ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SANTANA DE PARNAÍBA/SP - ÁREA 58
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2025
Adultos - A SANTÍSSIMA TRINDADE - O Deus Único revelado em Três Pessoas Eternas
COMENTARISTA: Douglas Roberto de Almeida Baptista
COMPLEMENTOS, ILUSTRAÇÕES E VÍDEOS: PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

LIÇÃO Nº 1 – O MISTÉRIO DA SANTÍSSIMA TRINDADE
...
SUBSÍDIOS EXTRAS PARA A LIÇÃO – LIVROS, REVISTAS ANTIGAS E GOOGLE
Subsídio CPAD - Lição 1 – O Mistério da Santíssima Trindade (por Thiago Santos: evangelista)
Caríssimo(a) professor(a), a santa Paz de nosso Senhor e Salvador JESUS CRISTO seja com você! Estamos iniciando um novo trimestre de estudos com a revista Lições Bíblicas Adultos, editada pela CPAD. Nesta nova oportunidade, estudaremos sobre a natureza de DEUS, que se revela em três pessoas: Pai, Filho e ESPÍRITO SANTO. Na Teologia, essa doutrina é conhecida como Doutrina da Trindade. O estudo sobre a natureza trinitária de DEUS é um dos ensinamentos mais importantes da fé cristã. Ele elucida, à luz das Escrituras, a revelação divina a partir das três Pessoas gloriosas que coexistem e atuam harmoniosamente na obra de redenção da humanidade. De modo sucinto, a base da doutrina da Trindade consiste em afirmar que o nosso DEUS é um só em essência e triúno em pessoa. Trata-se de uma unidade composta, dinâmica e eterna que subsiste em três pessoas distintas: Pai, Filho e ESPÍRITO SANTO (Ef 1.4; Jo 3.16; Rm 8.16). Compreender esse aspecto é fundamental para lidarmos com as falsas doutrinas que tentam negar a existência da Trindade e distanciar os indoutos da verdadeira fé em DEUS. Dentre esses falsos ensinamentos que persistem em nossos dias está o unicismo. O pastor Esequias Soares, na sua obra “Manual de Apologética Cristã”, editada pela CPAD, discorre que os unicistas “no Oriente eram chamados sabelianistas, pois o heresiarca Sabélio foi quem mais se destacou na propagação dessa heresia. Sabélio defendia uma forma inadequada da Trindade, ensinando que o Pai, o Filho e o ESPÍRITO SANTO eram apenas três aspectos da Divindade, sendo, portanto, uma mesma Pessoa, ou seja, Pai, Filho e ESPÍRITO SANTO seriam nomes diferentes de uma mesma Pessoa. […] O Credo Atanasiano, no seu quarto artigo de fé, afirma: ‘Não confundimos as Pessoas, nem separamos a substância’. Os unicistas confundem as Pessoas, mutilando a personalidade do Pai e do Filho com a doutrina das ‘manifestações’, que é uma maneira camuflada de negar JESUS como o Filho de DEUS. A Bíblia diz que negar o Pai e o Filho traz a condenação […] (1Jo 2.22,23)” (2002, pp. 317, 319). A negação da existência da Trindade é uma das formas de afastar os cristãos do conhecimento de quem é DEUS e, consequentemente, de como devemos nos relacionar com Ele. Portanto, conhecer profundamente esta doutrina é crucial para que não sejamos enganados.
Monogenes - Único na sua espécie:
A palavra grega monogenes significa o único de seu tipo, único na sua relação.
· Filho gerado diretamente:
Implica que JESUS é o único filho de DEUS Pai, diferente dos outros seres criados
Homoioitsios - Esse foi o ponto de vista de Ário ao argumentar que JESUS CRISTO foi criado em uma época passada, à semelhança de DEUS PAI, e é homoioitsios com Ele (isto é, de substância similar), naturalmente uma heresia.
O palestrante e cientista brasileiro famoso que faleceu recentemente (em 18 de abril de 2024) e era conhecido por conciliar ciência e fé é o Professor Adauto Lourenço.
Embora ele não tenha "comprovado" a Trindade no sentido de uma prova científica experimental, Adauto Lourenço era amplamente reconhecido por suas palestras onde utilizava conceitos da física e da ciência para argumentar em favor da existência de DEUS e da viabilidade lógica de conceitos bíblicos, incluindo a natureza triúna de DEUS.
Principais detalhes sobre ele:
• Formação: Era físico formado pela Bob Jones University e mestre em física pela Clemson University.
• Atuação: Foi uma das vozes mais proeminentes do criacionismo no Brasil, realizando palestras em igrejas, universidades e eventos internacionais.
• Falecimento: Morreu aos 66 anos, após sofrer um infarto fulminante em abril de 2024.
É neste contexto, que surge um Professor e cientista físico, também religioso, nos dando uma interessante explicação sobre este assunto.
"As leis da Natureza não mudam, portanto uma das características delas é serem eternas. As leis da Natureza, eu não consigo pega-las. Por exemplo: eu não consigo pegar a Lei da Gravidade e segurar; então elas são transcendentes, e assim são todas as leis. Em todas as características que nós encontramos nas leis da Natureza, nós encontramos também no DEUS das escrituras, porque Ele colocou nas leis, algumas de Suas características.
Não obstante, as pessoas vivem perguntando ou falando: mas todas as religiões por aí, dizem que o DEUS delas é que teria criado o Universo, a vida e tudo o mais. Mas isso não é possível. É muito fácil provar quem é o Criador. Por exemplo: Vamos analisar a Natureza de uma forma geral: TEMPO: passado, presente e futuro = 3 em 1;
ESPAÇO: largura, altura e profundidade = 3 em 1;
BASE DA MATÉRIA QUE SÃO OS ÁTOMOS: prótons, nêutrons e elétrons = 3 em 1;
BASE DOS PRÓTONS E DOS NEUTRONS: 3 quartos em cada um deles = 3 em 1;
ESTADOS BÁSICOS DA MATÉRIA: sólido, líquido e gasoso = 3 em 1;
QUEM ESTUDA MÚSICA: melodia, harmonia e ritmo = 3 em 1:
Encontra-se três em um em todo lugar. De onde vem a idéia de 3 em 1? É porque o DEUS das escrituras, o Criador verdadeiro, deixou a sua assinatura na criação. A criação é 3 em 1, assim como Ele próprio é 3 em 1. Não tem como escapar"
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA