ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2025
Adolescentes: : A HISTÓRIA DO POVO ESCOLHIDO
COMENTARISTA: THIAGO PANZARIELLO
COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO
LIÇÃO Nº 6 – SAMUEL: JUIZ, PROFETA E SACERDOTE
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Samuel: Juiz, Profeta e sacerdote, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Para ilustrar e contextualizar o item II(O chamado de Samuel), apliquem a dinâmica “Samuel! Samuel!”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Samuel! Samuel!
Objetivo: Contextualizar o chamado de Samuel com a vida dos alunos.
Material:
Não é necessário
Procedimento:
– Após o relato da história de Samuel quando foi chamado por Deus, escolham um aluno da classe para representar o personagem Samuel.
– Orientem para que ele fique de costas para os colegas e um pouco longe deles.
Peçam para que um aluno chame: Samuel, Samuel! O aluno “Samuel” escuta e procura reconhecer de quem é a voz.
Este procedimento deve ocorrer com pelo menos uns 03 alunos chamando Samuel, depois vocês trocam o aluno “Samuel” também.
– Quando o aluno “Samuel” reconhecer a voz deve falar: Fala, fulano(nome do colega) que eu te escuto.
Se ele não reconhecer a voz, outro aluno deve chamá-lo.
– Depois, conversem com os alunos sobre:
O que estão escutando?
Obedecem a estas vozes?
De quem são estas vozes, merecem ser atendidas e obedecidas?
De que forma estão atendendo seus pais quando eles lhes chamam?
– Falem: O menino Samuel quando foi chamado pela primeira vez por Deus pensou que fosse o sacerdote Eli e prontamente foi saber o que ele queria. Demonstrando obediência e que estava atento. Assim também, vocês devem observar se podem ou não atender aos chamados, conforme o ensinamento bíblico.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2023/01/adolescentes-curriculo-20222023-genesis.html Acesso em 03 de Mai de 2023.