Lição 12 - O caráter missionário da Igreja de Jerusalém II

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SANTANA DE PARNAÍBA/SP - ÁREA 58

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2025

Adultos - A IGREJA EM JERUSALÉM: Doutrina, comunhão e fé: a base para o crescimento da Igreja em meio às perseguições

COMENTARISTA: José Gonçalves

COMPLEMENTOS, ILUSTRAÇÕES E VÍDEOS: PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

LIÇÃO Nº 12 – O CARÁTER MISSIONÁRIO DA IGREJA DE JERUSALÉM

...

SUBSÍDIOS EXTRAS PARA A LIÇÃO – LIÇÕES ANTIGAS E LIVROS I – UMA IGREJA COM CONSCIÊNCIA MISSIONÁRIA

A igreja de Jerusalém tinha consciência missionária, impulsionada pelo poder do Espírito Santo, e demonstrou um impulso irresistível para testemunhar o evangelho, que resultou num crescimento exponencial, tal como um "tsunami", cumprindo a Grande Comissão. A igreja primitiva, com as suas características de fé, comunhão e orações, foi um modelo de igreja com um fervor missionário que espalhou o evangelho para além de Jerusalém. A igreja de Antioquia é frequentemente citada como a primeira agência missionária fora de Jerusalém.

Características da consciência missionária da Igreja de Jerusalém:

• Poder do Espírito Santo:

A igreja foi revestida de poder pelo Espírito Santo, o que a capacitou a realizar a Grande Comissão e a pregar o evangelho com fervor e irresistibilidade.

• Crescimento exponencial:

A igreja experimentou um crescimento numérico e espiritual avassalador, que foi comparado à força de um tsunami, demonstrando a sua capacidade de espalhar a mensagem cristã, logo em seus primeiros dias, quase três mil conversões (Dia de Pentecostes) e logo em seguida mais cinco mil (Porta Formosa).

• Fidelidade à Palavra:

A igreja perseverou na doutrina dos apóstolos e na proclamação do evangelho, o que fundamentou a sua fé e o seu compromisso com a missão.

• Comunhão e adoração:

O fervor da igreja refletia-se na comunhão entre os irmãos, no partir do pão e nas orações, mostrando uma igreja unida e focada na missão, evangelização e na adoração a Deus.

• Modelo de igreja primitiva:

A igreja de Jerusalém é apresentada como um modelo de igreja relevante, acolhedora e adoradora, que se reunia para proclamar o evangelho e espalhar a mensagem de Jesus Cristo.

A igreja como uma força missionária:

• A igreja primitiva, iniciada em Jerusalém, rapidamente se espalhou para outros lugares, com os apóstolos a transmitirem os ensinamentos de JESUS e os perseguidos que fugiram da cidade se tornaram evangelistas eficientes (Filipe (At 8.5) em Samaria, e irmãos de Chipre e Cirene, em Antioquia (At 11.19).

• O impulso de testemunhar foi irresistível, pois os membros estavam convencidos de que deviam pregar o evangelho ao mundo, levando indivíduos do mundo (reino de Satanás, trevas) para a igreja (reino de DEUS, luz). • A igreja multiplicadora é uma igreja obediente e sintonizada com a vontade de Deus, e é por meio do estudo de missões que se desenvolve uma consciência missionária para a proclamação do evangelho e o discipulado cristão.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA