ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SANTANA DE PARNAÍBA/SP - ÁREA 58
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2025
Adultos - CORPO, ALMA E ESPÍRITO: A restauração integral do ser humano para chegar à estatura completa de Cristo
COMENTARISTA: Silas Queiroz
COMPLEMENTOS, ILUSTRAÇÕES E VÍDEOS: PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

LIÇÃO Nº 9 – A VONTADE - O QUE MOVE O SER HUMANO
...
SUBSÍDIOS EXTRAS PARA A LIÇÃO – LIVROS E REVISTAS ANTIGAS O QUE É ANDAR NO ESPÍRITO?
"Andar no espírito" significa viver em comunhão e submissão ao Espírito Santo, permitindo que Ele guie as decisões, pensamentos e atitudes diárias. É viver de acordo com a vontade de Deus, o que se manifesta através de um comportamento que demonstra o fruto do Espírito, como amor, alegria, paz e paciência, além de resistir às tentações da carne e viver uma vida alinhada com o caráter de Cristo.
• Submissão à orientação divina:
Andar no espírito é seguir a direção do Espírito Santo em todas as áreas da vida, confiando em Sua orientação em vez de depender apenas da própria vontade ou das circunstâncias.
• Transformação interior:
É permitir que o Espírito Santo molde o caráter, tornando a pessoa mais parecida com Cristo. Essa transformação ocorre no nível mais profundo, alinhando desejos e pensamentos à vontade de Deus.
• Vitória sobre o pecado:
O Espírito Santo capacita o cristão a vencer os desejos da carne e as tentações, fortalecendo-o para viver uma vida de vitória sobre o pecado.
• Comportamento cristão:
A expressão prática de "andar no espírito" é o modo de vida que demonstra o fruto do Espírito (amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio).
• Relacionamento prático:
Não se trata apenas de um estado emocional, mas de uma prática diária de se alinhar com o Espírito Santo. Isso inclui estar em constante comunicação com Deus, orar sem cessar e dar graças em tudo.
TENTADO NA MENTE
Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados. Hebreus 2:18
Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Hebreus 4:15
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA