p. 89). Somos exortados a amar a Deus com toda a nossa mente (Dt 11.13; Mc 12.30). Se consagrarmos a nossa vida inteiramente a Cristo, não haverá espaço para que o pecado nos domine. Só assim venceremos a Satanás (Rm 6.12,13).

3.4 Ocupando a mente com coisas boas. A mente vazia ou exposta a coisas ruins é terreno para a atuação do diabo. A mente humana funciona como uma esponja que absorve tudo o que vemos, ouvimos e percebemos. Sendo assim, precisamos selecionar muito bem aquilo a que assistimos, como também o que lemos e ouvimos, estes são os canais que dão acesso à nossa mente (Sl 101.3). Logo, precisamos ocupá-la com o que edifica. O apóstolo Paulo deixou bem claro que aquele que serve a Deus deve preencher a mente com o que agrada ao Senhor: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Fp 4.8). E, ainda: “pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra” (Cl 3.2).

3.5 Usando a fé. O diabo pode enviar suas sugestões na nossa mente, a fim de nos prejudicar, no entanto, devemos rebatêlas por meio da fé: “Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno” (Ef 6.16). Neste versículo Paulo comparou a fé com um escudo. “O escudo é a arma defensiva contra os ataques diretos do inimigo. O soldado prendia o escudo num dos braços. Esse escudo tinha a forma de um prato gigante, que servia para proteger todo o corpo. A fé diz respeito à nossa confiança e crença doutrinária. Um soldado cristão sem escudo é soldado vulnerável aos ataques satânicos. O conhecimento da Palavra de Deus forma o ‘corpo da fé’, ou seja, o escudo da fé que protege o crente contra as heresias e mentiras satânicas” (CABRAL, 1999, pp. 90,91). A fé é de vital importância para que vençamos os ataques de Satanás, pois a fé mostra que somos dependentes de Deus e que não podemos vencer sozinhos. Pedro diz também que podemos resistir ao diabo pela fé: “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo” (1 Pd 5.8,9). A fé chama em nosso socorro a ajuda de Deus (1 Co 10.13; 2 Pd 2.9).

CONCLUSÃO

O diabo investe ferrenhamente contra a nossa mente com o intuito de nos atingir e provocar o nosso fracasso espiritual. No entanto, podemos vencer esta batalha ferranha tomando as atitudes corretas, guardando a nossa mente, sujeita-a domínio de Cristo, ocupando-a com as coisas boas e utilizando o escudo da fé.

REFERÊNCIAS

 BÍBLIA DE ESTUDO PALAVRA-CHAVE. CPAD.

 CABRAL, Elienai. Comentário Bíblico: Efésios. CPAD.

 GILBERTO, Antonio, et al. Teologia Sistemática Pentecostal. CPAD.

 HOUAISS, Antônio. Dicionário da Língua Portuguesa. OBJETIVA.

 LOPES, Hernandes Dias. Comentário Bíblico: Tiago. HAGNOS.

 STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROF. PAULO AVELINO (FORNECIMENTO DO MATERIAL)