Lição 11 - O espírito humano e as disciplinas cristãs IV

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS EM MUNDO NOVO - BA

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2025

Adultos - CORPO, ALMA E ESPÍRITO: A restauração integral do ser humano para chegar à estatura completa de Cristo

COMENTARISTA: Silas Queiroz

COMENTÁRIO: PR JOSAPHAT BATISTA SOARES

LIÇÃO Nº 11 – O ESPÍRITO HUMANO E AS DISCIPLINAS CRISTÃS

INTRODUÇÃO

- Se tivermos uma vida cristã disciplinada, haveremos de operar vitoriosamente no Reino de Deus.

I - TEXTO BÍBLICO

(1 Timóteo 4.6-8,* *13-16)

I - O QUE SÃO AS DISCIPLINAS DA VIDA CRISTÃ*

- John Wesley cultivava a piedade, de tal maneira, que os seus colegas, na universidade, apelidaram-no de o metodista. No orar e no estudar a Bíblia, metódico. Erguendo-se ele como um perfeito exemplo de vida cristã, não lhe foi penoso avivar a Inglaterra no século 18. Wesley sabia o quanto são importantes, para o crente, as disciplinas devocionais (Tt 1.7,8).

1. Definição. Disciplinas da vida cristã são os exercícios espirituais, prescritos na Bíblia Sagrada, cujo objetivo é proporcionar ao crente uma intimidade singular com o Pai Celeste, constrangendo os que nos cercam a glorificar-lhe o nome (Hb 12.8).

2. Elementos das disciplinas da vida cristã.* De conformidade com as Sagradas Escrituras, estas são as disciplinas a que deve submeter-se o crente: adoração a Deus, leitura diária e sistemática da Bíblia, oração, serviço, mordomia do corpo e dos bens, etc. Tem você se dedicado a essas observâncias? Outros elementos, igualmente valiosos, poderiam ser aqui arrolados; estes, porém, já são mais do que suficientes, para mostrar a sublimidade de nossa carreira cristã. Recomendado a leitura do livro Disciplinas do Homem Cristão de R. Kent Hughes.

- As disciplinas da vida cristã são os exercícios espirituais que proporcionam ao crente uma intimidade com Deus. São elas: adoração, leitura da Bíblia, oração, entre outras.

OBS: ARGUMENTO TEOLÓGICO - “A GRAÇA DA DISCIPLINA -* O homem que sabiamente se disciplina para a santificação compreende a necessidade de priorizar e orar, de ser realista e confiável, e que a falha faz parte do sucesso, mas este ímpeto vem de entender a graça. Tudo em sua vida parte da graça de Deus – sola gratia – apenas da graça! A própria salvação vem apenas da graça. Estávamos mortos em nossas transgressões e pecados, cativos de forças tenebrosas, tão incapazes de salvar-nos quanto os cadáveres. “Mas… Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou… Porque pela graça, sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus… não de obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.4,8,9, itálicos do autor). Somos salvos pela graça de Deus, seu imerecido favor. Mesmo a melhor porcentagem de obras diminui a graça da salvação, conforme Pau-lo esclareceu diretamente: ‘E é pela graça, já não pelas obras; do contrário, a graça já não é graça’ (Rm 11.6)” (HUGHES, R. Kent. Disciplinas do Homem Cristão. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, pp.202-03).

II - SÍMBOLOS DAS DISCIPLINAS DA VIDA CRISTÃ*

- Há pelo menos três figuras que salientam as disciplinas da vida cristã: o soldado, o atleta e o agricultor. Sem exercício, perseverança e sacrifício pessoal, jamais seremos bem-sucedidos quer no campo de batalha, quer nas competições públicas ou no amanho da terra (Pv 23.23).

1. A disciplina do soldado.* Como soldados de Cristo, ajamos de modo disciplinado e perseverante, a fim de agradar ao que nos arregimentou para a guerra: “Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. Ninguém que milita se embaraça com negócio desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra” (2Tm 2.3-5). Tinha o apóstolo, em mente, o antigo soldado grego que, no campo de batalha, preferia o sacrifício da própria vida a existir sem honra.

2. A disciplina do atleta.* No tempo de Paulo, eram os atletas mais do que disciplinados. Na conquista de uma coroa de louro, empenhavam-se além de suas forças; perseguiam o impossível. Descreve-os o apóstolo: “E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente” (2Tm 2.5).

Se naqueles estádios, punham-se os competidores a lutar por uma vitória efêmera e corruptível, nós avançamos em busca de eternos galardões. Por isto temos de, à semelhança daqueles atletas, portar-nos de maneira viril e disciplinadamente: “E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível” (1Co 9.25).

3. A disciplina do agricultor.* A agricultura é a mais antiga das ciências; foi o primeiro trabalho de Adão e Eva (Gn 1.26-30). O cultivo da terra, principalmente depois da queda de nossos primeiros pais, tornou-se estressante e árduo. Eis porque o agricultor tanto carece de disciplina e paciência: “O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a gozar dos frutos” (2Tm 2.6). No cultivo do fruto do Espírito também não devemos prescindir de disciplina e paciência. Afinal, temos de melhorar a cada dia, refletindo em tudo a imagem de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Tem você agido com disciplina em seu cotidiano? Porta-se com a bravura e o desprendimento do soldado no combate às forças do mal? Abstém-se dos entretenimentos mundanos na conquista da coroa incorruptível? E o fruto do Espírito? Vem você cultivando-o pacientemente como aquele que lavra a terra?

OBS: ARGUMENTO BÍBLICO - “O EXERCÍCIO DA PIEDADE -* O apóstolo Paulo une esta ideia de exercício necessário ou disciplina, com a vida espiritual. Em 1 Timóteo 4.7 diz: “Exercita-te a ti mesmo em piedade”. O verbo exercita-te é derivado de uma palavra grega muito antiga da qual obtemos a palavra ginásio. Nos dias do Novo Testamento, isto se referia ao exercício e treinamento em geral. De certo modo, Paulo está dizendo: “Faz ginástica com a finalidade de obter a piedade”. Ele está exigindo um treinamento espiritual. É este exercício espiritual que Paulo julga muito mais importante que uma caminhada matutina pela cidade. Ele acrescenta: ‘Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir” (1 Tm 4.8)” (HUGHES, R. Kent. Disciplinas da Mulher Cristã. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.12).

III - A EFICÁCIA DAS DISCIPLINAS DA VIDA CRISTÃ*

- Na História das Assembleias de Deus no Brasil, o irmão Emílio Conde narra como o Movimento Pentecostal chegou aos longes mais desconhecidos de nosso país. Diante daqueles relatos, é-nos impossível conter a pergunta: “Como Daniel Berg e Gunnar Vingren lograram tal façanha?”. Disciplinados na piedade, foram capazes de suportar o insuportável e, assim, alargar as fronteiras do Reino de Deus.

1. As disciplinas da vida cristã são eficazes contra o pecado.* Exilado em Babilônia, Daniel jamais deixou-se atrair por aqueles deuses belicosos e sensuais. Afinal, quando ainda adolescente, propusera no coração não se contaminar com os manjares e vinhos do rei (Dn 1.8). E, assim, pôde ele caminhar toda uma longevidade na presença de Deus. Tinha o profeta suficiente disciplina, a fim de recusar as ofertas da mais luxuriante metrópole do século VI a.C.

2. As disciplinas da vida cristã são eficazes no serviço cristão.* Foi Paulo, certamente, o mais aplicado missionário do Cristianismo. Em pouco tempo, quer acompanhado por Barnabé, quer auxiliado por Silas, logrou o apóstolo espalhar a mensagem cristã de Antioquia a Roma. Disciplinadíssimo, possuía um senso de abnegação tão grande que, mesmo às vésperas de sua execução pelas autoridades romanas, não deixou de anunciar as Boas Novas de Salvação (2Tm 4).

OBS:ARGUMENTO CRISTOCÊNTRICO -* Nosso Senhor Jesus Cristo é o verdadeiro exemplo e fundamento de uma vida piedosa e disciplinada. Em tudo se mostrou devoto e cuidadoso: na tentação (Lc 4.1-13), na devoção (Lc 9.28-36), na oração (Lc 5.16; 6.12; 22.41), na comunhão com o Espírito Santo (Lc 4.1,14,18; 10.21), e no sofrimento (Lc 22.42-45). “A piedade”, afirma a Bíblia, “para tudo é proveitosa” (1Tm 4.8). As armaduras de Saul não couberam no jovem pastor (1Sm 17.38,39), mas a piedade e a disciplina “para tudo lhe eram proveitosas” (1Sm 17.45-47). Os discursos vazios dos amigos de Jó, pouco se mostraram úteis, entretanto, a devoção e a fé “em tudo lhe foram proveitosas” (Jó 19.1,2,25). O vulgar é ser indisciplinado, o raro, ser piedoso e ocupar-se com as disciplinas devocionais da vida cristã. Ora, se a piedade e a disciplina foram os trajes dos santos, com quais andrajos substituiríamos as vestes sagradas? Portanto, “exercita-te a ti mesmo em piedade” (1Tm 4.7).

IV - O APÓSTOLO PAULO E A DISCIPLINA CRISTÃ

- A declaração de Paulo a Timóteo, com relação à disciplina espiritual — ‘Exercita-te pessoalmente na piedade’ (1Tm 4.7), envolve-se não de uma importância transcendente, mas de uma urgência pessoal. Há outras passagens que ensinam disciplina, mas este é o grande texto das Escrituras. ‘Exercita’ vem de gymnos, que significa ‘despido’, termo do qual se deriva a palavra ginásio. No grego clássico, nas competições atléticas, os participantes competiam sem roupa, de modo que não fossem estorvados. Portanto, a palavra ‘exercita’ originalmente levava o significado literal de ‘exercitar-se despido’. Nos tempos do Novo Testamento, se referia a qualquer forma de exercício. Mas era uma palavra com odor de ginásio — o suor de um bom exercício. ‘Fazer ginástica (exercitar, treinar) com o propósito da religiosidade’ contém o sentimento do que Paulo está dizendo. Suor Espiritual. Em uma outra palavra, ele está conclamando ao suor espiritual! Da mesma forma que o atleta se descartava e competia gymnos — livre de tudo que pudesse eventualmente sobrecarregá-lo — devemos livrar-nos de todo estorvo, toda associação, hábito e tendência que impeça a piedade. Se quisermos vencer, devemos despojar-nos até à nudez espiritual”. (HUGHES, R. K. Disciplinas do homem cristão. 3.ed., RJ: CPAD, 2004, p.6).

- Infelizmente, pouca importância damos às disciplinas da vida cristã. Mostram as Escrituras, todavia, que, sem o seu exercício, jamais alcançaremos o alvo que nos traçou Deus através de Cristo: a estatura de um ser humano perfeito, como perfeito era Adão antes de haver transgredido a lei divina. Por que as disciplinas da vida cristã são tão importantes? Em que reside o seu mérito? Em sua doutrina? Ou em sua devoção? Aliás, que doutrina não é devocional e que devoção não é doutrinal? Os santos do Antigo e do Novo Testamento, em sua peregrinação rumo à Jerusalém Celeste, disciplinavam-se de tal forma que, ousada e bravamente, venceram um mundo comprometido com o maligno. Deseja você também triunfar? Não se esqueça das disciplinas espirituais. Ande como Jesus andou; torne-se parecido com o seu Senhor.

CONCLUSÃO

- Sem disciplina, não poderemos jamais agradar ao que nos arregimentou para o seu exército. Adoremos, pois, a Deus. Leiamos a Bíblia. Oremos. E exerçamos a mordomia de nossos corpos, haveres e tempo. Somente assim haveremos de exaltar a Cristo em nosso ser. Os heróis da fé “não fruíram logo os seus troféus”, conforme cantamos em nossos cultos de oração. Antes, lutaram de forma denodada e fidelíssima, até que o Senhor fosse plenamente glorificado em seus corpos. Quando lemos o capítulo 11 de Hebreus, fascinamo-nos, de imediato, por aqueles homens e mulheres que, na marcha para os céus, operaram o impossível. O segredo? A disciplina da piedade. Sejamos disciplinados em tudo; dominemo-nos em todas as coisas.

Bibliografia

- Bíblia de Estudo Gesiel Gomes

- Bíblia Cronológica

- Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa

- Apontamentos Teológicos do autor

- Disciplina grade ctec vida cristã - Antropologia Bíblica

- (HUGHES, R. K. Disciplinas do homem cristão. 3.ed., RJ: CPAD, 2004, p.6).

- Lições Bíblicas CPAD - Jovens e Adultos - 2º Trimestre de 2008 - Título: As Disciplinas da Vida Cristã — Trabalhando em busca de perfeição - Comentarista: Claudionor de Andrade - Lição 1: As disciplinas da vida cristã - Data: 06 de Abril de 2008

- Comentário: Pastor Josaphat Batista – Pr. Presidente da Assembleia de Deus em Mundo Novo-Ba. Pós-graduado em Docência do Ensino Superior - Bacharel em Teologia convalidado pelo MEC – Pós-Graduando em História, Membro da academia Pré-Militar (ACPMB) – Pós-Graduando Ciências da Religião (Famart) – Juiz de Paz (CONAJ), Graduando História (Facuminas), Formação da Alfabetização da Língua Grega (Koiné), DIRETOR do CTEC VIDA CRISTÃ (Centro Teológico de Educação e Cultura), Autor do livro 1000 Esboços Bíblico para Sermões – Autor da Revista de Estudo Bíblico acerca de João Batista – Autor da Revista acerca de Absalão, Autor do Livro Evidências Reais do Apocalípse - Autor do Livro Escatologia Bíblica Panorâmica, Conferencista, Seminaristas, Escritor e fundador dos Congressos EBD no Campo de Camaçari-Ba. - Aproveite e estude cursos gratuitos no CTECVIDACRISTA.COM e comentários anteriores das Lições Bíblicas EBD. Ver outros comentários (anteriores) do trimestre em vigor no Site: www.portalebd.org

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. JOSAPHAT BATISTA