Lição 5 - Um inimigo que precisa ser resistido IV

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - IBOTIRAMA/BA

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2019

Adultos - BATALHA ESPIRITUAL - O povo de Deus e a guerra contra as potestades do mal

COMENTARISTA: ESEQUIAS SOARES DA SILVA

COMENTÁRIO: PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES

LIÇÃO Nº 5 – UM INIMIGO QUE PRECISA SER RESISTIDO

- INTRODUÇÃO:

- Poucos filhos de Deus parecem saber que possuem o privilégio e o direito de serem vitoriosos contra os ataques de Satanás. Veremos na Epístola de Tiago, meios que podemos praticar e vencer Satanás.

I – TEXTO BÍBLICO

(Tiago 4.1-10)

V, 1- Donde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura, não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?

V, 2- Cobiçais e nada tendes; sois invejosos e cobiçosos e não podeis alcançar; combateis e guerreais e nada tendes, porque não pedis.

V, 3- Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.

V, 4- Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.

V, 5- Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: 0 Espírito que em nós habita tem ciúmes?

V, 6- Antes, dá maior graça. Portanto, diz: Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes.

V, 7- Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

V, 8- Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai o coração.

V, 9- Senti as vossas misérias, e lamentai, e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo, em tristeza.

V, 10- Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.

II – AUTORIA, LOCAL, DATA E DESTINATÁRIO.

(Tg 1.1)

1 – Autoria - Em Primeiro Lugar, é Preciso destacar o Fato de Que há, o Novo Testamento los, Uma menção de Quatro PESSOAS com o nomo de Tiago: Tiago, pai de Judas, o Iscariotes Nao, (Lc 6,16); Tiago, Filho de Zebedeu e Irmão de João (Mt 4,21; 10,2; Mc 1.19, 10.35; Lc 5,10; 6,14;. Como 1,13; 12,2); Tiago, Filho de Alfeu, um dos Doze Discípulos (Mt 10,3; Mc 3,18; 15,40; Lc 6.15; Como 1,13) e, Finalmente, Tiago, o autor da Epístola, era Opaco Filho de José e Maria e Meio-Irmão Fazer Nosso Senhor (Mt 1.18,20). APOS OS firmar Passos na Fé e testemunhar a Ressurreição Fazer Filho de Deus, o Irmão do Senhor liderou a Igreja los Jerusalém (At 15,13-21) e, Mais Tarde, FOI considerado apóstolo (Gl 1.19). Pela Riqueza doutrinária da carta, o autor Localidade: Não poderia Ser Outro Tiago, Senao, o Irmão FAZ Senhor e Líder da Igreja los Jerusalém.

2 - Dados e Locais. Embora a maioria dos biblistas Veja a Palestina, e Mais especificamente Jerusalém, Como locais Mais indicado de Produção da Epístola, tal Informação e Desconhecida. SOBRE Dados, Tratando-se Fazer PERÍODO Antigo Cristã da Época, Semper Sera, Sera, um aproximada Sera. Por Razão ESSA, UMABiblia de Estudo Pentecostal Dados de Produção da Carta de Tiago Entre OS Anos 45 a 49 dC, aproximado.

3 - Destinatário.", Como cochilar Tribos Que da dispersas Andam" (Tg 1.1). HA MUITO UMA Estrutura Politica de Israel perdera UMA configuracao de Divisão Tribos EM. ASSIM, EM o Novo Testamento, a Expressão "doze Tribos" E hum Recurso Lingüístico Opaco FAZ alusão, de forma Figurativa, à Nação Inteira de Israel (Mt 19.28; Sem 26,7; Ap 21.12). Todavía, AO USAR UMA fórmula "doze Tribos", na Verdade, Tiago REFERÊ-se EAO cristãos dispersos na Palestina e Variadas Igrejas estabelecidas regions los Otras, Isto É, todo o Povo de Deus Espalhado Pelo Mundo.

OBS: E Possível Que OS Destinatários fossem OS Primeiros convertidos los Jerusalém, Que, apos a morte de Estêvão, FORAM dispersos Pela Perseguição (Na 8.1) Ate a Fenícia, Chipre, Antioquia da Síria e Alem (Sem 11,19).

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES