ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2024
Adolescentes: : Como viver no mundo à luz da Bíblia
COMENTARISTA: JÁDER CRUZ
COMENTÁRIO: PROF.ª JACIARA DA SILVA
LIÇÃO Nº 4 – APRENDENDO A FAZER ESCOLHAS
Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a: compreender o que é livre arbítrio e a responsabilidade e conseqüências que teremos dependendo de nossas escolhas.
Para refletir
“Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.” (Js 24.15 - ACF).
Parece mal – injusto, irracional ou inconveniente. Escolha você
Josué em suas palavras faz uma poderosa insinuação, o que implica que a adoração a Deus é tão altamente razoável, necessária e benéfica, e o serviço de ídolos tão absurdo, vão e pernicioso, que se fosse deixado livre para todos os homens escolha, todo homem em seu juízo perfeito deve escolher o serviço de Deus antes do serviço dos ídolos.
E ele os provoca a se ligarem mais rapidamente a Deus por sua própria escolha.
Serviremos ao Senhor – Mas saiba disso, se todos vocês forem tão básicos e brutais a ponto de preferir ídolos sem sentido e impotentes diante do Deus verdadeiro e vivo, é meu firme propósito que eu o farei, e meus filhos e servos (até onde como posso influenciá-los) serão constantes e fiéis ao SENHOR. E isso, o que quer que os outros façam. Aqueles que decidem servir a Deus não devem começar a ser singulares Nele. Aqueles que estão destinados ao céu devem estar dispostos a nadar contra a corrente e devem fazer, não como a maioria, mas como os melhores fazem, para retornar ao patamar antes da queda no Éden.
Texto Bíblico em estudo: Rm 2.6-8; Gl 6.7
Livre arbitro, um presente de Deus
Deus nos dignifica por nos dar livre-arbítrio, a capacidade de tomarmos decisões por conta própria. Portanto, nossa vida não é controlada por Deus ou pelo destino. Veja o que a Bíblia ensina.
• Deus criou os humanos à sua imagem (Gn 1.26). Ao contrário dos animais, que basicamente agem por instinto, nós somos um reflexo de nosso Criador no sentido de que somos capazes de demonstrar qualidades como amor e justiça. E, assim como ele, nós temos livre-arbítrio. Ou seja, temo a capacidade de pensar, refletir e escolher.
• Nosso futuro depende, em grande parte, de nossas escolhas. A Bíblia nos incentiva a ‘escolher a vida por escutar a voz de Deus’, ou seja, por escolher obedecer aos seus mandamentos. (Dt 30.19, 20) Essa oferta não faria sentido, ou até mesmo seria cruel, se nós não tivéssemos livre-arbítrio. Em vez de nos obrigar a fazer o que ele diz, Deus nos faz o comovente apelo: “Oh! se tão somente prestasses realmente atenção aos meus mandamentos! A tua paz se tornaria então como um rio.” (Is 48.18).
• Não é o destino ou o acaso que determina se o que fazemos vai dar certo ou não. Para sermos bem-sucedidos em qualquer coisa, precisamos nos esforçar. “Tudo o que a tua mão achar para fazer”, diz a Bíblia, “faze-o com o próprio poder que tens”. (Ec 9.10) Ela também diz: “Os planos do diligente seguramente resultam em vantagem.” (Pv 21.5). O livre-arbítrio é um presente valioso de Deus, porque nos permite escolher amá-lo de ‘todo o coração’ (Mateus 22.37).
Somos responsáveis por nossas escolhas
O livre-arbítrio faz da vida na Terra um período de testes. Quando a escolha é viver de acordo com o plano de Deus, fortalecemos nosso livre-arbítrio. Escolhas certas aumentam nossa capacidade de fazer mais escolhas certas.
Ao obedecermos a cada um dos direcionamentos contidos na Sagrada Escritura,, aumentamos nossa sabedoria e firmeza de caráter. Nossa fé também aumenta. Achamos mais fácil fazer escolhas certas. Deus deseja que desenvolvamos nossa fé, nossa força, nosso conhecimento, nossa sabedoria e todas as outras coisas boas. Se guardarmos Seus mandamentos e fizermos escolhas certas, aprenderemos, teremos entendimento e nos tornaremos semelhantes a Ele.
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª Jaciara da Silva