ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2025
Adultos - CORPO, ALMA E ESPÍRITO: A restauração integral do ser humano para chegar à estatura completa de Cristo
COMENTARISTA: Silas Queiroz
COMENTÁRIO: Pr. Caramuru Afonso Francisco

LIÇÃO Nº 10 - ESPÍRITO – O ÂMAGO DA VIDA HUMANA
O espírito do homem é o canal de comunicação entre o homem e seu Criador.
INTRODUÇÃO
- Na continuidade do estudo da doutrina do homem, analisaremos a terceira parte do homem: o espírito.
- O espírito do homem é o elemento que o torna totalmente diferente dos demais seres criados na Terra e o faz manter um relacionamento com o seu Criador.
I – O QUE É O ESPÍRITO HUMANO
- Na continuidade do estudo da doutrina bíblica do homem, analisaremos a terceira parte do ser humano, o espírito, que é a parte mais importante do homem (I Ts.5:23), embora tenha sido a última a ser criada (Gn.2:7).
- O homem é um ser tricotômico, ou seja, formado de três partes, a saber: corpo, alma e espírito.
- O homem, ao contrário dos demais seres criados na Terra, é dotado de uma parte imaterial, que a Bíblia denomina, algumas vezes, de "homem interior" (Ef.3:16), o "fôlego de vida" soprado por Deus no nariz do primeiro ser humano, pelo qual ele se tornou " alma vivente" (Gn.2:7).
- O homem interior, como nos ensina a Palavra de Deus, é formado, por sua vez, de duas partes, que são inseparáveis, mas que são distintas e têm atividades e funções diferentes, a saber: alma e espírito.
- Esta diferença entre estas partes está presente em textos como Hb.4:12 e I Ts.5:23, que nos informam que são distintos, embora, repitamos, jamais se tenha qualquer referência bíblica que indique que, em algum momento, eles serão separados.
- A palavra "espírito", na Bíblia, tem vários significados, assim como "alma". A palavra hebraica para espírito ("ruach" - רוּחַ) pode ser traduzido como "soprar, sopro", como no Sl.18:15, parte final ("…pela Tua repreensão, Senhor, ao soprar das Tuas narinas") ou "vento", como em Gn.8:1 ("…e Deus fez passar um vento sobre a terra…").
- É, também, com estes significados que encontramos, às vezes, a palavra grega "pneuma" (πνεῦμα), como em II Ts. 2:8, ("…a quem o Senhor desfará pelo assopro da Sua boca…") e em Jo.3:8 (" O vento assopra onde quer…").
- A palavra " espírito", a exemplo do que ocorre, também, com a palavra " alma", pode significar, em algumas passagens bíblicas, "vida" ou "respiração", como, por exemplo, em Gn.6:17 ("…para desfazer toda carne em que há espírito de vida debaixo dos céus…"), no Sl.146:4 (" Sai-lhes o espírito, e eles tornam-se em sua terra…").
- Algumas vezes, a palavra "espírito" é utilizada com o significado de "homem interior", ou seja, refere-se à parte imaterial do homem, o que inclui tanto a alma quanto o espírito. É o que vemos em Nm.16:22 ("…Ó Deus, Deus dos espíritos de toda a carne…"), em Jó 14:10 ("…rendendo o homem o espírito, então onde está?"), em Ec.12:7 ("…e o espírito volte a Deus, que o deu…") e em Hb.12:23 ("…e aos espíritos dos justos aperfeiçoados…").
- A palavra "espírito" também designa, em algumas passagens bíblicas, os outros "seres espirituais", ou seja, os seres que não têm corpos físicos, os seres primitivamente celestiais, cuja semelhança com o homem está, exatamente, em que, a exemplo do homem, também são dotados de espíritos, embora, ao contrário dos homens, não tenham corpos físicos.
- É neste sentido que é dito que Deus é Espírito (Jo.4:24), que os anjos são espíritos ministradores (Hb.1:14), bem como que o nosso adversário e seus anjos são espíritos (Jó 4:15, Lc.4:36).
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. CARAMURU AFONSO FRANCISCO