Lição 5 - Vamos conhecer a carta de Tiago I

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2023

Adolescentes: : GRANDES CARTAS PARA NÓS

COMENTARISTA: RAFAEL LUZ

COMENTÁRIO: PROF.ª JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 5 – VAMOS CONHECER A CARTA DE TIAGO

Para refletir

“E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.” (Tg 1.22 - ACF).

Mas sede cumpridores da palavra (Mt 7.21,24) – Somos, então, cumpridores da palavra quando, iluminados por suas doutrinas, maravilhados e encorajados por suas promessas e nós, com a ajuda da graça divina, amamos e obedecemos a seus preceitos, tanto aqueles que ordenam o arrependimento para com Deus e fé em nosso Senhor Jesus Cristo, como termos necessários a serem cumpridos para nossa justificação e regeneração, e aqueles mandamentos subseqüentes que mostram como aqueles que já são justificados e nascidos do alto devem andar para agradar a Deus, e salvar suas almas.

E não apenas ouvintes – Não se contentando com a mera audição, ou mesmo com a compreensão e a crença no que ouvem, sem reduzi-lo à prática; enganando a si mesmos, como se fosse suficiente conhecer a vontade de seu Mestre sem fazê-lo.

Alguns supõem que nessas palavras o apóstolo se refere principalmente aos judeus, cuja doutrina era:

1. que ser a semente de Abraão era suficiente para obter para eles o favor de Deus e protegê-los contra seus julgamentos;

2. que a circuncisão lhes proporcionou aceitação com Deus;

3. que todos os israelitas tinham uma porção no mundo vindouro;

4. que ser empregado em ouvir e estudar a lei era por si só suficiente.

Mas parece mais provável que o apóstolo Tiago dê essa cautela com uma referência aos gnósticos e outros antinomianos que estavam se infiltrando rapidamente na igreja; e eram apenas ouvintes, nem mesmo considerando a palavra que ouviam e, portanto, não a compreendendo; e especialmente não experimentando seu poder de regenerá-los e salvá-los da culpa e do poder de seus pecados e restaurá-los à imagem divina. As palavras παραλογιζομενοι εαυτους, traduzidas, enganando a si mesmos, significam adequadamente, impondo-se a si mesmos por raciocínios sofísticos; uma expressão aqui usada com grande propriedade e muito aplicável a todos os professores do cristianismo que abusam das doutrinas da graça para fins antinomianos e anulam a lei moral por meio de uma pretensão de fé.

 

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª Jaciara da Silva 

Esboço da Lição 5 - Vamos conhecer a carta de Tiago - Profª Jaciara da Silva.pdf
Filename: Esboço da Lição 5 - Vamos conhecer a carta de Tiago - Profª Jaciara da Silva.pdf
Size: 256.07 KB