Lição 13 - Preparando o corpo, a alma e o espírito para a Eternidade II

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ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SANTANA DE PARNAÍBA/SP - ÁREA 58

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2025

Adultos - CORPO, ALMA E ESPÍRITO: A restauração integral do ser humano para chegar à estatura completa de Cristo

COMENTARISTA: Silas Queiroz

COMPLEMENTOS, ILUSTRAÇÕES E VÍDEOS: PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

LIÇÃO Nº 13 – PREPARANDO O CORPO, A ALMA E O ESPÍRITO PARA A ETERNIDADE

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COMENTÁRIOS BÍBLIA BEP – CPAD

1Ts 2.10 JUSTA E IRREPREENSIVELMENTE NOS HOUVEMOS.

Paulo não aceita o conceito errôneo de um "cristianismo pecaminoso", o qual propala que a salvação provida por CRISTO e seu sangue expiador não são suficientes para nos salvar do cativeiro e do poder do pecado. Essa doutrina antibíblica afirma que todos os cristãos devem pressupor que pecarão contra DEUS todos os dias, por palavras e obras no decurso de toda a sua vida.

Refutando a doutrina supra, (1) Paulo afirma, no tocante à sua própria conduta entre os tessalonicenses, que ele se comportara "santa, justa e irrepreensivelmente". (2) Paulo conclamou tanto a igreja quanto o próprio DEUS como testemunhas de que a graça suficiente de DEUS em CRISTO o capacitara a purificar-se "de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de DEUS" (2 Co 7.1; cf. 2 Co 1.12; 2.17; 6.3-10; 1 Ts 1.5; 2 Tm 1.3).

1Ts 4.3 ESTA É A VONTADE DE DEUS

Embora vivessem numa sociedade onde o pecado sexual era comum e aceitável, os apóstolos não transigiam com a verdade e a santidade de DEUS. Não rebaixaram os padrões morais para acomodá-los às ideias e tendências daquela sociedade. Sempre que se deparavam com baixo padrões morais em alguma igreja (cf. Ap 2.14,15,20), repreendiam-na e procuravam corrigi-la. Considerando padrões a baixa moralidade que prevalece em nossos dias, precisamos de dirigentes do tipo dos apóstolos, para conclamar a igreja a obedecer aos padrões divinos de retidão 1Ts 4.3-7 QUE VOS ABSTENHAIS DA PROSTITUIÇÃO. DEUS determina para todos os crentes normas elevadas de pureza e santidade concernentes a assuntos sexuais (para um estudo deste assunto, ver o estudo PADRÕES DA MORALIDADE SEXUAL ABAIXO)

SANTIFICAÇÃO - Enciclopédia Bíblica Wycliffe - CPAD

Palavra derivada do lat. sanctus; do verbo heb. qadash, "ser separado, consagrado"; do substantivo grego hagiasmos, "consagração", "purificação", "santificação"; do verbo hagiazo, "santificar", "separar das coisas profanas ou consagrar", "purificar ou santificar". O breve catequismo de Westminster define a santificação como "a obra da livre graça de DEUS, pela qual somos renovamos na totalidade de nosso ser, conforme a imagem de DEUS, e nos tornamos cada vez mais capacitados a morrer para o pecado e viver para a justiça". Esta definição, no entanto, apesar de útil ao chamar a atenção à graça soberana de DEUS, assim como à responsabilidade de cada cristão, tende a confundir a regeneração com a santificação. As principais ideias relacionadas à santificação são a separação daquilo que é pecaminoso, por um lado, e, por outro, a consagração àquilo que é justo e que está de acordo com a vontade de DEUS. A Santificação precisa ser distinguida da justificação. Na justificação, DEUS atribui ao crente, no momento em que recebe a CRISTO, a própria justiça de CRISTO, e a partir de então vê esta pessoa como se ela tivesse morrido, sido sepultada e ressuscitada em novidade de vida em CRISTO (Rm 6.4-10). É uma mudança que ocorre "de uma vez por todas" na condição legal ou judicial da pessoa diante de DEUS. A santificação, em contraste, é um processo progressivo que ocorre na vida do pecador regenerado, momento a momento. Na santificação ocorre uma cura substancial da separação que havia ocorrido entre DEUS e o homem, entre o homem e os seus companheiros, entre o homem e si mesmo, e entre o homem e a natureza.

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COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA