Lição 11 - A Salvação não é obra humana I

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2025

Adultos - EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ – Combatendo as antigas heresias que se apresentam com nova aparência

COMENTARISTA: Esequias Soares da Silva

COMENTÁRIO: Pr. Caramuru Afonso Francisco

LIÇÃO Nº 11 – A SALVAÇÃO NÃO É OBRA HUMANA

Demonstrando o Seu amor para com a humanidade, Deus providenciou o meio pelo qual o homem poderia voltar a ter comunhão com seu Criador.

INTRODUÇÃO

- Na sequência do estudo da Apologética Cristã, analisaremos hoje a doutrina da salvação.

- A fé cristã mostra claramente que a salvação é obra divina, não depende dos méritos humanos.

I – A SALVAÇÃO TEM ORIGEM DIVINA

- O homem, ao se envolver com o pecado, entrou em um verdadeiro “beco sem saída”. Ao pecar, tornou-se servo do pecado (Jo.8:34), dominado totalmente por ele (Gn.4:7), sem condição alguma de modificar esta situação.

- Entretanto, a história não terminou com esta tragédia. Bem ao contrário, a Bíblia Sagrada nos ensina que, mesmo antes da fundação do mundo, dentro de Sua presciência, Deus já havia elaborado um plano para retirar o homem desta situação tão delicada (Ef.1:4; Ap.13:8).

- Este plano, já existente mesmo antes da criação do mundo, foi revelado ao homem no dia mesmo de sua queda, quando o Senhor anunciou que haveria de surgir alguém da semente da mulher que esmagaria a cabeça da serpente e tornaria a criar inimizade entre o homem e o mal e, consequentemente, amizade, comunhão entre Deus e o homem (Gn.3:15).

- Vemos, pois, claramente, que a salvação é algo que tem sua origem em Deus, que o homem não poderia, por si só, alcançar meios para restaurar a sua comunhão original com o seu Criador. Deus, pelo Seu grande amor, providenciou um plano para trazer o homem de volta ao convívio com Ele.

- Este plano de Deus para a salvação do homem, revelado à humanidade no momento mesmo da aplicação da penalidade pela prática do pecado, foi sendo executado desde então.

- O primeiro gesto deste plano foi a proibição de o homem ter acesso à árvore da vida por causa do pecado (Gn.3:22), acompanhado da expulsão do Éden (Gn.3:23). Com estas medidas, Deus impediu que o homem, a exemplo dos anjos pecadores, vivesse numa dimensão eterna, condenado à inevitável e sempiterna separação de Deus, possibilitando ao homem que, mediante o arrependimento enquanto estivesse na dimensão terrena, pudesse desfrutar de uma eternidade com o Senhor.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

 COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. CARAMURU AFONSO FRANCISCO

1T2025 - Esboço da Lição 11 - A Salvação não é obra humana - Pr Caramuru Afonso Francisco.pdf
Filename: 1T2025 - Esboço da Lição 11 - A Salvação não é obra humana - Pr Caramuru Afonso Francisco.pdf
Size: 265.3 KB
1T2025 - Slides da Lição 11 - A Salvação não é obra humana - Pr Caramuru Afonso Francisco.pdf
Filename: 1T2025 - Slides da Lição 11 - A Salvação não é obra humana - Pr Caramuru Afonso Francisco.pdf
Size: 746.15 KB