ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2025
Adultos - EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ – Combatendo as antigas heresias que se apresentam com nova aparência
COMENTARISTA: Esequias Soares da Silva
COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS
LIÇÃO Nº 9 – QUEM É O ESPÍRITO SANTO
Texto: João 14.16,17,26; 16.7-14.
Introdução: É necessário primeiro conhecer a verdadeira identidade do Espírito Santo, à luz da Bíblia, para então poder defendê-la
I. O CONSOLADOR
1. O outro Consolador (Jo 14.16).
1.1. Jesus continua cuidando da Igreja através do Espírito Santo
a. Alguém como Jesus, que teria o mesmo poder para preservar o seu povo
b. ‘Outro’ (Gr: allos) = outro ‘da mesma natureza, espécie, qualidade’
1.2. Testemunhas de Jeová afirmam ser o Espírito Santo uma força ativa, impessoal
a. A palavra ‘outro’ não seria ‘allos’ mas, heteros (“outro do usual, diferente”)
b. O Dicionário Vine afirma:
. “O termo allos expressa uma diferença numérica e denota ‘outro do mesmo tipo’;
. O termo heteros expressa uma diferença qualitativa e denota ‘outro de tipo diferente’
c. Cristo prometeu enviar ‘outro Consolador’ - allos, ‘outro como Ele’, não heteros (Jo 14.16)”
2. O Paracleto (Jo 16.7)
2.1. O termo se refere ao Espírito Santo
a. Os dicionários da língua portuguesa afirmam que se trata de uma pessoa que defende e protege alguém.
2.2. O termo grego paraklētos vem da preposição pará, “ao lado de, próximo”, e do verbo kaléō, “chamar, convocar”: de modo que essa palavra significa “defensor, advogado, intercessor, auxiliador, ajudador”.
a. Paracleto, então, é o Consolador
2.3. O Consolador é enviado pelo Pai em nome de Jesus (Jo 15.26)
a. Ele ensina os discípulos
b. Ele faz lembrar de tudo o que o Filho ensinou
c. Ele ajuda para testificar de Jesus
3. Seu uso no Novo Testamento
3.1. Paracleto: Aparece no Novo Testamento referindo ao Espírito Santo (Jo 14.16,26;15.26;16.7)
3.2. Além dEle, o nome é aplicado ao Senhor Jesus e traduzido por “Advogado” (1Jo 2.1)
II. SUA DEIDADE, ATRIBUTOS E OBRAS
1. Sua deidade
1.1. Os nomes Deus e Espírito Santo aparecem sempre de forma alternada, tanto no Antigo Testamento como no Novo.
1.2. Tanto o Espírito de Javé e Javé, ou seja, o Espírito do Senhor e o Senhor são nomes divinos usados alternadamente
a. O Espírito Santo é Javé na vida de Sansão (Jz 15.14)
b. Depois aparece como ‘O Senhor’ (Jz 16.20)
c. Fica claro, no Antigo Testamento, que o Espírito Santo é o próprio Deus
d. Esse tipo de linguagem na Bíblia mostra que Ele é Javé
. Compare Êxodo 17.7 com Hebreus 3.7-9; Deus de Israel (2Sm 23.2,3)
. Essa forma de apresentação é frequente na Bíblia (At 5.3,4; 1Co 3.16; 2Co 3.16-18)
2. Seus atributos
2.1. A divindade do Espírito Santo é revelada nos seus atributos divinos, como acontece com o Senhor Jesus Cristo.
a. Ele é onipotente (Rm 15.19),
. Ele é a fonte de poder e milagres (Mt 12.28; At 2.4; 1Co 12.9-11)
b. A onipresença é outro atributo incomunicável de Deus presente na Terceira Pessoa da Trindade, o que mostra ser Ele onipresente (Sl 139.7-10).
c. Ele é onisciente
. Ele conhece todas as coisas, até as profundezas de Deus (1Co 2.10,11)
. Ele conhece o coração dos seres humanos (Ez 11.5; At 53-9; Rm 8.26,27)
. Ele é conhecedor do futuro (Lc 2.26; Jo 16.13; At 20.23)
d. Possui o atributo da eternidade, pois é chamado de “Espírito eterno” (Hb 9.14).
3. Suas obras
3.1. São inúmeras as obras de Deus efetuadas pelo Espírito Santo
a. Ele gerou Jesus Cristo (Lc 1.35)
b. Ele dá a vida eterna (Gl 6.8)
c. Ele guia o seu povo (Sl 143.10; Is 63.14; Rm 8.14; Gl 5.18)
d. Ele é o Senhor da Igreja (At 20.28)
e. Ele é o santificador dos fiéis (Rm 15.16; 1Pe 1.2)
f. O Espírito habita nos crentes (Jo 14.17; Rm 8.11; 1Co 3.16)
g. Ele é o autor do Novo Nascimento (Jo 3.5,6; Tt 3.5)
h. Ele dá vida (Ez 37.14; Rm 8.11-13)
i. Ele é o distribuidor dos dons espirituais (1Co 12.7-11)
3.2. Essas obras são exclusivas de Deus, realizadas pelo Pai, Filho e o Espírito Santo
3.3. Essas obras divinas evidenciam que o Espírito Santo é Deus igual ao Pai
III. HERESIAS ANTIGAS E NOVAS
1. As primeiras heresias
1.1. Não havia consenso sobre o Espírito Santo no Oriente nas primeiras décadas depois do Concílio de Niceia. Havia diversas interpretações:
a. Os arianistas
. Ário considerava também o Espírito Santo como criatura
. Eunômio, um dos arianistas mais radicais, considerava o Espírito Santo como a mais nobre das criaturas produzidas pelo Filho a pedido do Pai, dizia que “o Filho é o criador do Espírito”.
b. Tropicianos
. Eram uma seita do Egito, cujo nome vem de tropos, “figura”.
. Atanásio assim o denominou por causa da exegese figurada deles, diziam ser o Espírito Santo um anjo e uma criatura
c. Pneumatomacianos
. Surgiram depois dos tropicianos.
. O termo pneumatomachoi vem de pneuma, “espírito”, e machomai, “falar mal, contra”, eram os “opositores do Espírito”.
. Eustáquio de Sebaste (300-380) foi o principal defensor dessa heresia, o movimento negava a divindade do Espírito Santo
2. As heresias na atualidade
2.1. O grupo religioso das Testemunhas de Jeová é seguidor da antiga linha teológica dos arianistas.
a. Seus líderes negam a divindade e a personalidade do Espírito Santo
b. Em sua literatura, grafam seu nome com letras minúsculas
c. Na Tradução do Novo Mundo (TNM):
. Substitui o “Espírito de Deus” por “força ativa de Deus” (Gn 1.2)
. Usa a expressão: “e todos ficaram cheios de espírito santo” (At 2.4)
. A expressão hebraica rûach ’ĕlōhîm, “Espírito de Deus”, aparece 11 vezes no Antigo Testamento
. Nessa passagem é traduzida na TNM por “força ativa de Deus”.
3. O Espírito Santo em outras religiões
3.1. Em algumas religiões no Oriente, a noção sobre o Espírito Santo é confusa, mas se aproxima do pensamento antigo desses heresiarcas, “de modo que nada há novo debaixo do sol” (Ec 1.9)
3.2. Uma crença estranha
a. Os intelectuais da religião islâmica, por exemplo, se apegam às palavras do Alcorão atribuídas a Jesus: “sou para vós o Mensageiro de Allah, para confirmar a Tora, que havia antes de mim, e anunciar um Mensageiro, que virá depois de mim, cujo nome é Ahmad” (61.6).
b. Eles interpretam essa passagem corânica como cumprimento da promessa que Jesus fez sobre a vinda do Consolador, do Paracleto
c. Eles confundem a palavra grega periklytós, “renomado ao redor, ilustre”, com paraklētos (Jo 14.16,26; 15.26; 16.7).
d. Concluem, equivocamente, que Maomé é o Consolador prometido por Jesus
e. Convém lembrar que periklytós não é uma palavra bíblica, não aparece em lugar algum da Bíblia Sagrada, nem no Novo Testamento grego e nem na Septuaginta
3.3. Resposta bíblica
a. Jesus disse que o Consolador é o próprio Espírito Santo (Jo 14.26).
b. A promessa do Senhor Jesus é “para que fique convosco para sempre” (Jo 14.16).
. Trata-se de um ser que não morre, mas sim que vive para sempre, pelos séculos dos séculos.
. O Espírito Santo habita no cristão (Jo 14.17)
c. O Espírito Santo testifica de Cristo (Jo 15.26)
Conclusão: Vimos que a deidade e a personalidade do Espírito Santo estão presentes em toda a Bíblia de maneira abundante e tem sido crença da Igreja desde o princípio, por isso a relevância da defesa dessa doutrina. O Consolador é enviado pelo Pai, em nome de Jesus, para ensinar os discípulos e fazer lembrar de tudo o que o Filho ensinou e para testificar dEle. Não é possível uma força ativa e impessoal ser enviada em nome de alguém tendo tais atributos.
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