ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SANTANA DE PARNAÍBA/SP - ÁREA 58
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2026
Adultos - A SANTÍSSIMA TRINDADE - O Deus Único revelado em Três Pessoas Eternas
COMENTARISTA: Douglas Roberto de Almeida Baptista
COMPLEMENTOS, ILUSTRAÇÕES E VÍDEOS: PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

LIÇÃO Nº 5 – O DEUS FILHO
...
SUBSÍDIOS EXTRAS PARA A LIÇÃO – LIVROS, REVISTAS ANTIGAS E GOOGLE COMENTÁRIOS BEP – CPAD (com acréscimos e correções do Pr. Henrique)
Mt 9.29 TRANSFIGUROU-SE. Na sua transfiguração, JESUS foi transformado na presença de três discípulos, que viram a sua glória celestial, conforme Ele realmente era: DEUS em corpo humano. A experiência da transfiguração foi:
(1) um alento para JESUS ante a sua iminente morte de cruz (cf. Mt 16.21);
(2) um comunicado aos discípulos de que JESUS teria de sofrer na cruz (v.31); e (3) uma confirmação, por DEUS, dizendo que JESUS era verdadeiramente seu FILHO, todo suficiente para redimir a raça humana (v.35).
(4) Ali representada a Lei por Moisés (JESUS CRISTO cumpriu toda lei).
(5) Ali representados os profetas por Elias (JESUS CRISTO era o profeta que havia de vir, conforme Moisés havia profetizado).
(6) JESUS é o salvador, toda a Palavra de DEUS se cumpre Nele. JESUS é a graça de DEUS revelada aos homens para sua salvação. JESUS se revela homem e ao mesmo tempo DEUS. A voz do PAI revela a divindade de JESUS e o agrado do PAI pelo sacrifício do FILHO em favor de todos os pecadores.
(7) Moisés representa salvos que já morreram e vão ser transformados na hora do arrebatamento e subirão a se encontrarem com JESUS.
(8) Elias representa os salvos que estarão vivos na hora do arrebatamento, serão transformados e subirão ao encontro de JESUS sem provarem a morte.
(9) Pedro representa os pregadores do evangelho e a abertura do evangelho tanto aos judeus quanto aos gentios.
(10) Tiago representa os mártires do cristianismo (ele foi decapitado por Herodes não muito depois desses dias).
(11) João representa o amor de DEUS pelos pecadores e a longevidade de um servo de DEUS. João representa os profetas da Igreja na revelação do futuro glorioso da Igreja.
A Transfiguração de CRISTO - Com. Bíblico - Matthew Henry (Exaustivo) AT e NT (com acréscimos e correções do Pr. Henrique)
Mateus 17. 1-13
Aqui temos a história da transfiguração de CRISTO.
Quando CRISTO estava aqui na terra, embora a sua condição, em geral, fosse uma condição de humilhações e sofrimentos, houve alguns lampejos da sua glória entremeados. O seu nascimento, o seu batismo, a sua tentação e a sua morte foram os exemplos mais notáveis da sua humilhação; e cada um deles esteve presente com alguns sinais de glória, e os sorrisos do céu. Mas sendo a sequência do seu ministério público uma humilhação contínua, aqui, justamente no meio dele, surge essa descoberta da sua glória. Assim como agora, que está no céu, Ele tem suas deferências, quando esteve na terra o Senhor também teve os seus triunfos.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA