Lição 2 - Compreendendo o que é amor próprio II

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2022

Adolescentes: : Como viver no mundo à luz da Bíblia

COMENTARISTA: JÁDER CRUZ

COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO

LIÇÃO Nº 2 – COMPREENDENDO O QUE É AMOR PRÓPRIO

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Compreendendo o que é amor-próprio, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Para iniciar o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Autoestima”.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 Dinâmica: Autoestima

Objetivos:

Refletir sobre o que pode causar a autoestima baixa e as ações para minimizá-la.

Iniciar o estudo sobre autoestima.

Material:

01 mochila

Objetos pesados que caibam dentro da mochila

Nomes digitados(ver no procedimento)

01 quadro branco ou 01 cartolina

01 tubo de cola

Procedimento:

Dias antes da aula:

- Digitem as expressões abaixo, separem cada uma e coloquem dentro da mochila: traumas pessoais, más influências das mídias sociais, busca por aprovação e aceitação constante, padrão de beleza ideal, Bullying, medo de rejeição, pouco valor de si mesmo, ansiedade, auto crítica exagerada, palavras negativas das pessoas ao seu redor.

- Digitem os versículos abaixo e coloquem dentro de um bolso da mochila:

“E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”(Mateus 22:37-39).

Na aula:

- Organizem os alunos em círculo.

- Perguntem para os alunos o que eles entendem sobre autoestima ou amor-próprio.

Aguardem as respostas.

Espera-se que eles falem que se refere a gostar de si mesmo, valorizando quem ele é.

De acordo com o dicionário: “Autoestima é a qualidade de quem se valoriza, está satisfeito com seu modo de ser, com sua forma de pensar ou com sua aparência física, expressando confiança em suas ações e opiniões” (Dicionário online).

- Coloquem no meio do círculo uma mochila organizada conforme a orientação já mencionada acima.

- Depois, solicitem para que um aluno pegue a mochila, coloque-a nas costas e ande dentro do círculo, pelo menos duas vezes. Com certeza ele terá dificuldade em conduzi-la devido ao peso e o incômodo em carregá-la.

- Depois, falem: O que significa andar em círculo?

Significa que a pessoa não encontra saída para a situação que está lhe perturbando.

- Perguntem: O que pode ter dentro desta mochila?

Então, abram a mochila diante de todos e retirem os objetos pesados e os papéis com as expressões que se referem a autoestima baixa.

Leiam cada uma e coloquem em local visível, como em um quadro branco ou cartolina.

Durante a aula, comentem sobre cada expressão. Observem o que os alunos têm a dizer sobre o tema e a reação deles diante disto.

- Para finalizar, enfatizem a importância de gostar de si próprio, descartando ou minimizando ações e sentimentos negativos, deixando o fardo leve, como está a mochila agora(apontar para a mochila vazia).

- Falem: Mas, o que será que tem dentro deste bolso da mochila?

Então, pequem um papel com o versículo abaixo e leiam os versículos de Mateus 22. 37 a 39.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2022/01/adolescentescurriculo-2022-historia-da_24.html Acesso em 04 Out 2022